Translate

LIÇÃO 13 - A CIDADE CELESTIAL

LIÇÃO 13 - A CIDADE CELESTIAL

Texto Áureo: Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. (Fp 3.20)

Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 21.9-14; 22.1-5

Introdução: Qualquer pessoa quando muda para uma casa nova, sente-se feliz, realizada, pois o que ela planejou durante anos tornou-se realidade. Muito mais maravilhoso é saber que uma cidade dessa magnitude, nos aguarda, uma cidade preparada pelo Senhor Deus. Cidade que tem sua Glória, para um dia ser nosso lar por toda a Eternidade.

No livro de Apocalipse, capítulo 21, o Apóstolo João, descreve a Jerusalém Celestial, revelada por Deus. Uma cidade cuja beleza nunca vista antes, e ainda com a Glória de Deus. O apóstolo relata sua grandeza e descreve os materiais empregados em sua construção. Tanto as pedras preciosas, como o ouro, sendo este último material encontrado em abundância na construção da cidade, das praças e pavimentação das casas. Diga-se que, o Arquiteto Celestial, não economizou na construção da Cidade Santa. Essas características são suficientes para demonstrarem a grandeza da cidade construída pelo Todo Poderoso. A Jerusalém celestial e a sua magnitude confirmam que não se trata da Jerusalém terrena. Considerando, que ela é medida em estádio (antiga medida usada pelos romanos), e cada estádio equivale a 185,00 metros e convertendo os 12.000 estádios para metros, teremos 2.220.000,00 metros, ou 2.220,00 km. no seu comprimento, largura e altura eram iguais. Considerando que ela é um quadrado perfeito, a área da projeção da Jerusalém celestial corresponde aproximadamente a 57,90 da área do Brasil, ou seja, mais da metade do país. Considerando que a Jerusalém celestial foi construída com pedras preciosas, metais pesados como ouro, prata o seu peso é descomunal. Considerando sua estrutura descomunal, não teria condições de descer a terra, pois o seu peso afetaria o próprio planeta. Considerando o seu tamanho descomunal se descesse a terra, ela cobriria todo o oriente médio, parte da Ásia, da Europa, da África, o que esmagaria todos esses lugares.

1. A CIDADE CELESTIAL SERÁ A HABITAÇÃO DE CRISTO E A IGREJA.

Apocalipse 21.9 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

O serviço angelical é exposto aqui, com anjos que executam os juízos divinos, como também trazem mensagens do Senhor com revelações de grande relevância. Na presente era, ou seja, nesta dispensação da graça, a Igreja, como uma virgem, é a noiva de Cristo, porém após o arrebatamento, ela passará a condição de esposa, a mulher do Cordeiro entendendo-se que se trata de uma linguagem simbólica. Nessa linguagem entendemos que se trata da união eterna e definitiva com o Senhor Jesus Cristo e, essa é uma realidade inquestionável.  Essa visão simboliza a Igreja unida com Cristo em um relacionamento íntimo e eterno.

2. A CIDADE CELESTIAL FICARÁ E ÓRBITA FIXA NO ESPAÇO SIDERAL

Apocalipse 21.10 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

A visão dada a João da cidade que descia do céu, é lógico que se trata da Jerusalém celestial e, essa passagem é alvo de muitas interpretações errôneas, nas quais entendem que ela desce na terra, o que é impossível. Paulo disse que foi ao terceiro céu, o que significa que temos três céus: o atmosférico, o espacial e o celestial. Quando diz que a cidade descia do céu, entende-se que ela vai se estacionar numa órbita fixa no segundo céu, ou seja, o espaço, o qual é o lugar apropriado devido à falta de gravidade. O comentarista da lição bíblica diz equivocadamente que a Jerusalém celestial virá no final do milênio, o que não é verdade, pois surgirá no espaço no final da grande tribulação, com Cristo e sua Igreja, para o seu reino milenar.

3. A CIDADE CELESTIAL TERÁ O SHEKINAH DE DEUS ETERNAMENTE

Apocalipse 21.11 - E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

A glória da cidade do Senhor, é comparada a uma pedra (preciosíssima). Isso indica a presença de Deus e não somente a sua manifestação ocasional como acontecia no antigo tabernáculo montado no deserto. É o Shekinah de Deus vindo habitar permanentemente com os santos, como indica a frase daqueles que estiverem na terra e quando olharem para o espaço irão ver a Cidade celestial e dirão… o Senhor está ali.

4. A CIDADE CELESTIAL TERÁ UMA VISÃO DA SUA MAGNIFICÊNCIA

Apocalipse 21.12 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. Apocalipse 21.13 - Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas. Apocalipse 21.14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

A descrição da Cidade Celestial revela a sua magnificência.

Muros: A cidade é frequentemente cercada por muros altos e impenetráveis, simbolizando proteção e segurança.

Portões: A entrada na cidade é feita por portões magníficos, que representam o acesso à vida eterna.

Ruas: As ruas da cidade são feitas de ouro puro ou outros materiais preciosos, simbolizando a riqueza e a glória do Céu.

Edifícios: Os edifícios da cidade são grandiosos e belos, feitos de materiais como jaspe, safira e esmeralda.

Luz: A cidade é iluminada por uma luz celestial que não se apaga, simbolizando a presença constante de Deus.

Ausência de sofrimento: Na Cidade Celestial, não há dor, morte, sofrimento ou lágrimas.

5. A CIDADE CELESTIAL FOI REVELADA AGORA É A CIDADE TERRENA

Apocalipse 22.1 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22.2 - No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22.3 - E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22.4 - E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. Apocalipse 22.5 - E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.

Jesus disse aos seus discípulos que na casa do seu Pai tinha muitas moradas e irei vos preparar lugar. Jesus está falando da Cidade celestial construída no céu celestial, mas que um dia ela desceria no seu resplendor sobre a terra e não na terra. A cidade celestial é a nova Jerusalém que ficará no espaço, não confundir com a Jerusalém terrena que está no monte Moriá. Considerando que a Cidade celestial é a habitação da igreja glorificada, onde há uma vida independente e necessária, sem qualquer tipo de necessidade física, é evidente que esta passagem não está se tratando dela e sim da Cidade terrena.  O Rio da Água da Vida (Apocalipse 22:1): Cristalino e puro: A água do rio simboliza a vida eterna, que é pura, limpa e refrescante. Proveniente do trono de Deus e do Cordeiro: A fonte da vida é Deus e Jesus Cristo, demonstrando a união perfeita entre eles.

A Árvore da Vida (Apocalipse 22:2): Localizada no centro da cidade: A árvore-da-vida representa a vida abundante e a cura que Deus oferece aos seus filhos. Frutos frutíferos: A árvore produz doze frutos diferentes a cada mês, simbolizando a provisão contínua de bênçãos de Deus. Folhas medicinais: As folhas da árvore servem para a cura das nações, demonstrando o poder de Deus para restaurar e curar.

A Ausência de Maldição (Apocalipse 22:3): O povo do milênio, ou seja, de Israel e de outras nações desfrutarão de todas essas bênçãos no reinado do Senhor Jesus Cristo. Também haverá o fim da maldição: A maldição que entrou no mundo devido ao pecado será completamente removida na Jerusalém terrena, pois o Senhor Jesus, como Rei, regerá a todos com muito amor, mas também com vara de ferro. Trono de Deus e do Cordeiro: A presença de Deus e Jesus Cristo na cidade significa que a justiça, a paz e o amor reinarão para sempre.

Adoração e serviço: Os servos de Deus o adorarão e o servirão com alegria e gratidão. O brilho da Jerusalém celestial que estará em órbita fixa no espaço sobre a Jerusalém terrena alumiará toda a terra no reino milenar de Cristo, brilho esse que ofuscará o do sol e da lua. Significa que o seu brilho durante o dia será notório e a noite o seu brilho tornará a noite em dia.

Pastor Adilson Guilhermel