Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 02 - IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA

LIÇÃO 02 - IMAGENS BÍBLICAS DA IGREJA

Texto Áureo: 1 Pe 2.9 Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Leitura Bíblica em Classe: Efésios 5.25-32; 1 Pedro 2.9,10

Introdução: Deus nos escolheu dentre os muitos chamados para sermos o seu próprio povo, com a função de sacerdotes reais para sermos seu representante neste mundo. Estamos no mundo, mas não somos do mundo e, está é a razão de sermos um povo separado para vivermos conforme os seus preceitos, ao pagar um alto preço por nós nos comprando com o seu próprio sangue e toda nossa devoção devemos lhe prestar. É nosso dever anunciar as suas virtudes compartilhando as boas novas da salvação, a qual é uma mensagem poderosa que pode transformar e mudar a vida de muitas pessoas neste mundo.

1. O RELACIONAMENTO DE CRISTO E A IGREJA É MODELO PARA O CASAL CRISTÃO.

Efésios 5.25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5.26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5.27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

O casal cristão que vive sob o senhorio de Cristo, o resultado só pode ser uma vida de harmonia. Gostaria que tua esposa te obedecesse como a Igreja obedece a Cristo? Então cuida dela, como Cristo faz em relação à Igreja. Aqui vemos uma questão crucial no que tange o relacionamento conjugal, como também uma condicional, pois os nossos relacionamentos terrenos são figuras e símbolos das realidades sagradas. No relacionamento no que tange o convívio diário, temos que nos inspirar nas virtudes das realidades eternas. Quanto mais assim o fizermos, as realidades eternas se voltam para o lado transcendental a fim de que as terrenas se tornem algo prazeroso de grande felicidade para o casal. O amor conjugal aqui é elevado ao nível mais alto possível, pois se vê no conjugue uma imagem do relacionamento entre Cristo e a Igreja. Não são fáceis as coisas sempre correrem bem em um relacionamento conjugal, mas é preciso uma conscientização de um esforço para alcançar uma vida de harmonia. Isso porque se tomar a Igreja como padrão para o amor por sua esposa, ele a amará sacrificialmente. Cristo entregou-se pela Igreja; da mesma forma, o marido entrega-se, por amor, a esposa, procurando superar todas as intempéries da vida. É o Espírito Santo que santifica e purifica a igreja por meio da palavra de Deus. A expressão lavagem de água não se refere ao batismo sacramental. Essa ação do Espírito realizada nos cristãos é um processo contínuo, isso se facilitarmos esta ação do Espírito. Porém, o apóstolo Paulo foi inspirado pelo Espírito em decorrência da cultura daqueles tempos, onde eles sobrepujavam suas mulheres, impedindo com suas ações o seu desenvolvimento espiritual. Isso também acontece em nossos tempos, talvez em menor escala, mas é evidente que sim, onde com rudeza trazem impedimentos que afetam sobremaneira o processo de santificação e purificação, onde colocam regras de conduta forçadas com a sua mulher, impedindo de muitas coisas que elas desejariam fazer para Cristo. A igreja em geral, e os cristãos individualmente em particular, não estão livres de máculas ou rugas até que chegue a glória, isto porque, todos estamos num processo de aperfeiçoamento e, portanto, temos defeitos e por isso devemos conferir liberdade ao Espírito para que eles vão se sanando.  

2. NO RELACIONAMENTO DO CASAL AMBOS DEVEM SABER QUE NÃO SÃO DOIS E SIM UM.

Efésios 5.28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5.29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Efésios 5.30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Efésios 5.31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Efésios 5.32  Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Ambos se tornam uma só carne, significando uma união que deve ser perfeita, como se fossem um só. Portanto, se um, ou outro faz algo de ruim, está fazendo contra, sim, mesmo. Se maltratar, ofender, agredir e outras coisas mais, estão fazendo contra si e os resultados serão desastrosos. A palavra aqui dita pelo apóstolo aponta mais para os homens, pois o machismo impera mais entre eles, lógico que não generalizando por haver muitos que se enquadram na condição mais adequada ao que diz a palavra. Não pode haver ódio do marido contra mulher, pois o ódio dirigido a ela afeta a si próprio. Assim como o homem cuida da própria carne, alimenta e sustentando, ele deve fazer com a mulher, não negando as condições necessárias para as coisas que ela necessita. Cristo alimenta e cuida da igreja por ser uma mesma carne com Ele. Porque somos membros do Seu corpo, tendo sido feitos de Sua carne e seus ossos. Deixará o homem a seu pai e a sua mãe (não fala aqui a mulher deixará o seu pai e sua mãe) e sim o homem. Então vamos para a parte espiritual que teve efeito quando Cristo deixou o seio do Pai para tomar para Si a igreja dentre um mundo perdido. Esperamos que a qualquer momento Cristo deixe a morada do Pai para completar a sua união com a noiva (igreja) que celebrará as bodas no plano celestial se tornando esposa, tudo isso num sentido simbólico e espiritual.

3. NO RELACIONAMENTO COMO CRISTÃO AMBOS PERTENCEM A CLASSE SACERDOTAL.

1 Pedro 2.9  Mas voz sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2.10  Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

A bíblia fala dos anjos eleitos, o que significa que da terça parte dos anjos que aderiu à rebelião de Lúcifer, nem todos a aderiram e preferiram seguir a Deus, a seguir Lúcifer. Este ser que era anjo de luz se tornou um ser das trevas; por isso, são chamados anjos eleitos. Também nós quando nos convertemos negamos seguir a Satanás e preferimos seguir a Cristo, por isso também somos chamados de geração eleita, que passamos a fazer parte da classe inédita como sacerdotes reais, ou seja, sacerdotes do Rei Jesus. Somos uma nação santa, pois estamos no mundo, mas não somos do mundo, tendo o privilégio de estarmos assentados com Cristo nas regiões celestiais e participantes de todas as bênçãos das regiões celestiais. Fomos adquiridos com a missão de sermos testemunhas de Cristo, para darmos o testemunho do que Ele fez em nossas vidas, tirando-nos das trevas para a sua maravilhosa luz, onde para isso foi usado a força do Seu poder. Israel foi o povo escolhido, porém como diz a palavra, Ele veio para os seus e os seus não o receberam. Nós não éramos povos escolhidos, mas agora tudo que Deus disse de seu antigo povo podemos realizar em Cristo e por meio dele. Por isso, agora como povo de Deus devemos estar sempre elevando a nossa gratidão com cânticos de louvor àquele que nos chamou para a sua maravilhosa luz.

Pastor Adilson Guilhermel