Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO ENFRENTOU OPOSIÇÃO

Lição 04 – A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO ENFRENTOU OPOSIÇÃO.
Texto Áureo: Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. (Ne 4.6)
Leitura Bíblica em Classe: Esdras 4.7,9,11-13,15,16,21-24 
Introdução: Oposição significa impedimento, ou obstáculo contra algo que está em andamento. Isso acontece em vários segmentos, e aqui no caso em se tratando das coisas do reino de Deus, as oposições são contínuas e vem dos que estão aliados ao Diabo. Assim como Deus tem os seus instrumentos que militam legitimamente em favor da Sua causa, que é preservar a integridade do Evangelho puro da Sua graça, para que almas sejam conduzidas no caminho verdade que leva para o céu. O Diabo é o maior opositor da obra de Deus e, em relação a Israel, ele conseguiu muitas vitórias, isto porque, Israel, não generalizando, foi um povo de dura cerviz, o que deu vantagem ao Diabo de impor muitas derrotas a esse povo. Com a fundação da Igreja pós Cruz, o Diabo se voltou contra ela de uma forma ardilosa agindo de várias maneiras, e o seu maior trunfo foi introduzir o joio no meio do trigo. Jesus advertiu sobre isso quando disse que surgiriam falsos pastores que fariam milagres e maravilhas e enganariam a muitos, até mesmo os escolhidos. Assim podemos identificar esses lobos devoradores que induzem a fé do povo a se voltar para o materialismo com a herética doutrina da prosperidade e da cura fácil.
1. Sempre haverá oposições  quando o povo de Deus se dispõe a servir na obra.
Esdras 4.7- E, nos dias de Artaxerxes, escreveu Bislão, Mitredate, Tabeel e os outros da sua companhia a Artaxerxes, rei da Pérsia; e a carta estava escrita em caracteres aramaicos e na língua siríaca. Esdras 4.9- Então, escreveu Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e os outros da sua companhia: dinaítas e afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, e lamitas. Esdras 4.11- Este, pois, é o teor da carta que ao rei Artaxerxes lhe mandaram: Teus servos, os homens daquém do rio e em tal tempo.
Os inimigos opositores ao redor, ou seja, das cercanias de Jerusalém, preocupados com as perdas que teriam com a reconstrução do Templo procuraram usar de qualquer meio para interromper essa reconstrução. A maioria desses opositores eram os samaritanos e outros povos, os quais exploravam o comércio em Jerusalém, que embora em ruínas, era um lugar de grande visitação, o que rendia vultosos lucros para esses comerciantes. Os judeus remanescentes que ficaram em Jerusalém quando os cativos foram levados para a Babilônia, também estavam aliados com esses povos das cercanias e não ofereciam qualquer resistência contra eles. Porém quando os cativos retornaram dispostos a fazer a obra de Deus com a reconstrução do Templo, início dos cultos e a reconstrução dos muros, aí, os opositores se levantaram, como sempre se levantam contra, aos que servem a Deus fielmente.
2. Os opositores exercem intentos maliciosos para causar danos a obra de Deus.
Esdras 4.12 – Saiba o rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém, e edificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e reparando os seus fundamentos. Esdras 4.13 – Agora, saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e as rendas; e assim se danificará a fazenda dos reis.
Os opositores se valeram de intentos maliciosos e inescrupulosos para usar de uma mentira nas cartas que enviaram a rei sobre as obras em Jerusalém. O que estava sendo reconstruído era o templo e não os muros, mas eles mentiram que o muro também estava sendo reconstruído. Fizeram isso se valendo de que o decreto do rei que era somente para reconstruir o Templo e não os muros. Desse modo, eles convenceram o rei a mandar paralisar as obras, e se valendo da ordem do rei para paralisar as obras, eles incluíram com sutileza, a da reconstrução do templo, que era o objetivo deles. Os opositores usaram de sutileza e maldade tomada por uma influência diabólica para alcançar os seus intentos malignos.
3. Os opositores procuram rebuscar erros do passado para acusar no presente.
Esdras 4.15 – para que se busque no livro das crônicas de teus pais, e, então, acharás no livro das crônicas e saberás que aquela foi uma cidade rebelde e danosa aos reis e províncias e que nela houve rebelião em tempos antigos; pelo que foi aquela cidade destruída. Esdras 4.16 – Nós, pois, fazemos notório ao rei que, se aquela cidade se reedificar e os seus muros se restaurarem, desta maneira não terás porção alguma desta banda do rio.
O rei da Pérsia deixou-se enganar pela mentira e falsidade bem arquitetada pelos samaritanos sem examinar as alegações da parte deles no sentido de apurar a sua veracidade, ou não. O rei consultando os registros referentes a Jerusalém descobriu que as alegações tinham sentido no que no passado haviam se rebelado contra o rei da Babilônia, o que poderia acontecer novamente se os judeus fortificassem a cidade, principalmente com os muros restaurados. Nesse caso a mentira dos opositores prevalecia, pois não era a cidade e os muros que estavam sendo reconstruídos.
4. Os opositores podem até conseguir seus intentos, mas é só por pouco tempo.
Esdras 4.21- Agora, pois, dai ordem para que aqueles homens parem, afim de que não se edifique aquela cidade, até que se dê uma ordem por mim. Esdras 4.22- E guardai-vos de cometerdes erro nisso; por que cresceria o dano para prejuízo dos reis?
Com sutileza nas suas intenções malignas os opositores não mencionaram a reconstrução do templo e sim a reconstrução da cidade e seus muros, pois se mencionasse o Templo certamente o Rei teria mais cuidado e checaria a denúncia deles. Como não havia um decreto para reconstrução da cidade e seus muros, os opositores pediram que ela não fosse reconstruída com seus muros e portas, alegando que isso poderia fortalecer os judeus em prejuízo dos reis.
5. Se o povo não reage aos opositores, dá chance de avançar em seus intentos
Esdras 4.23 – Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes se leu perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força de braço e com violência. Esdras 4.24 – Então, cessou a obra da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia.
Quando os opositores alcançaram os seus intentos fraudulentos com o recebimento da carta que os favorecia, apressadamente foram a Jerusalém, para notificar os edificadores dessa proibição e o pior, eles usaram de violência forçando a paralisação da obra do templo. Na realidade a preocupação maior dos opositores não era a reconstrução da cidade e dos muros e sim com a reconstrução do Templo, o que revela que o inimigo oculto, o próprio Satanás estava agindo nessa situação. Isto porque, a retomada dos cultos fortaleceria espiritualmente os judeus, o que não seria bom para Satanás, pois isso enfraqueceria o seu domínio em Jerusalém. A existência de Israel põe o povo em constante e renovada dependência de Deus, assim como a existência da Igreja, da mesma forma põe o povo em constante e renovada dependência de Deus. Estamos vivendo nessa caminhada no meio de várias religiões concorrentes que não são de Deus, mas se camuflam parecendo ser e que na realidade são os opositores daqueles que verdadeiramente estão fazendo a obra do Senhor.  
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel