Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

A QUEDA DO SER HUMANO

Lição 7: A Queda do Ser Humano
Texto Áureo: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.” (Rm 5.12)
Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 3.1-7

IntroduçãoAdão e Eva, sendo o primeiro casal e que deles viria toda a humanidade, caso não pecassem, todos nasceriam sem pecado, mas como pecaram, toda a humanidade também carrega a sua natureza pecaminosa. Sem o pecado todos seriam eternos fisicamente, mas com o pecado, também veio a morte e, em consequência disso a morte tornou-se uma experiência universal. Satanás como um habilidoso enganador conseguiu mudar o início da história humana, o qual teve êxito em promover o pecado original que acarretou a morte física e espiritual ao todo ser humano, pois todos sem distinção são herdeiros da natureza pecaminosa de Adão. Assim todos terão que enfrentar por causa do pecado o castigo que é comum a todos os seres humanos, o qual é a morte.
1.  Cuidado, Satanás pode agir na mente de alguém para alcançar seus intentos.
Gênesis 3.1 – Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Satanás após perder o governo do céu espacial, não se deu por vencido na sua sede de poder, sendo assim viu uma oportunidade de voltar a governar, não mais no céu celestial, mas agora no céu atmosférico, onde Adão havia recebido o governo da terra. Sabedor por experiência própria que o pecado contra Deus pode resultar em exoneração, ele sabe que se conseguir induzir Adão em pecar provocando a sua queda, o governo passaria para a sua posse, pois dentro de uma lógica, quem ganha assume o posto do derrotado. Embora Satanás sendo detentor de um grande poder, ele não poderia tomar o governo de Adão pela força, pois somente se esse pecasse é que perderia o governo. Nesse caso, Satanás precisaria usar de grande habilidade para alcançar seus intentos, que só surtiria efeito, se Adão pecasse sem ser forçado, mas de livre e espontânea vontade e, esse pecado seria imputado, pois ele tinha recebido um mandamento de Deus a respeito de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Satanás disfarçado numa serpente discerniu que se fosse direto em Adão que tinha recebido o mandamento poderia não dar certo, desse modo estrategicamente ele viu a possibilidade maior de ir primeiro na mulher agindo na sua mente para que através dela, Adão caísse no seu ardil.
2. Cuidado, Satanás sabe usar de habilidades  em contradizer a palavra de Deus.
Gênesis 3.2 – E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Gênesis 3.3 – mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Gênesis 3.4 – Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
A condição de Satanás como o pai da mentira tem início nesse episódio quando ele habilmente procurou contradizer a palavra de Deus que é imutável através de uma mentira. A mentira é a arma mais usada por Satanás para induzir o homem ao erro gravíssimo da desobediência. Foi com mentira que Satanás conseguiu induzir a terça parte dos anjos a se aliarem com ele para uma tomada de poder no céu celestial. Nesse episódio todos esses anjos também caíram com ele, quando Deus os destituiu da sua glória passando a serem seres das trevas. Em nossos tempos a sua área de atuação mais intensa é na Igreja de Cristo e com todos os seus ardis tem conseguido grandes progressos nesse meio operando a multiplicação da iniquidade e com isso esfriando a fé de muitos.
3. Cuidado, Satanás consegue levar pessoas a terem atitudes de desobediência.
Gênesis 3.5 – Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Satanás como o pai da mentira sabe conduzir com habilidade as pessoas à prática da desobediência a Deus. A sua estratégia mais usada é confundir a mente do indivíduo, o qual pode não lhe dar ouvidos e o derrotar com as armas espirituais que Deus provê, ou aceitar os suas sugestões e cair nas suas armadilhas. Todo cristão deve em todo tempo estar resguardado quanto as tentações, pois elas sempre tem um agente oculto trabalhando para que ela se concretize e, se isso acontecer a derrota é certa. Em momento algum não podemos ter uma fé vacilante diante de uma tentação, pois as decisões hesitantes certamente oferecerá vantagens ao tentador. Paulo disse: não ignoreis os seus ardis.
4. Cuidado, Satanás mostra o que parece bom para levar em direção ao pecado.
Gênesis 3.6 – E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
A habilidade de Satanás é levar a pessoa a fazer aquilo que não lhe é permitido e, nesse caso a mulher sabia que o que ele a induzia a fazer seria uma desobediência a uma ordem divina. É preciso entender que o desejo de comer o fruto foi um pecado oculto, mas o ato de comer do fruto foi um pecado explícito. Após Eva comer do fruto, mesmo sem ela ainda saber, a malignidade já havia entrado no seu coração, pois assim como Satanás, ela usou de persuasão para induzir Adão a comer do fruto.
5. Cuidado, Satanás sabe que quem cai na sua irá enfrentar uma dura realidade.
Gênesis 3.7 – Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Concretizada a tentação vem o momento do cair em si e foi isso que aconteceu com o casal do Éden, quando as consequências da transgressão consumada dominaram os seus sentimentos, mas aí, já era tarde. Foi no momento que o pecado entrou na vida deles, que os seus olhos foram abertos para entenderem a grave transgressão que cometeram. Depois que fazem o ato de desobediência é que compreendem que é tarde demais e passam a enxergar a tolice que é desobedecer um mandamento de Deus. Para Adão acabou o governo que lhe foi dado por Deus e quem se apossou desse governo foi quem lhe derrotou, ou seja, o próprio Satanás. Aquele que está de pé cuide para que não caia.
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel