Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 9 - A Sutileza do Movimento dos Desigrejados

Lição 09: A SUTILEZA DO MOVIMENTO DOS DESIGREJADOS

Texto Áureo: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.” (Hb 10.25)

Leitura Bíblica em Classe: Hebreus 10.19-25

Introdução: Na eclesiologia, que é a doutrina da igreja, estudamos que a igreja é o corpo de Cristo, o qual Cristo é o cabeça desse corpo. Portanto, todos nós somos uma igreja no sentido organismo, que se constitui num só corpo, cujo cabeça é Cristo. Individualmente como igreja que somos, não temos uma placa que nos identifique como igreja. Isso significa que a igreja corpo de Cristo não tem placa, pois a que tem placa é o local onde a igreja corpo se reúne para prestar culto ao Senhor. Na igreja primitiva, havia a impossibilidade de construção de espaços de cultos maiores, o que era resolvido com os espaços pequenos em casas cedidas para esse propósito. Dessa forma os irmãos se reuniam nas casas de culto, para adorarem ao Senhor Deus. Em Atos 2.46 diz que eles se reuniam nas casas, mas iam ao templo para orar. Lembremos que todos eram judeus e tinham o costume de ir a esse templo, mas esse templo, já na nova aliança deixou de ser templo, pois Deus não mais ali se manifestava, porque a glória da primeira casa se mudou para a segunda casa, que somos nós, o templo do Espírito Santo não feito por mãos de homens. Nenhum lugar onde a igreja se reúne pode ser chamado de templo, e sim, casa de culto, espaço de culto ou local de adoração ou comunidade evangélica; menos templo, ou igreja, pois templo e igreja, somos nós individualmente. 

1. HÁ LIVRE ACESSO PARA ADORAR A DEUS NO SANTUÁRIO CELESTIAL. 

Hebreus 10.19 – Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, Hebreus 10.20 – pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, Hebreus 10.21 – e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,

O que era uma prerrogativa de só um homem, o Sumo Sacerdote, que tinha acesso uma vez por ano de entrar no lugar santíssimo, ou seja, na presença de Deus, passou a ser de todos que passaram a ser igreja de Cristo. Essa prerrogativa deixou de ser unitária, para ser totalitária quando o véu que separava o lugar santo, do lugar santíssimo, se rasgou de cima para baixo, abrindo total acesso à presença de Deus, no santuário celestial. É novo porque o nosso acesso não é por sangue de animais como era na antiga aliança para se chegar a Deus, e sim pelo sangue que Cristo derramado por nós na cruz. É vivo porque é contínuo e diuturno, com Cristo à destra do Pai como Sumo Sacerdote exercendo de modo ininterrupto o seu ofício intercessório e expiatório. Cristo é esse novo e vivo caminho e, somente por meio dele é que chegamos ao Deus Pai, sendo que não há outro meio para esse acesso. A certeza desse acesso, nos dá ousadia para irmos em espírito à presença de Deus no seu lugar santíssimo. Essa condição que nos foi dada, permite chegarmos a Ele a qualquer momento, do dia e da noite. 

2. O LIVRE ACESSO A DEUS FOI ABERTO POR CRISTO PELA SUA GRAÇA. 

Hebreus 10.22 – cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e 0 corpo lavado com água limpa, Hebreus 10.23 – retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.

Na antiga aliança o Sumo Sacerdote tinha que fazer todo um ritual de purificação, para no dia da expiação adentrar no lugar santíssimo. Isto significa para nós igreja, que embora tendo esse acesso, é necessário que a nossa vida esteja espiritualmente sendo conduzida em santidade e purificada, pois sem essas condições ninguém entra na sua presença. A Bíblia diz para sermos santos, como Ele é santo e, sem a santificação ninguém verá o Senhor. Por causa da perseguição aos cristãos iniciada em Jerusalém, muitos judeus que haviam abraçado essa nova fé, começaram a ser tentados a voltar para as leis cerimoniais da antiga aliança, daí, a necessidade de serem exortados a permanecerem firmes na fé que abraçaram, entendendo que só permaneceriam salvos estando com a sua fé voltada para Cristo. Enquanto estamos aqui nesse plano terreno, a nossa comunhão com Deus só se estreita mais ainda, quando rotineiramente entramos na sua presença, porém, é o primeiro estágio, pois o segundo estágio que será eternizado é quando estaremos presencialmente diante dele no santuário celestial e, isso vai acontecer porque fiel é o que prometeu.

3. O CULTO PRIVADO É BOM, PORÉM O CULTO PÚBLICO É FUNDAMENTAL.

Hebreus 10.24 – E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Hebreus 10.25 – não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

Somos o corpo de Cristo e, o corpo tem que estar unido, sendo que cada um que faz parte desse corpo, tem necessariamente que ser útil uns aos outros. O local de culto pode ser um um salão pequeno, médio ou grande, como também uma casa, desde que tenha um pastor para conduzir doutrinariamente os cristãos que ali congregam. O cristão não é uma ilha, portanto ele não pode querer se isolar dos demais, como um desigrejado, achando que pode caminhar só, sem uma liderança pastoral, como também não precisar estar em comunhão com os demais irmãos. Os que insistem em continuar como desigrejado, mal sabem que a sua atitude tem uma influência diabólica para que assim continue. A igreja corpo precisa congregar, não importa quantos sejam os dias do mês, o que importa é que estas reuniões em que cultuamos a Deus aconteçam. Quem deixa a sua congregação e vai para outra congregação por algum motivo não justificável, ou até mesmo para evitar alguma disciplina por estar em pecado, torna-se mesmo indo para outra congregação um desigrejado, isto porque, ficou fora da comunhão, induzido pela sutileza de Satanás. Satanás tem agido muito nessa área, onde ele se aproveita de um número alto de congregações, para induzir crentes a sair da sua congregação por qualquer motivo e se mudar para outra. São os rebeldes sem a noção de que está sendo um joguete nas mãos do Diabo. 


Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel