Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 11 - COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO

 Link da aula ministrada em vídeo:  https://youtu.be/CRNC_oeMfYc

Data da Aula: 14 de Março de 2021

Lição 11 - COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO 
Texto Áureo: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”(Mt 28.19) 
Leitura Bíblica em Classe: Marcos 16.14-20  

IntroduçãoO compromisso com a evangelização significa pregar, propagar e estabelecer semeando as boas novas da salvação em Cristo Jesus. Devemos entender que esse é um compromisso ordenado por Jesus para todos os seus discípulos, que envolve toda a sua igreja. Quando se evangeliza deve ser pregado o verdadeiro evangelho, cujo conteúdo principal é Cristo; e a sua mensagem é a justificação pela fé. A justificação pela fé é um ato divino para quem se entrega ao conteúdo do evangelho, que é Cristo. O Evangelho é a proclamação da atividade redentora de Deus em Cristo Jesus, a favor do homem escravizado pelo pecado.  


  1. NAS EVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO NÃO PODE HAVER INCREDULIDADE. 

Marcos 16.14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 

O túmulo onde o corpo de Jesus foi sepultado foi visitado por Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Salomé e Joana. A primeira surpresa foi quando chegaram ao túmulo a pedra do sepulcro estava removida, rolada para o lado. A segunda surpresa é que ao entrarem encontraram dois anjos no túmulo e a terceira surpresa foi ouvir o que os anjos lhes transmitiram acerca de Jesus, os quais testificaram a sua ressurreição. Essas mulheres foram as primeiras pessoas a proclamar sobre a ressurreição. Maria Madalena se encontrou com Pedro e João e contou o acontecido. Maria Madalena havia se demorado um pouco no túmulo e ficando só, Jesus lhe apareceu e falou com ela pessoalmente. Todos esses acontecimentos foram transmitidos aos discípulos, que receberam com reservas o relato das mulheres, visto que o testemunho de uma mulher não era aceito pelos homens. Os discípulos a caminho de Emaús deram seu testemunho, mas nem todos creram. As opiniões entre os discípulos estavam divididas, até que o próprio Jesus apareceu entre eles. Os relatos que os seus discípulos ouviram foram de pessoas sérias e altamente confiáveis, as quais eles deveriam ter acreditado sem reservas, pois o que eles ouviram não poderiam duvidar, pois se alinhava com o que Jesus disse a respeito de que ia ressuscitar ao terceiro dia. Algo que é repreensível pelo Senhor é o sintoma de incredulidade entre os seus seguidores. Mateus 9:37b  A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.”   

  1. A COMISSÃO DO IR E ESPALHAR O EVANGELHO É UM DEVER PARA TODOS CRISTÃOS.   

Marcos 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

Jesus encerrando a sua missão terrena com êxito, onde abriu a porta da salvação, passa a todos os seus seguidores a comissão de espalhar a mensagem do evangelho sem limites geográficos e sem acepção de pessoas. A mensagem é o evangelho, as boas-novas da salvação pela fé em Cristo Jesus. A comissão que é extensiva a todos os cristãos é compartilhar essa mensagem com o mundo. Romanos 10:15b  Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.  

  1. A CONDIÇÃO FOI DADA; CRER NO EVANGELHO SERÁ SALVO, CASO NÃO, CONDENADO.

Marcos 16.16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

O nosso dever é pregar o evangelho, até mesmo na simplicidade do testemunho da nossa conversão e da transformação maravilhosa que aconteceu em nossas vidas. Quando levamos a mensagem ao pecador nós temos a presença do Espírito Santo, o qual estará operando na conscientização do evangelizado. Assim quando você evangeliza está fazendo a sua parte que é ir até o pecador e falar sobre a salvação sem se preocupar com o efeito, pois o efeito é a parte do Espírito Santo, aquele que convence o pecador. Quando o pecador crê e se arrepende entregando a sua vida ao Senhor, acontece o sobrenatural, que é a transformação do homem velho em nova criatura. É no momento dessa conversão que ocorre o batismo espiritual, o qual o texto está indicando. Muitos confundem a questão do batismo achando que é sacramental nas águas, mas isso é um engano, pois o batismo nas águas é a representação do batismo espiritual. Quem não passar pelo batismo espiritual e for levado às águas está apenas tomando um banho e ficando no engano, por pessoas não qualificadas. Mateus 22:29 b Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

  1. TODOS OS QUE SE EMPENHAM A PROPAGAR O EVANGELHO SÃO DOTADOS DE PODER.  

Marcos 16.17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16.18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 

A evangelização envolve necessariamente levar a mensagem de boas novas ao pecador, mas é preciso entender que essa comissão vai bater de frente com os poderes das trevas. Não basta querer evangelizar, pois essa missão envolve preparo tanto na palavra, como o preparo espiritual. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12. Por esse motivo é que Jesus nos deu autoridade sobre os poderes das trevas. Falarão novas línguas seria o revestimento de poder pelo batismo com o Espírito Santo, que propiciou receber os dons espirituais a serem usados nessa missão em prol do reino de Deus. A questão de pegar em serpente  e beber veneno não significa estar querendo mostrar imunidade por exibicionismo, pois se assim for, vai morrer pela picada da cobra, ou pelo veneno bebido. Essa promessa aconteceu com o apóstolo Paulo, que inesperadamente que pegava alguns gravetos para fazer fogo, foi picado por uma víbora mortal e nada lhe aconteceu. Jesus dá também o dom de curar, mas não de uma forma generalizada, pois nem todos têm esse dom.     

  1. JESUS CONCLUIU SUA OBRA E FOI PARA O CÉU, MAS PASSOU A NÓS A CONTINUIDADE. 

Marcos 16.19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16.20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! 

Jesus sobe ao céu sendo recebido com grande festa pela sua missão triunfante e assentou-se à direita de Deus Pai, para exercer o ministério de Sumo Sacerdote. Tudo que recebemos do Deus Pai, ou que Ele recebe de nós é por intermédio do seu Filho que intercede junto ao Pai, pelas orações, petições e clamores, Também como Sumo Sacerdote Ele realiza a expiação das almas que se arrependem fazendo a reconciliação com o Deus Pai. Ninguém consegue chegar ao Deus Pai, se não for através do Senhor Jesus. Ele disse: ninguém vem ao Pai se não for por mim.  

Pastor Adilson Guilhermel