Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

O INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA

Lição 8: O Início da Civilização Humana
Lições Bíblicas do 1° trimestre de 2020 – CPAD | Classe: Adultos
Texto Áureo: “E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.” (Gn 4.17)
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 4.1-16
Introdução: A primeira dispensação, ou seja, a da inocência finalizou-se com a entrada do pecado no mundo, que veio através de Adão o qual desobedeceu um único mandamento ordenado por Deus. A partir daí, tem início uma nova dispensação, a da consciência, onde começa a multiplicação da Raça Humana com o nascimento de Caim e Abel. Em cada dispensação, a qual sempre é um novo início, o homem fica sujeito a testes devendo obedecer a certas condições impostas por Deus, para a manutenção de estar, ou num caminho certo na condição de salvo, ou no caminho errado, na condição de não salvo. A condição de estar no caminho certo ou errado é totalmente pessoal, pois o homem foi dotado do direito de escolha no caminho que deve seguir, pois Deus não interfere na escolha do homem, apenas mostra o caminho e as condições para estar nele. Nesse início da civilização humana, o homem, agora caído, começou a multiplicar-se em uma geração dividida entre uma sociedade ímpia e uma sociedade crédula. Assim estas duas sociedades se separaram seguindo os seus próprio caminhos, mas não deixaram de se entrechocar, em uma luta incessante entre o bem e o mal através dos tempos. No período de cerca de dois mil anos antes do dilúvio o pecado prevalece de tal forma que ao final desta dispensação da consciência só restou Noé a esposa e os três filhos com as suas mulheres.
1. Com o pecado instalado, o primeiro casal começa a gerar o início da civilização.
Gênesis 4.1- E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.  Gênesis 4.2- E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
A ordem de Deus na questão da multiplicação da raça humana para encher a terra começou a ser cumprida pelo casal caído no pecado. Os primeiros resultados desta ordem divina vieram com o nascimento dos dois primeiros filhos, Caim que significa possessão e Abel que significa vaidade, sendo que o nome Caim lembra que a vida vem de Deus e o de Abel nos diz que a vida é breve e isso se cumpriria nele próprio. Como quase nem todos têm a mesma vocação, o primeiro que foi Caim se dedicou a agricultura e o segundo que foi Abel se dedicou a criação de ovelhas provavelmente quando atingiram a idade adulta. As duas ocupações eram igualmente importantes e, até aí, tudo bem, pois refletem uma diferença de interesses entre os dois irmãos, mas não o caráter que nem sempre está explícito, mas oculto. O caráter explícito já diz o que a pessoa é, mas o oculto em algum momento pode ser revelado e geralmente de uma forma trágica.
2. Neste início foram gerados dois filhos, cada um com personalidades diferentes.
Gênesis 4.3 – E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Gênesis 4.4- E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Os dois irmãos ainda sem uma aparente rivalidade entre eles, em determinado dia achegaram-se a Deus com ofertas voluntárias como atos de adoração. Caim apresentou ao Senhor a sua oferta com os frutos da terra e Abel apresentou a sua oferta com o melhor que ele tinha para oferecer, que foi os primogênitos das suas ovelhas e a sua gordura. Como é observado Caim ofereceu ao Senhor uma parte qualquer da sua produção, ao contrário de Abel que ofereceu o melhor parte das primícias. O Senhor diante das duas ofertas atentou para a de Abel rejeitando a de Caim e, isso vem demonstrar que  o Senhor não olha para a oferta, mas para o coração do ofertante. Isso indica que Abel estava com o coração totalmente voltado em adoração ao Senhor, ao contrário de Caim, que o fez de qualquer maneira. Deus só recebe o melhor e o melhor que Ele recebe é um coração cheio de fé voltado com a devoção devida do qual é digno.
