Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 05 - UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES

LIÇÃO 05 - UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES

Texto Áureo: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 2.1-8, 14-18

Introdução: A perspectiva pentecostal de missões envolve crer que o Espírito Santo é o agente principal da evangelização e isso é algo indiscutível. Como cristãos  cremos que o Espírito Santo veio no dia do Pentecoste, a qual é a festa da colheita, e operou o revestimento de poder em cada um dos que estavam reunidos em unanimidade no lugar conhecido como cenáculo. Esse mover do Espírito ficou conhecido como o dia do pentecoste e quem busca esse mesmo poder que lá aconteceu, ficam conhecidos como pentecostais. Esse poder, que chamamos de batismo com o Espírito Santo, capacitou todos aqueles cento e vinte no cenáculo, como também nos capacita a propagar o evangelho com as pessoas de todas as culturas. Então, como pentecostais ficamos caracterizados dessa forma pela experiência pessoal do batismo com o Espírito Santo, identificado por falar em línguas e sequencialmente receber dons espirituais, conforme a vontade do Espírito. A nossa perspectiva pentecostal de missões conforme foi nos primórdios da igreja é a ênfase na evangelização, proclamando o evangelho a todos, independente de raça, etnia ou cultura. É uma missão que não podemos realizar com as nossas próprias forças, pois se trata de libertar almas escravizadas pelo Diabo, que exige uma virtude espiritual. Essa virtude espiritual teve seu início no dia de pentecoste quando o Espírito Santo se manifestou derramando poder sobre cada um com o revestimento de poder. Isso não veio em vão, mas sim para sermos testemunhas de Jesus e apregoarmos o seu propósito de salvação para todos os povos.   

1. O ESPÍRITO SANTO VEIO NA VERTICALIDADE UNINDO O CÉU E A TERRA.

Atos 2.1- Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; Atos 2.2 – e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. Atos 2.3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Atos 2.4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

A vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi um evento vertical, que uniu o céu e a terra. O vento impetuoso que desceu do céu representou a presença de Deus, que veio do alto para habitar em seus filhos. As línguas de fogo que pousaram sobre os apóstolos simbolizaram a comunicação de Deus com os homens, quebrando as barreiras da língua e da cultura. Foi um evento onde houve uma demonstração de poder e da graça de Deus, que passou a estar sempre presente em nossas vidas para estar em nós, nos dando a certeza do seu amor por nós, sem qualquer distinção. Podemos crer que somos amados por Deus, ao enviar o seu Espírito para nos guiar e fortalecer. A vinda do Espírito Santo na sua verticalidade pode ser interpretada como um sinal de esperança para o mundo todo, que ao recebê-lo podemos experimentar a paz que Cristo nos deixou, a alegria e o amor de Deus mesmo em meio as dificuldades.

2. O ESPÍRITO SANTO AGIU NA HORIZONTALIDADE NO DESPERTAMENTO.

Atos 2.5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. Atos 2.6 – E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atos 2.7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Atos 2.8 – Como, pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

O Espírito Santo agiu na horizontalidade no despertamento, unindo pessoas de diferentes classes sociais, etnias e culturas. O Espírito Santo quebrou as barreiras que separavam as pessoas e as uniu em um só corpo, a Igreja de Cristo. Este é um dos aspectos mais importantes do despertamento, por mostrar que o amor de Deus é para todos, sem distinção. O Espírito Santo nos capacita a amar reciprocamente, mesmo que sejamos diferentes. Na horizontalidade, o Espírito Santo atua unindo as pessoas em torno de Jesus Cristo. Ele capacita os cristãos a se amarem mutualmente, a servirem ao próximo e a testemunhar o amor de Deus ao mundo. A pregação do evangelho foi um dos principais meios de ação do Espírito Santo no despertamento. Os pregadores do evangelho pregavam a mensagem do amor de Deus para todos, sem distinção. Quando Jesus disse a Pedro que lhe daria a chave dos céus, apontava para o que aconteceria no Pentecoste, quando Pedro cheio do Espírito usou essa chave (no sentido simbólico) e pregou para a multidão, abrindo a porta dos céus para quase três mil almas. É preciso entender que a chave foi uma forma simbólica dada a Pedro no sentido de que ele seria o privilegiado em ser o primeiro a pregar o evangelho e, essa chave é para todos os que pregam a salvação para os pecadores.

3. O ESPÍRITO SANTO E OS EFEITOS OPERANDO REVESTIMENTO DE PODER  

Atos 2.14 - Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Atos 2.15 - Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Atos 2.16 - Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel. Atos 2.17 - E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2.18 – e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.

A vinda do Espírito Santo foi para dar o sequenciamento a missão salvífica de Cristo após ser elevado aos céus. Sua primeira ação entre os homens foi operar o revestimento de poder nos cento e vinte discípulos que se encontravam no cenáculo seguindo a orientação do Senhor Jesus. Após dez dias reunidos no mesmo lugar, o inesperado aconteceu quando puderam presenciar e receber a manifestação do sobrenatural de Deus, sendo todos revestidos de poder significando o batismo com o Espírito Santo. Essa ação de receber o revestimento de poder era e é, essencial para cumprir o Ide de Jesus como testemunhas, tanto em Jerusalém, Judeia e Samaria, como também aos confins da terra. O revestimento de poder é um dos efeitos que deve necessariamente acontecer na vida do cristão, para uma vida cristã autêntica, testemunhando o amor de Deus ao mundo como militantes realizadores da Sua obra. O revestimento de poder é algo pessoal com promessa para todos os que o busca, portanto como esse poder é necessário para termos êxito em nossa caminhada de labor ao reino de Deus, ela não pode ser ignorada. Lembrando que os dons espirituais só são dados pelo Espírito aos que recebem esse revestimento, pois quem não tem esse revestimento que vem pelo batismo com o Espírito Santo e diz que tem dons espirituais, não realidade a esses não se deve dar crédito. Se você deseja receber o revestimento de poder, comece por uma vida de santidade, oração e fé. Então, busque a Deus com todo o seu coração e peça-lhe que derrame o seu Espírito sobre você, mas com todo o propósito de servir ao Reino de Deus. O batismo com o Espírito Santo pode acontecer, pela oração (no cenáculo), pela palavra (casa Cornélio), pela imposição de mãos (Samaria com Pedro e João).

Na verticalidade o Espírito Santo desceu a terra iniciando a igreja e, operou na horizontalidade para dar forma ao corpo de Cristo que é a Igreja. Com o corpo de Cristo tendo tomado forma já no final dessa dispensação, o Espírito Santo sai da terra na verticalidade levando o resultado do seu trabalho, a qual é a Igreja para apresentá-la a Cristo nas nuvens, isto é no espaço.

Pastor Adilson Guilhermel