Translate

LIÇÃO 2 - MISSÕES TRANSCULTURAIS: À SUA ORIGEM NA NATUREZA DE DEUS

LIÇÃO 02 – MISSÕES TRANSCULTURAIS: À ORIGEM NA NATUREZA DE DEUS.

Texto Áureo: “Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações." (Gn 17.4)

Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 12.1-3; 17.1-8

Introdução: Missão transculturais envolveu o trabalho do Senhor Jesus Cristo durante todo o seu ministério, escolhendo e preparando discípulos para propagar, propalar e estabelecer o seu evangelho assim que completasse a sua missão salvífica e fosse elevado aos céus. A visão passada pelo Senhor exigia esforço em alcançar outras nações, raças, povos e culturas que nunca ouviram a mensagem do Evangelho. Assim, entendemos que missão transculturais implica no esforço de cruzamento de barreiras culturais, linguísticas e geográficas para anunciar o amor de Deus com aqueles que não o conheciam. Observamos na própria natureza de Deus a origem das missões transculturais, já na chamada de Abraão, o qual seria seu instrumento para fazer o seu nome conhecido dentre os povos. Tudo isso envolve o amor de Deus que ama a todos independentes de sua cultura ou origem. Tanto que a maior demonstração do amor de Deus foi quando deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para fazer único sacrifício suficiente para libertar o homem do pecado, em todos os tempos.

1. MISSÕES TRANSCULTURAIS NO CHAMADO DE DEUS

Gênesis 12.1 - Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

As ordens divinas a Abrão são determinantes, sem apresentar razões que motivam a separação da sua parentela, o qual não esboçou nenhuma reação ou questionamento. Simplesmente Abrão fez algo que é uma grande virtude diante do Senhor, a qual é a obediência. Abrão era um homem próspero para os padrões da época, possuidor de animais, como ovelhas e camelos, sendo, portanto, um mercador que tanto vendia, como comprava esses animais. Dessa forma ele trocou o certo pelo incerto, mas pela fé confiava que o que parecia incerto, é que era o certo.

2. MISSÕES TRANSCULTURAIS NA PROMESSA DE DEUS

Gênesis 12.2 – E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

Essa ordem divina é associada com promessas verbalizadas como “farte-ei uma grande nação, te abençoarei e te engrandecerei. A condicional de Deus para Abrão foi à separação para que as promessas se cumprissem na sua vida. Na sua obediência, ele foi se separando, passo a passo, da sua terra, dos seus pais, dos seus parentes e mais adiante do seu sobrinho Ló, quando começou a ser um transtorno, das tendências mundanas, das vocações carnais, até abandonar tudo e ficar sozinho diante de Deus. Lucas 14.26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.   

3. MISSÕES TRANSCULTURAIS NAS BENÇÃOS DE DEUS

Gênesis 12.3 - E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Abrão seria um canal de bênçãos para os outros, mas essas bênçãos estariam relacionadas pelo modo como o tratassem. Assim, Deus seria abençoador para quem abençoasse Abrão o ajudando, mas para quem fosse contra ele e o amaldiçoasse, seria severamente castigado. A promessa foi de caráter mundial, que envolvia a graça divina e bênção para muitas nações. Como por meio de Cristo, somos espiritualmente da descendência de Abraão, todos os que nos abençoarem serão abençoados e aqueles que nos amaldiçoarem serão amaldiçoados. Isso passa imperceptível aos nossos olhos, pois não amaldiçoamos ninguém, porém a palavra se cumpre naqueles que assim o fazem.

4. MISSÕES TRANSCULTURAIS EXIGE SUBMISSÃO COMPLETA A DEUS

Gênesis 17.1 - Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.

Tendo passado cerca de treze anos que Deus prometera um filho a Abraão e nado havia acontecido quanto a isso, certamente isso o deixava triste e desesperançado. Assim, por insistência de Sara, sua mulher, Abraão aceitou coabitar com a sua serva Agar, para gerar um filho, o qual foi um transtorno, isso porque ele que quis passar a frente de Deus. Mas Deus não tinha se esquecido da sua promessa, como também nunca esquece. Mesmo em tais circunstâncias precipitadas, Deus sempre com a sua ternura ainda ordena para andar na sua presença e ser perfeito, procurando aguardar sempre o tempo de Deus, o qual não é o nosso.  

5. MISSÕES TRANSCULTURAIS EXIGE CRER  NO DEUS QUE PROMETE.

Gênesis 17.2 - E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.

Nossa submissão tem que ser completa, a nossa fé tem que ser inabalável e firme naquele que promete, pois fiel é o que prometeu. É sem precipitações que devemos esperar no Senhor, porque é só assim que Ele irá cumprir a sua aliança que resultará em coisas grandiosas para nós. Nessa aliança está incluída a frutificação; a salvação de nossos familiares, a herança prometida e o aumento significativo da nossa espiritualidade. Cuida das coisas do meu reino, diz o Senhor, que cuido dos seus.

6. MISSÕES TRANSCULTURAIS EXIGE FÉ EM DEUS E NA SUA ALIANÇA

Gênesis 17.3 - Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Gênesis 17.4 - Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações. Gênesis 17.5 - E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.

Gênesis 13.16 E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada. Gênesis 15.5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: assim será a tua descendência.  Hebreus 11:12 Sendo assim, daquele homem, já sem virilidade, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas, e incontável como os grãos de areias do mar. A promessa de Deus a Abraão indica dois povos como segue: estrelas, um povo que irá habitar nas regiões celestiais, ou seja, todos os salvos da antiga aliança e todos os salvos da nova aliança que é a igreja. Um povo como as areias do mar indica o povo de Israel que terá outra oportunidade de salvação no período da grande tribulação e ficará sob o reino de Cristo no milênio. Portando, estrelas, um povo celestial, areias do mar, um povo terreno.

7. MISSÕES TRANSCULTURAIS E A REPRODUTIVIDADE ESPIRITUAL.

Gênesis 17.6 - E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti. Gênesis 17.7 - E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti. Gênesis 17.8 - E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.

Abraão, pai de uma multidão, o que significa que muitas nações procederiam dele. Primeiramente, Deus deu a Israel a responsabilidade de fazê-lo conhecido entre as nações existentes na época. E para que os povos dessas nações crescem no testemunho deles, Deus os abençoou com muitas riquezas, o que era uma forma de atraí-los para si. Porém, ao longo do tempo, Israel sempre se manteve exclusivista, não cumprindo a vontade de Deus. Israel falhou não cumprindo as ordens do Senhor, o qual enviou seu Filho Jesus para fazer o que eles não fizeram. Encerrada essa aliança, Jesus no pós-cruz estabeleceu outra, a aliança da graça, através do seu sangue derramado na cruz. Com a inauguração da igreja no pentecoste coube a igreja a responsabilidade de fazer o que Israel não fez, o qual é anunciar o seu nome para todos os povos da terra, através do evangelho cujo conteúdo é Cristo, com a mensagem da justificação pela fé. Para Israel que falhou na sua missão, eles terão outra oportunidade, mas em circunstâncias terríveis que enfrentarão na grande tribulação e entre eles se salvarão aqueles que o aceitarem e resistirem a todos os sofrimentos e perseguições impostas pelo anti-cristo. Sob o reino de Cristo no milênio, eles voltarão a ser uma grande nação. Essa oportunidade que terão é porque foi estabelecido um pacto entre Deus e Abraão. Porém, quanto a igreja, não haverá outra oportunidade após o arrebatamento, pois os portais dos lugares celestiais se abrirão somente para os fiéis e se fecharão para os infiéis que foram negligentes no seu testemunho cristão, com também omissos em testificar e anunciar Cristo como o único e suficiente salvador.

Pastor Adilson Guilhermel