3. Dentre as diferenças de personalidade a primeira mostra um instinto homicida.
Gênesis 4.5- Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. Gênesis 4.6- E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Gênesis 4.7- Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
Com o tempo a personalidade de Caim é revelada quando Deus não atentou para a sua oferta e, este ao invés de procurar saber o porque para se corrigir e não repetir o mesmo erro, ele dominado pelo ciúme do irmão encheu-se de fúria, já com instinto homicida. Quando o Senhor corrige é para que aceitemos a correção e procuremos fazer a coisa certa, sem deixar que nenhum sentimento contrário venha nos dominar. Quando isso não acontece o pecado fala mais alto e, é a oportunidade que o Diabo busca para persuadir o indivíduo cheio de ira a avançar na sua obsessão homicida até chegar às vias de fato a fim de tirar a vida daquele que acha que é seu oponente. O Senhor coloca diante dos homens a vida e a morte, a bênção e a maldição como também dá a retribuição justa de acordo com a conduta de cada um. A responsabilidade é pessoal, pois todos são dotados de um princípio inteligente para discernir o certo do errado e nesse caso ninguém fica inescusável diante do Senhor por aquilo que pratica. Se a conduta de cada um está de acordo com as condicionais estabelecidas pelo Senhor, a sua vida estará debaixo das suas bênçãos que revelam a Sua benevolência. Quando cumprimos fielmente as condicionais divinas nunca deixaremos de estar debaixo das suas misericórdias.
4. Quem tem instinto homicida não aceita perder e não consegue resistir ao mal.
Gênesis 4.8 – E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. Gênesis 4.9- E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Gênesis 4.10 – E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
Apesar das advertências ditadas por Deus a Caim, para conter os seus impulsos de fúria, isso não foi o suficiente para detê-lo nos seus propósitos bárbaros. Certamente os dois mantinham um relacionamento de amizade, o que proporciona para Caim manter em oculto os seus sentimentos de perversidade e desse modo Abel não viesse a suspeitar das más intenções do seu irmão contra ele. Assim dominado por um ciúme doentio ele deu oportunidade ao Diabo para incitá-lo de tal maneira que acabou executando o seu irmão. A frivolidade de Caim ao negar diante de Deus o seu ato desumano revelava a natureza egoísta da maldade que tinha praticado, negando assim a essência da lei do amor. Nada escapa aos olhos de Deus, tanto os feitos bons, como os feitos maus e isso é algo ignorado por muitos, pois ninguém que pratica uma maldade, ficará impune.
5. Quem não consegue resistir ao mal sofrerá a consequência da sua atrocidade.
Gênesis 4.11- E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.Gênesis 4.12 – Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. Gênesis 4.13 – Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Gênesis 4.14 – Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.  Gênesis 4.15 – O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. Gênesis 4.16 – E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
Quem tem uma índole maldosa, com o tempo tem uma cauterização mental e quando pratica algo horrendo como foi o caso de Caim, não tem consciência da dimensão dos seus atos e foi preciso Deus insuflar nele um pouco de consciência para se dar conta da sua horrenda atitude bárbara. Apesar de estarem totalmente sós no momento do assassinato, sem a presença de qualquer testemunha que só poderiam ser os seus pais, Caim não imaginou que tudo que fez foi observado por alguém que tudo vê e que pune, o qual é Deus, pois a sua justiça atua sobre tudo e sobre todos e ninguém pode escapar das suas mãos. O sangue inocente derramado infectou o solo, que não produziria nada com abundância e, com isso Caim haveria de trabalhar duro e suar muito para conseguir os seus resultados. Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas após esse incidente fatídico e, com o tempo ao chegarem à idade adulta teriam conhecimento dessa atrocidade, o que geraria neles um sentimento de ódio e vingança sobre Caim. Desse modo ele seria caçado pelos homens ficando exposto à morte a qualquer momento. Porém Deus tomou providências para que isso não acontecesse e para garantir isso, foi posta uma marca em Caim indicando que estava sob a proteção divina. Caim deixou a presença de Deus indo para a terra de Node, que significa perambulação ou vagueação. Assim acontece quando as pessoas abandonam a presença de Deus, pois quem não vive na presença de Deus, na realidade está vagueando sem qualquer destino. Agora com relação aos justos estamos vagueando como forasteiros e peregrinos, mas a nossa peregrinação tem um destino certo, o qual é as dimensões celestiais.
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel