LIÇÃO
02 – SOMOS CRISTÃOS
Texto
Áureo: “Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios,
que se convertem a Deus.” (At 15.19)
Leitura
Bíblica em Classe: Galatas 2.1-9,14
Comentários:
Para sermos bem-sucedidos no ministério do evangelho,
é necessário depender completamente de Deus, tanto para trabalhar em nós quanto
por meio de nós. O ministério não é sobre nossos próprios esforços ou
habilidades, mas sobre o poder de Deus através de nossa vida. Deus trabalha em nós,
antes de sermos instrumentos de Deus, precisamos ser moldados por Ele. O
trabalho interno é essencial para que possamos refletir o caráter de Cristo. -
Filipenses 2:13: Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o
realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Deus transforma nossos desejos e capacita-nos a cumprir Sua
vontade. O sucesso no ministério não
depende exclusivamente de nossas habilidades, estratégias ou esforços humanos.
É Deus, em sua soberania e poder, quem habilita e capacita os seus servos. É Deus
que transforma nossos corações, mentes e espíritos. Ele nos santifica nos
equipa com o Espírito Santo e nos dá a sabedoria necessária para cumprir a
missão. É Ele quem dá o crescimento, convence os pecadores e realiza milagres.
Nosso papel é ser instrumentos nas mãos de Deus.
1. SOMOS CRISTÃOS E SÓ SEGUIMOS UM EVANGELHO, O DA GRAÇA DE DEUS.
Gálatas
2.1 DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé,
levando também comigo Tito. Gálatas 2.2 E subi por uma revelação, e lhes expus
o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em
estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
Paulo quando fala passados catorze anos, está se referindo ao
período desde a sua conversão, ou desde a sua primeira visita em Jerusalém.
Jerusalém era centro da igreja primitiva, onde ali se encontravam os apóstolos
que andaram com Cristo, para debaterem questões fundamentais ao evangelho que
pregava. Barnabé era um colaborador próximo a Paulo. Tito era um gentio
convertido, simbolizando a inclusão dos não judeus. Como havia muitas controvérsias
na questão de crente judeu com crente gentio, foi necessário abrir uma
discussão sobre a liberdade cristã, a não obrigatoriedade da lei mosaica para
os gentios. O ponto central que foi discutido e enviado na carta aos Gálatas
envolve o confronto direto de Paulo como os judaizantes, que tentavam impor as
práticas da Lei mosaica, tais como a circuncisão e a observância de dias santos
aos cristãos gentios. O resultado dessa discussão que Paulo enviou aos gálatas
foi em reposta às notícias perturbadoras sobre a deserção espiritual dos novos
crentes. Foi por causa disso que Paulo, com os seus obreiros seguiram para essa
espécie de concílio que ocorreria em Jerusalém. A igreja em Gálatas foi muito
assediada por judaizantes, ou mesmo judeus convertidos ao cristianismo, que
estavam impondo práticas da lei que já tinham se tornado obsoleta. Na igreja de
Cristo, estas práticas não poderiam ter um seqüenciamento, pois estava fora do
verdadeiro evangelho, o que poderia impedir as ações do Espírito Santo. Paulo
não foi a Jerusalém por iniciativa própria, mas sim por direção do Espírito
Santo. Paulo expôs aos apóstolos, provavelmente Pedro, Tiago e João, o
evangelho que pregava aos gentios, que enfatizava a salvação pela graça, sem as
obras da lei, o que contrastava com a mensagem que os judaizantes tentavam
impor. O diálogo com os apóstolos e anciãos, foi realizado de forma particular
para evitar conflitos desnecessários, ou debates públicos, pois da forma que
foi feito eles chegaram a um consenso. Paulo tinha certa preocupação que todo
seu esforço fosse em vão, mas tudo isso de dirimiu com a concordância entre os
líderes de Jerusalém. Quando há uma harmonia doutrinária e um consenso entre
todas as coisas são resolvidas satisfatoriamente. Não multidão de conselheiros
há consenso. Devemos resistir a qualquer tentativa de detalhe humano à mensagem
da salvação pela graça de Deus por meio da fé.
2. SOMOS CRISTÃOS E NÃO ACEITAMOS REQUISITOS ALÉM DA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
Gálatas
2.3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a
circuncidar-se; Gálatas 2.4 E isto por causa dos falsos irmãos que se
intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em
Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Gálatas 2.5 Aos quais nem ainda por
uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse
entre vós.
Apesar da pressão dos judaizantes em relação a obrigatoriedade
da circuncisão, Tito não foi forçado a se submeter à circuncisão por
interferência de Paulo que não permitiu esse ato legalista. Isso mostra que
tanto Paulo e os líderes da igreja em Jerusalém concordavam com a salvação era
pela fé em Cristo, sem depender de maneira alguma das obras da lei. A liberdade
cristã sempre deve ser defendida, como também a suficiência do evangelho da
graça. A circuncisão era um sinal da aliança que Deus fez com Abraão, a qual
perdeu o seu sentido após a vitória de Cristo na cruz. Com Cristo foi
estabelecida uma nova aliança, ou seja, a aliança de sangue, que não dependem
mais de ritos externos, mas de uma transformação interior, operada pelo Espírito
Santo. A infiltração de falsos irmãos, principalmente os judaizantes estavam se
intrometendo entre os cristãos, para os porem em servidão. Essas infiltrações
dos judaizantes estavam com essas imposições tentando comprometer a liberdade
cristã conquistada por Cristo. Eles procuravam impor a observância da lei
mosaica como condição para a salvação, comprometendo assim o verdadeiro
evangelho da graça. A bíblia diz que se Cristo nos libertou verdadeiramente
sereis livres, isso significa não podemos ser escravizados por regras externas,
mas sim, guiados pelo Espírito Santo. A lei só serviu como "aio" até
a chegada de Cristo, pois a salvação agora é somente pela fé. Algumas igrejas
em nossos dias conduzidas por líderes sem formação teológica, ainda se utilizam
de doutrinas de costumes pondo o povo debaixo de um jugo que é contra a palavra
de Deus. Quem está debaixo de jugos de líderes ignorantes devem procurar uma
igreja que esteja conforme a verdadeira doutrina bíblica e não se intimide com
ameaças que esses tipos costumam fazer. Lembrando que a igreja de Cristo não
tem placa, pois é um corpo só, cujo cabeça é Ele próprio. A resistência de
Paulo aos judaizantes foi essencial na preservação do núcleo do evangelho, pois
ele não poderia de maneira alguma ceder qualquer ponto ao legalismo. Isto seria
negar que a sacrifício de Cristo na cruz é suficiente para a salvação. Qualquer
pratica da lei que fosse imposta aos gentios seria um retrocesso para a
escravidão espiritual, visto que a lei após cruz tinha se tornado totalmente
obsoleta. Todo cristão que almeja o céu deve estar totalmente dentro dos
princípios do evangelho e não pode aceitar nenhuma pressão ou oposição quanto a
isso. Devemos estar atentos para identificar e combater ensinos que distorcem a
mensagem pura do evangelho da graça do Senhor.
3. SOMOS CRISTÃOS E REJEITAMOS QUALQUER ARGUMENTOS FORA DO EVANGELHO.
Gálatas
2.6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa ( quais tenham sido noutro
tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem ), esses, digo, que
pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; Gálatas 2.7 Antes, pelo
contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado,
como a Pedro o da circuncisão Gálatas 2.8 ( Porque aquele que operou
eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em
mim com eficácia para com os gentios ),
Paulo destacou que na sua missão como pregador do evangelho aos
gentios, em nenhum momento se deixou impressionar ou influenciar por qualquer
argumentação fora do evangelho, mesmo por figuras religiosas importantes na
igreja de Jerusalém. As verdades do evangelho não dependem de interpretação do
homem, mas sim da revelação divina e da fidelidade a Cristo. O evangelho é um
só, assim como a mensagem da salvação em Cristo Jesus, para ser direcionada a
povos de culturas diferentes. Os apóstolos pela sabedoria divina foram guiados
pelo Espírito Santo para várias direções alcançando com isso povos diferentes.
A mesma ação divina que estava presente no ministério de Pedro entre os judeus
também estava presente entre os gentios. Paulo afirma qua a sua missão não era
de menos importância ou inferior a de Pedro, pois ambos estavam capacitados e
direcionados pelo mesmo Deus. Na realidade vemos que Pedro estava mais focado
na evangelização dos judeus e por isso Deus lhe deu uma visão dos animais
impuros para ele evangelizar os gentios começando pela casa de Cornélio
centurião romano. Apesar de tudo, ambos, ou seja, Paulo e Pedro realizaram a
obra de Deus com o mesmo poder e eficácia.
4.
SOMOS CRISTÃOS E TEMOS QUE DEFENDER A INTEGRIDADE DO EVANGELHO.
Gálatas
2.9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a
graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com
Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2.14
Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do
evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como
os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Em Gálatas 2:9, Paulo menciona que Tiago, Pedro (também chamado
Cefas) e João, reconhecidos como pilares da igreja, deram a Paulo e a Barnabé
a destra de comunhão. Isso significa que esses líderes da igreja em
Jerusalém refletiram e apoiaram o ministério de Paulo e Barnabé entre os
gentios. Esses líderes eram figuras centrais na igreja primitiva: Tiago –
Meio-irmão de Jesus, líder da igreja de Jerusalém, conhecido por sua sabedoria
e liderança firme. Ele desempenhou um papel importante no Concílio de Jerusalém
(Atos 15). As implicações do confronto entre Paulo e Pedro em Antioquia. Esse
episódio ilustra vários princípios importantes:
A Verdade do Evangelho como Prioridade Absoluta: Paulo não hesitou em
corrigir Pedro porque a integridade do evangelho estava no jogo. Ele não agiu
para mostrar superioridade ou por questões pessoais, mas para defender a
mensagem central da salvação pela graça, sem imposições de regras ou tradições
humanas. Quando se trata de corrigir erros que comprometem a verdade da Palavra
de Deus, especialmente no contexto da igreja, é essencial agir com coragem,
discernimento e amor. A repreensão, quando necessária, não deve ser feita por
orgulho ou com o objetivo de humilhar alguém, mas sim com o propósito de
restaurar uma pessoa. 2 Timóteo 4:2 , "Pregue a palavra; esteja preparado
a tempo e fora de tempo; repreenda, corrija e exorte com toda paciência e
doutrina."
Pastor Adilson Guilhermel
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