Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 6 - Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito



 Lição 6 - Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito
Texto Áureo: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”(Hb 12.14)
Leitura Bíblica em Classe: 1 Pedro 1.13-23

Introdução: O crente se santifica quando não cede às tentações da carne e vive voltado às realidades espirituais do reino de Deus. Quem anda no Espírito continuamente e se afasta das tentações da carne que são prejudiciais a sua espiritualidade, são os que estão em santificação. E, nossa caminhada cristã tem dois alvos essenciais para que seja uma caminhada que agrada a Deus, a qual é viver em paz com todos e, em santidade diante do Senhor. Se não estivermos focados nesses dois alvos poderemos ficar desprovidos da graça de Deus, a qual é essencial em nossa vida. Quem está falho nestes dois alvos, significa que está em pecado e persistindo nisso, não entrará na cidade celestial e ficará reservado para o tormento eterno. 
1 - A SANTIFICAÇÃO É UMA ORDEM DIVINA QUE ENVOLVE A NOSSA SALVAÇÃO.
1 Pedro 1.13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, 1 Pedro 1.14 - como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 1 Pedro 1.15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 1 Pedro 1.16 - porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
A santificação é uma questão de conscientização e que requer nossa consagração, pois é condicional a uma expectativa convicta de ver Jesus Cristo. A nossa mente deve estar disciplinada em relação a vinda de Jesus e devemos viver de acordo com essa realidade sem descuidarmos. A nossa obediência ao Espírito Santo é fundamental para superarmos todos os desejos carnais, pois não estamos mais no tempo da ignorância. Deus não leva em conta o tempo da ignorância, isso, quando estávamos no mundo, mas agora como cristãos não se pode alegar ignorância, pois não somos mais; e os pecados que cometermos voluntariamente serão imputados. Para ser identificado como filho de Deus exige-se uma vida de santidade. 
2 -  A SANTIDADE EXIGE REVERÊNCIA RESPEITOSA A DEUS, QUE É PAI E JUÍZ. 
1 Pedro 1.17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1.18 - sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, 1 Pedro 1.19 - mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
Todos os que se tornam cristãos têm acesso ao Pai através de Cristo, pois Ele não faz acepção de pessoas.  No momento da partida deste mundo, seja por morte, ou pelo arrebatamento, já ocorre um julgamento segundo as nossas obras. Significa que durante a nossa peregrinação neste plano terreno, o Senhor Deus observa o nosso comportamento e se andarmos em temor fugindo do pecado e levando uma vida de santidade seremos aprovados e iremos para o paraíso celestial. Caso o nosso comportamento seja adverso a esse, Deus julgará e a sentença será a condenação eterna. O preço da redenção foi infinito e isso reforça um julgamento imparcial sem acepção de pessoas, daí, a necessidade da conscientização com o dever da santidade, pois sem ela ninguém entrará no reino de Deus. Anos de obediência não compram um instante em que alguém sujou as suas vestes com um pecado contra Deus e contra o corpo de Cristo. Somos forasteiros e peregrinos nesta terra e a nossa vida é curta demais para desperdiçarmos na prática da desobediência e pecado. 
3 - NO PLANO ETERNO DE DEUS HAVIA UM DECRETO, SALVAÇÃO SÓ EM CRISTO JESUS.
1 Pedro 1.20 - o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; 1 Pedro 1.21 - e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1.22 - Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; 1 Pedro 1.23 - sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
A morte de Cristo e a sua ressurreição foi o cumprimento de um plano determinado por Deus antes da fundação do mundo. Do ponto de vista do homem, Cristo foi um transgressor da lei sentenciado como um criminoso à morte por crucificação. Do ponto de vista divino, Cristo veio para cumprir uma missão já predestinada na eternidade antes da criação do mundo para ser o redentor do homem. Quem não quer aceitar a proposta de salvação crendo que Ele morreu e ressuscitou para que passassemos por um processo de morte do velho homem e ressurreição do novo homem, está na condição de condenado como réu de juízo. Esses que resistem e não querem enxergar o seu estado pecaminoso deveriam ter medo de Deus, pois quem o resiste, saberá um dia, que Ele é amor, mas também é fogo consumidor. Quando cair em si, aí já é tarde, pois estará no lugar de tormento por causa da dureza do seu coração. O nosso processo de purificação será contínuo quando estivermos submissos à autoridade da Palavra de Deus. Com a justificação alcançada pela semente incorruptível fomos regenerados ganhando a condição de salvos, condição esta que deve ser mantida através da santificação mantendo um coração purificado. A purificação também envolve o nosso relacionamento fraternal com todos sem qualquer tipo de fingimento. Todos os crentes devem estar ativos no processo de purificação de si mesmo e todo esse processo é realizado pela palavra de Deus operada pelo Espírito Santo.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel


 .