Translate

LIÇÃO 11 - MISSÕES E A IGREJA PERSEGUIDA

LIÇÃO 11 - MISSÕES E A IGREJA PERSEGUIDA

Texto Áureo: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Tm 3.12)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 6.8,9,13,14; 8.1-4

Introdução: Não são todos os cristãos pelo mundo que vivem o primeiro amor, pois o amor a Cristo tem esfriando sobremaneira. Isto porque todos os que querem viver uma vida piedosa seguindo o curso da vontade de Deus sofrerão perseguições, de uma forma ou de outra. É verdade que aqueles que estão em linha de frente fazendo missões em lugares difíceis sofrem dificuldades e perseguições, mas não significa que a igreja na totalidade não sofre perseguições. O fato de estarmos livres de perseguições no sentido que impões alguns países, deixa-nos com sérias dúvidas quanto a se estamos certos ou errados. O Espírito do Senhor na propagação do Evangelho está em absoluto antagonismo com o espírito do mundo, assim seja quais forem as provações que soframos, é preciso que necessariamente permaneçamos, na verdade, que aprendemos e estamos aprendendo andando em pureza e constância irrepreensíveis. Deus permite as provações para a nossa sobrevivência espiritual, como também nas duras experiências da nossa vida.

1. A PERSEGUIÇÃO FOI ANUNCIADA

Atos 6.8 - E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Atos 6.9 - E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.

A perseguição da igreja foi anunciada pelo próprio Jesus quando disse: Mateus 10.22 E sereis odiados de todos devido ao meu nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Como vemos, a perseguição começou com Estêvão, mas teve um sequenciamento contínuo em todos os lugares do mundo, perseguição essa, que foi e, é sempre incitada por Satanás, o qual é o grande perseguidor da igreja de Cristo. Jesus disse que isto era um sinal dos últimos dias. A fé em nEle separaria famílias, mas também o ódio dos perseguidores seria acentuado, o que desencadeou uma furiosa perseguição. Os discípulos foram alertados quanto a isso, que sofreriam todo tipo de perseguição e violência com muitos sofrimentos. Ele disse que no mundo teriam todo tipo de aflições, mas os encorajou dizendo para que tivessem bom ânimo, pois assim como Ele venceu o mundo, eles também teriam toda condição de vencer. Ele disse: Lucas 14.33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo, pois aquele que milita deve militar legitimamente e não se preocupar com os negócios dessa vida. Pois só aquele que perseverar até o fim é que será salvo. Isso envolve um comprometimento com a obra que significa também estar comprometida com Jesus. A persistência é uma evidência de uma vida dedicada totalmente ao Senhor.     

2. A PERSEGUIÇÃO FOI EXPLICITADA

Atos 6.13 - Apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; Atos 6.14 - porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.

A perseguição foi explicitada pelos religiosos de Jerusalém, que se constituía pelo Sinédrio composto pelos fariseus e também por um sacerdócio corrupto que sumariamente julgaram um homem de Deus. A alegação para acusá-lo e prendê-lo, como também matá-lo, prendia-se a questão de Estevão estar infringindo a lei com palavras de blasfêmia, a qual não realidade só na ignorância demonstrada por eles. Uma das alegações dos seus acusadores voltasse as palavras de Jesus, quando disse: Jo 2.19 - Jesus respondeu, e disse-lhes: derribai este templo, e em três dias o levantarei. ² Disseram, pois, os judeus. Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Estêvão falou sobre isso em suas prédicas, o que deu a eles argumentos para condená-lo. Os inimigos de Estêvão prevaleceram contra ele pela força bruta, mas foi ele o vencedor por meio do sangue do Cordeiro e da palavra de testemunho.

Mas no decorrer da história da igreja, ela foi sempre marcada por perseguições, onde países instituíram leis que até mesmo em alguns proíbem a prática da religião, ou seja, nega direitos civis a propagação e o estabelecimento do evangelho em seus países. Em alguns países a perseguição tem sido explicitada por meio de atos de violência e discriminação, como também condenação a morte. Como falamos das missões na janela 10/40 existe um forte trabalho missionário em andamento há décadas e o que a igreja pode fazer é orar e contribuir com essas agências.

3. A PERSEGUIÇÃO DEU CRESCIMENTO

Atos 8.1 - E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e da Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8.2 - E uns varões piedosos foram enterrar Estêvão e fizeram sobre ele grande pranto. Atos 8.3 - E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Atos 8.4 - Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra.

Jesus disse deu uma ordem de ficar em Jerusalém, só até serem revestidos de poder, porém como estavam relutando e se acomodando nessa cidade o Senhor permitiu que viesse uma perseguição sobre a sua igreja.
Atos 1.8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. E quando se inicia a perseguição surge o primeiro mártir que pregando com ousadia provocou a ira dos religiosos de Jerusalém que o sentenciaram à morte por apedrejamento. O algoz principal dessa perseguição era um jovem chamado Saulo, o qual participou do julgamento injusto de Estêvão, como também liderava perseguições a muitos cristãos, tanto homens, como mulheres e os aprisionando. O corpo de Estêvão foi levado para o sepultamento por homens piedosos que haviam sido atraídos pelo seu caráter digno. Seguida a sua morte iniciou uma perseguição furiosa sob a liderança de Saulo, nem sexo ou idade eram poupados. Os discípulos de Jesus foram arrastados diante dos magistrados, lançados na prisão, expostos a torturas cruéis e também eram forçados a blasfemar contra o santo nome do Senhor. Contudo, a ordem do Senhor seguia apesar de tudo com a pregação do evangelho, mesmo com muitos sendo martirizados. Porém, a luz do evangelho deve ser difundida, e o sal deve ser espalhado. Mas o agir de Deus com a sua igreja, a faz impelir por meio de tribulações para fazer o que deveria ser feito com espontaneidade e satisfação.  

Se considerarmos que crescimento é apenas o aumento do número de pessoas ou coisas, então a resposta é que a perseguição pode levar a um crescimento em alguns casos. Por exemplo, a perseguição aos cristãos no primeiro século levou ao crescimento da igreja cristã, pois os cristãos foram dispersos por todo o mundo e começaram a pregar o evangelho em novos lugares. No entanto, se considerarmos que crescimento é também o desenvolvimento ou aprimoramento de algo, então a resposta é que a perseguição pode levar a um crescimento em muitos casos. Por exemplo, a perseguição pode levar a um crescimento espiritual, pois as pessoas perseguidas por sua fé podem se tornar mais fortes em sua fé e mais unidas em sua comunidade.

 

Pastor Adilson Guilhermel