Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 13 - SEJA UM MORDOMO FIEL

Lição 13 - Seja um Mordomo Fiel
Texto Áureo: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mt 25.21)
Leitura Bíblica em Classe: Lucas 12.36-38, 42-46

Introdução: Nenhum ser humano tem o direito de dizer que não serve para nada, pois desde que nascemos já recebemos um presente de Deus que é um talento. Ao sermos gerados pelo Pai dos Espíritos que é Deus, no momento da nossa concepção no sentido biológico, já fomos privilegiados com um talento, o qual devemos descobri-lo, pois eles resultam de uma combinação genética. Agora independentemente de termos aceitado a Cristo ou não, ele deve ser desenvolvido, pois esse talento é que nos permite desenvolver habilidades tanto no sentido e atividades seculares, como também em atividades no sentido espiritual. Portanto, não diga que não sabe fazer nada, pois dizendo isso você está mentindo para si mesmo, ou usando esse termo para viver uma vida aprofundada na negligência e isso para o cristão, pode implicar na sua condição de salvo e entrar para o rol dos perdidos.
1. Seja fiel e esteja sempre preparado para receber o Senhor na ocasião da sua vinda.
Lucas 12.36 - E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.
A vinda de Cristo deve ser algo permanente na mente do cristão que almeja ir para as dimensões celestiais. Jesus disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Jesus através de parábolas fez algumas advertências a respeito da sua segunda vinda, a qual será em secreto e súbito. As virgens insensatas, embora sendo crentes ficaram do lado de fora da porta quando esta foi fechada. Por causa da sua negligência foram excluídas sem qualquer condição de terem uma nova oportunidade. Assim será para o crente que não levar a sua condição de salvo a sério, pois no céu não tem lugar para aquele que faz a obra do Senhor negligentemente. (Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Mateus 25:26; Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:30).
2. Seja fiel, pois um dia Jesus voltará e avaliará a maneira como estamos lhe servindo.
Lucas 12.37 - Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá.
Na parousia, ou seja, na primeira etapa da Sua segunda vinda, a qual se dará subitamente, Ele já terá avaliado a todos os crentes, ou seja, quem foi avaliado e aprovado e quem foi avaliado e reprovado. Quem passou pela avaliação e foi aprovado será arrebatado e quem foi avaliado e reprovado não será arrebatado, como também estará condenado ao juízo eterno. Ser fiel envolve compromisso com o reino de Deus, pois quem não tem compromisso com o reino de Deus incorre no pecado de omissão. Quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado e no céu não entra pecado. (E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21).
3. Seja fiel sempre servindo e vigiando, pois o dia e a hora da sua vinda, ninguém sabe.
Lucas 12.38 - E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
A Sua vinda será a qualquer momento e o tempo de Deus é o tempo kairos, ou seja, o tempo de Deus não é contado como o tempo chronos, que é o nosso tempo. O cristão não pode ficar escolhendo o tempo que serve ao Senhor e sim aproveitando todas as oportunidades para de uma forma contínua estar servindo ao Senhor para não sermos pegos de surpresa negligenciando com as coisas de Deus. (Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. 1 Tessalonicenses 5:1,2).
4. Seja fiel ministrando o alimento puro para os que estão sob nossa responsabilidade.
Lucas 12.42 - E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Os ministros que apascentam as ovelhas tem grande responsabilidade, pois a bíblia diz que ao que muito é dado, muito lhe será cobrado. Os líderes cristãos tem a reponsabilidade de doutrinar o povo de Deus, orientando; alimentando; protegendo; e guiando, pois o rebanho pertence a Deus e não ao homem. O líder deve cuidar para que suas ovelhas vivam de acordo com a Palavra de Deus. Devem fazer a obra com alegria e não por obrigação, pois Deus não aceita nada que é feito por obrigação. Também devem saber que o serviço ministerial não deve ser motivado pelo dinheiro, mas pelo amor pelas almas que estão sob a sua responsabilidade. (Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. 1 Pedro 5:2,3).
5. Seja fiel porque será feliz aos olhos de Deus, quem lhe apresentar obras consistentes.
Lucas 12.43 - Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim. Lucas 12.44 - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
Seja fiel em tudo porque os servos aprovados receberão um alto grau de glória e honra. O bom servo não busca fazer a sua própria vontade, ou contradizer os desejos e planos do Senhor Jesus. A fidelidade envolve fé e retidão nas exigências do Senhor, as quais devem ser obedecidas com constância no cumprimento das mesmas lembrando sempre que um dia haverá a prestação de contas. Porém quem se esforçar perseverando nas suas responsabilidades com o reino receberá uma grande promoção, a qual será a recompensa dos servos fiéis. Precisamos lembrar que não é aqui o nosso repouso, mas parece que muitos crentes já estão em estado de repouso, não querendo nada com o reino de Deus. O que nos compete fazer é procurar ser com todo o nosso esforço, ser um administrador fiel e sensato. É preciso lembrar que somos os trabalhadores da última hora. ("Ao cair da tarde, o dono da vinha disse a seu administrador: ‘Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário, começando com os últimos contratados e terminando nos primeiros’. Mateus 20:8).
6. Seja fiel, pois quem substitui a lei do amor pelo egoísmo, torna-se um infiel réu de juízo.
Lucas 12.45 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, Lucas 12.46 - virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
No reino de Deus não há lugar para quem tem uma conduta perversa e irresponsável, pois alguém que se identifica dessa maneira não tem parte nesse reino. Um das coisas detestáveis é aquele que não se importa com o seu próximo, antes o despreza e lhe impõe maus tratos. Tem muitos servos fiéis e compromissados com a obra, mas também existem os opostos, que agem com cobiça; sede de poder; egoísmo e muito mais. Na verdadeira igreja não há espaço para enganadores, os quais não se arrependendo o Senhor os enviará para o lugar dos infiéis e podemos ter certeza que não é o céu. (Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:30).


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel