Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 09 - A IGREJA E O SUSTENTO MISSIONÁRIO

 

LIÇÃO 09 - A IGREJA E O SUSTENTO MISSIONÁRIO

Texto Áureo: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Fp 4.19)

Leitura Bíblica em Classe: Filipenses 4.10-20

Introdução: Nos momentos mais difíceis, Deus está sempre conosco e nos ajuda a superar os obstáculos. O apóstolo Paulo estava numa prisão domiciliar em Roma aguardando uma audiência com o imperador para questionar uma injustiça que sofreu em Filipos. Foi permitido a Paulo ficar detido em uma casa alugada por ele com a vigilância da guarda pretoriana. Nessa condição foi-lhe dado a liberdade de receber os seus cooperadores que vinham lhe trazer notícias de como estava se conduzindo as igrejas na Ásia menor. Inteirado da situação das igrejas, Paulo escrevia cartas para corrigir doutrinariamente os problemas que por lá existiam. Em relação ao sustento missionário no qual essa lição é intitulada, é bom entender que a obra missionária em nossos tempos não consiste necessariamente em estar enviando irmãos para outros países como pensam alguns. Mesmo porque em todos os países que não fazem parte da cortina de ferro, já tem igrejas de várias denominações onde o evangelho é pregado. Portanto, congregações evangélicas que insistem em tirar ofertas de missões, principalmente em cultos de ceia, é bom verificar se essas igrejas sustentam realmente algum missionário ou não. Cada denominação evangélica onde está estabelecida já deve ser colocada como uma agência missionária, fazendo missões urbanas, tanto na vizinhança, como na circunvizinhança, propagando, propalando e estabelecendo pontos de pregações em casas cedidas por irmãos. Essa é uma estratégia que todos os líderes devem adotar e que, não, acarretam qualquer despesa para a igreja. Missões é ganhar almas para o reino de Deus.

1. TODA AJUDA É NECESSÁRIA A QUEM TRABALHA EM FAVOR DO EVANGELHO.

Filipenses 4.10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Filipenses 4.11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Filipenses 4.12 - Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.

Paulo não somente se regozijou pela oferta e pela provisão de Deus para as suas necessidades, mas também pelo fato da igreja de Filipos ter se importado tanto com ele e não o havia esquecido. Como sabemos, o apóstolo evitava pedir ofertas para o seu sustento na obra missionária, principalmente da igreja de Corinto, onde havia alguns que eram contrários. Porém, a oferta dos filipenses foi dada com muito amor e voluntariedade, ele aceitou com muita gratidão, ainda mais pelo fato de estar atravessando momentos de necessidade extrema. Porém, Paulo não poderia deixar de ensinar os irmãos sobre a liberalidade em ofertar, pois aquele que assim o faz é recompensado pelo Senhor, ao contrário daqueles que assim não o fazem. Foi ensinado pelo apóstolo que era uma responsabilidade da igreja sustentar os ministros de Deus quando disse: assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:14

2. TODA AJUDA GERA UM FRUTO QUE É ACRESCENTADO AO QUE DÁ COM ALEGRIA.

Filipenses 4.13 - Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4.14 - Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

Filipenses 4.15 - E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente. Filipenses 4.16 - Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário à Tessalônica. Filipenses 4.17 - Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta.

Esse gesto feito com liberalidade pelos irmãos de Filipos era um fruto acrescentado ao crédito deles, pois Deus ama aquele que dá com alegria. Paulo, embora tenha sofrido muitos reveses, encarava isso como um aprendizado, tirando lições para estar contente em qualquer situação a qual se encontrasse. Esse é um segredo precioso que só pode ser descoberto quando passamos a ter uma vida sujeita à vontade de Deus. Paulo testifica a presença de Deus que era contínua em sua caminhada repleta de dificuldades em todos os sentidos, que era o que lhe dava forças para prosseguir. Isso é essencial na vida de um pregador do evangelho, mas também é muito importante a ter irmãos ombreados fazendo parte da sua aflição juntamente com ele e, Paulo ressaltava isso indicando que não estava só. Porque se um cair o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:10

3. TODA AJUDA COM INTENÇÕES PURAS SÃO ACEITÁVEIS COMO SACRIFÍCIO APRAZÍVEL.

Filipenses 4.18 – Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. Filipenses 4.19 – O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4.20 – Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo sempre. Amém!

Numa dessas visitas veio o seu cooperador Epafrodito com uma grande oferta, a qual alegrou muito o apóstolo, visto que isso era essencial para cobrir os custos do aluguel da casa e das suas necessidades físicas; lembrando que se não tivesse o recurso para pagar o aluguel de onde estava seria levado para uma prisão. Sendo muito oportuna a contribuição que recebeu, o apóstolo ficou muito satisfeito e aliviado como os donativos de seus irmãos na fé, pois isso também demonstrava ser evidências da profunda espiritualidade deles. Paulo disse: não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim. Sempre será que o viver em Cristo e se conduz no cumprimento da sua vontade, o seu mais alto ideal, alcança a certeza de que todas as coisas que necessita lhe serão acrescentadas no momento oportuno. Todas as coisas são possíveis a todo aquele que munido de fé conseguem obter sua força diária em Deus. Apesar da prisão, das cadeias, da vida pobre que levava, é muito louvável ouvir Paulo dizer que tinha em abundância. Alguém principalmente com posses poderia dizer que alguém em tais condições falar que tinha em abundância. Só alguém com muita espiritualidade poderia entender que Paulo vivia como se fosse em outro hemisfério com seu profundo conhecimento sobre os feitos de Cristo afirmando que todas as suas necessidades seriam supridas. Todas as dádivas ofertadas ao serviço do reino com intenções puras são aceitáveis a Deus como sacrifício aprazível.

Pastor Adilson Guilhermel