Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 13 - O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

 

LIÇÃO 13 - O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

Texto Áureo: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.8)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 13.1-4

Introdução: Em primeiro lugar precisamos entender que o poder de Deus que age na Igreja é operado pelo Espírito Santo. Qualquer crente para receber esse poder só o terá quando for batizado com o Espírito Santo. Sem esse poder, nós como igreja organismo seriamos incapazes de cumprir os propósitos divinos, tais como; evangelizar, discipular e servir ao corpo de Cristo na sua diversidade de funções através dos dons espirituais. Especificamente, o Espírito Santo operou em Jesus para que Ele como homem pudesse exercer a sua missão terrena até a Cruz e, coletivamente, o Espírito opera com poder em cada cristão a fim de dar continuidade a missão de Cristo na pregação do evangelho a toda criatura. A promessa da vinda do Espírito Santo foi dada por Cristo, o qual distribuiu esse poder para que os discípulos fossem suas testemunhas, tanto em Jerusalém, Judéia, Samaria e aos confins da terra. A promessa cumpriu-se no dia do Pentecoste quando o Espírito Santo desceu sobre os cento e vinte discípulos que estavam orando no cenáculo conforme Jesus ordenou. Sem esse poder derramado e que continuaria sendo derramado pelos tempos, a igreja não subsistiria, pois esse poder é que nos dá condições de enfrentar e sobrepujar o poder de Satanás e seus demônios. Quem evangeliza precisa estar revestido desse poder para não fracassar, pois através desse poder é que vem a ousadia para pregar o Evangelho e a convicção da verdade divina. É o Espírito que usando o cristão como seu instrumento, da condição a quem prega a fim de convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Como nosso mentor, o Espírito Santo nos guia na compreensão da palavra de Deus e age no nosso processo de santificação, como também concede os dons espirituais necessários para a cura, a profecia, o ensino, para servirmos ao Reino de Deus. Sem esse poder a igreja seria apenas uma organização humana sem qualquer influência dentro dos propósitos ordenados por Jesus. Esse poder só se manifesta naqueles que buscam o batismo com o Espírito Santo, ocasião em que o crente passa a ter algo mais, que é autoridade dentro do contexto de reino espiritual.

1.  A MISSÃO DA IGREJA EXIGE HOMENS CHEIOS DO PODER DE DEUS.

1 – Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Temos aqui cinco homens dotados do poder de Deus que ocupavam lideranças na igreja de Antioquia. Barnabé, um levita natural de Chipre, um homem generoso e cheio de fé, que com Paulo desempenhou papel importante tanto na fundação da igreja de Antioquia, como na evangelização dos gentios. Simeão, também chamado Niger, que significa “negro” em latim. Não temos informação precisa sobre suas realizações, mas pelo fato de estar nesta lista indica a sua importância no meio deles. Lúcio, cireneu, natural de Cirene, na Líbia, era um dos primeiros convertidos ao cristianismo, tendo também acompanhado o apóstolo Paulo em algumas viagens. Manaém, foi criado de Herodes Antipas e, com sua posição social, tinha influências e prestígio, o que era útil para a igreja. Saulo, que passou a ser Paulo, que tinha o passado como fariseu antes da sua conversão a Cristo na estrada de Damasco, o qual se tornou o maior apóstolo missionário da história da Igreja. Esses homens eram ungidos por Deus cheios do poder, com profetas e doutores, para pregar a palavra para principalmente ao povo gentio e instruí-los na fé.

2. QUEM É REVESTIDO DE PODER PODE REALIZAR GRANDES FEITOS.   

2 – E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 – Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Estavam ali na igreja de Antioquia servindo ao Senhor e jejuando, quando houve uma manifestação do Espírito Santo usando um dos profetas para a separação de Saulo e Barnabé, para dar início a obra missionária. Tanto Saulo como Barnabé, não se adiantaram em seguir para a obra missionária, pois como homens de Deus, souberam aguardar a ordem do Espírito, para, a partir daí, saírem para a evangelização dos povos. Enquanto aguardavam a separação, eles ficaram se preparando para a tarefa que Deus havia lhes comissionado. A igreja de Antioquia é tida como um celeiro de preparação de missionários, onde pessoas comuns eram preparadas para realizar grandes feitos no campo missionário. Vemos aqui o cuidado divino com a preparação desses missionários que se tornaram líderes ungidos e cheios do Espírito Santo para a saúde e crescimento da igreja.

3. O INÍCIO DA CAMPANHA MISSIONÁRIA AOS CONFINS DA TERRA.

4 – E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Aqui começa a primeira viagem missionária do Apóstolo Paulo juntamente com Barnabé, após serem enviados pela Igreja de Antioquia para pregar o Evangelho aos povos gentios. Todos esses acontecimentos estavam na direção do Espírito Santo, sem nenhuma iniciativa humana, o qual os separou para essa missão, mas que estaria com eles em cada passo das suas caminhadas, seja por mar, ou por terra. As viagens missionárias do apóstolo Paulo e Barnabé, mesmo quando eles se separaram, foi um marco importante na história da igreja. O ide de Jesus estava sendo cumprido com a pregação do evangelho até aos confins da terra, onde também foram fundadas várias igrejas em Chipre e na Ásia Menor. É destacado a importância da obediência ao Espírito Santo, o qual dava a direção dos locais onde o evangelho deveria ser pregado. Através da obediência à voz de comando do Espírito Santo, nos somos capacitados para realizar grandes coisas para o crescimento do Reino de Deus, como também para a sua Glória.

Pastor Adilson Guilhermel