Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO O1 - O MUNDO DO APÓSTOLO PAULO

1 Lição - 4° Tri. 2021 - O MUNDO DO APÓSTOLO PAULO

Texto Áureo: “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.” (At 9.15)  

Leitura Bíblica em Classe: Atos 26.1-7

Introdução: Paulo foi o grande apóstolo dos gentios, onde a fonte primária de informações a seu respeito encontra-se no livro de Atos e a fonte secundária encontra-se nas suas epístolas. Não se tem qualquer precisão quanto a sua idade, mas tem alguma indicação que tenha nascido no 4 ou 5 d.C, pois no apedrejamento de Estevão fala do jovem Saulo. Dentro dessa linha de entendimento entende-se que Paulo foi um contemporâneo mais jovem de Jesus. Não existe qualquer informação que ele tenha visto Jesus, mas certamente ele sabia sobre os passos de Jesus, curando e pregando o evangelho do reino. Paulo pertencia à seita dos fariseus e era certamente muito influenciado por eles. A informações não precisas de que sua mãe era de origem judia e seu pai era de origem grega, fator esse importante para que tivesse a cidadania romana por causa da origem do pai. Sua profissão era de fabricante de tendas e foi instruído no judaísmo conhecedor das leis mosaicas, como também era conhecedor da filosofia grega e romana. Seu mentor foi o mestre Gamaliel. Era extremamente zeloso na fé que professava e quando os apóstolos dão seguimento a obra de Cristo ele certamente instigado pelos sacerdotes do templo e pelos fariseus do sinédrio, impôs uma ferrenha perseguição aos seguidores de Cristo, tendo chegado a assassínio, não poupando nem as mulheres. Mas a sua trajetória de perseguidor da igreja muda de rumo ao ser interpelado por Cristo na estrada de Damasco. A partir daí, assim como era um zeloso defensor do judaísmo, ele passa a ser um zeloso defensor e propagador do Evangelho de Cristo. Cristo encontrou em Paulo o perfil ideal para a propagação do Evangelho, com qualificações para atuar tanto com os judeus, como principalmente com os gentios. Os demais apóstolos se restringiram em relação aos gentios, direcionando a evangelização para os judeus e como os judeus eram na maioria resistentes ao evangelho, a obra de crescimento do reino não avançava. Já com o apóstolo Paulo as coisas mudaram porque ele obedecendo a Cristo levou o evangelho aos gentios onde o campo era mais fértil e assim a obra cresceu por todos os lugares dos povos gentílicos cumprindo assim o ide de Jesus.  

1. O PRISIONEIRO PAULO SE SENTIA FELIZ EM FAZER A SUA DEFESA. 

Atos 26.1  DEPOIS Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu: Atos 26.2  Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus;

O Sumo Sacerdote Ananias foi apresentar acusações às autoridades romanas, mas é preciso voltar um tempo atrás para se entender o porquê de tanta ira dos religiosos de Jerusalém contra Paulo.
Assim como Jesus foi perseguido pelos sacerdotes de conluio com a seita dos fariseus, os quais tentavam pegá-lo em alguma falta, também foi com o apóstolo Paulo. Na ressurreição de Jesus os sacerdotes subornaram os guardas para afirmarem que o corpo tinha sido levado pelos seus discípulos e assim esconder do povo que ele havia ressuscitado. Os sacerdotes com isso mantiveram essa mentira para fazer o povo voltar às práticas cerimoniais da lei e continuarem com o seu comércio no templo. Quando eles sabem que Paulo estava pregando em Jerusalém sobre a doutrina da ressurreição de Cristo, eles reagiram furiosamente contra Paulo tentando matá-lo. Depois de várias investidas dos judeus em acusá-lo, às autoridades romanas não viram qualquer crime nas suas prédicas e não tendo motivos para mantê-lo preso. Porém Paulo tinha discernimento de que os judeus estavam dispostos a qualquer coisa para vê-lo morto, então ele apela para se defender com o Imperador César em Roma. Paulo estava sendo julgado por pregar sobre a esperança na ressurreição dos mortos.  

2. PAULO TINHA ELEVADO NÍVEL CULTURAL E ESPIRITUAL NA SUA FALA

Atos 26.3  Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência. Atos 26.4  Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem, Atos 26.5  Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.

Paulo sabia como interagir com os sábios, com os tolos, com os fracos para entregar a mensagem do evangelho, de uma forma que todos viessem a compreender e assim ganhá-los para Cristo. Nessa passagem Paulo está acorrentado pelos pés e diante do rei Agripa, foi-lhe dada a  oportunidade de falar em sua defesa. Paulo não estava falando com um leigo em relação à lei de Moisés, pois o Rei Agripa conhecia profundamente as questões relacionadas ao judaísmo, e assim o apóstolo tinha que ter conhecimento de causa na sua defesa. Manejar bem a palavra de Deus não é para leigos e sim para aqueles que se preparam com muita dedicação a esse ministério. Quem maneja bem a palavra nunca será envergonhado diante de qualquer situação que esteja envolvido, pois tudo que requer o uso da Palavra se conta com a presença do Espírito Santo. Paulo tinha um testemunho de vida que foi exposto na audiência, onde ele não esconde o seu passado onde pela ignorância ao evangelho, era um perseguidor da igreja da qual agora ele fazia parte. No nosso testemunho de fé, não podemos esconder o que éramos antes, para assim mostrarmos o que somos hoje com Cristo em nossas vidas. 

3. NA FALA DE PAULO ELE MOSTRAVA COM CONVICÇÃO A SUA NOVA FÉ.

Atos 26.6  E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado. Atos 26.7  À qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.

Paulo defendia a ressurreição de Cristo, não como algo que iria acontecer, mas sim como algo que já tinha acontecido, no caso do Senhor Jesus Cristo, para confirmar assim que ele foi o Messias, o qual os seus não o reconheceram como tal. Também fazia com maestria a defesa do seu apostolado, a qual muitos dos judeus não reconheciam e o tinham como um falso apóstolo que pregava contra a lei de Moisés. Paulo falou sobre a promessa de Deus com relação à salvação para todos os povos que crescem nele sem acepção de pessoas. As doze tribos, ou seja Israel compartilhavam da mesma esperança, isto é a vinda do Messias, porém ele veio de uma forma, a qual foi rejeitado pelos seus. O levante deles contra Paulo era contra as atividades propagadoras dessa esperança já alcançadas quando Cristo se identificou como o Messias, cumprindo a sua missão salvífica e consumada na Cruz, sendo autenticado com o túmulo vazio, revelando a sua ressurreição. Israel rejeitando o Messias que veio, ainda continuam com essa esperança acesa, de que ele virá. É certo que Jesus virá e no final da grande tribulação ele se idenficará como o Messias que já veio. E olharão para Ele, e prantearão com grande pranto, aquele o qual eles transpassaram. É nesse momento que Israel se converte totalmente a Cristo, onde estarão sob o seu reino no milênio. 

Este comentário é elaborado exclusivamente pelo texto da leitura bíblica em classe. 

Pastor Adilson Guilhermel