Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 6 - A Sutileza das Ideologias Contrárias a Família

 Lição 06: A SUTILEZA DAS IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS A FAMÍLIA.

Texto Áureo: “E disse O Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só;far-lhe–ei uma adjutora que esteja como diante dele.” (Gn 2.18)

Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 2.18-24

Introdução: Abordamos o tema pelo texto bíblico da lição mostrando como Deus planejou a questão do casamento e a sua estrutura para ser algo indissolúvel e inabalável em qualquer situação na vida conjugal. Tudo que Deus faz para ser perfeito, sempre Satanás está atento para tornar imperfeito agindo sempre com as suas sutilezas para tentar o homem e a mulher saírem do padrão estabelecido pelo Senhor. É bom lembrar que Satanás não obriga ninguém a nada, pois se fosse assim não haveria erro. O que ele faz é tentar, para que o homem e a mulher saiam dos fundamentos estabelecidos pelo Senhor, que é a monogamia, a heterossexualidade e indissolubilidade entre os pares macho e fêmea. Quebrando estes parametros, acabam entrando para o lado de ideologias malignas que levam a infidelidade conjugal como se fosse algo natural, como também outras distorções na área da sexualidade, com a poligamia, homossexualidade, bissexualidade, que nos últimos tempos tornanaram isso algo legal com leis aprovadas que devem ser cumpridas sem contextação, e como leis devem ser respeitadas e, quem agir contra corre o risco de ser penalizado. Na realidade, como diz a palavra, Deus os entregou às suas próprias paixões e os cristãos não devem contradizer isso. O que não se pode é trazer coisas desse tipo que são abomináveis aos olhos de Deus para o meio cristão, pois diferentemente de quem professa outra fé ou não, o crente está sob leis espirituais e nesse caso se entrar por esse caminho, esse pecado é imputado e, se não houver arrependimento perderá a sua salvação. Apocalipse 22:11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

1. O MATRIMÔNIO É UMA DÁDIVA DE DEUS, PORQUE NÃO É BOM O HOMEM VIVER SÓ.  

Gênesis 2.18 – E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

O matrimônio é uma instituição divina planejada de forma para não haver o isolamento, mas sim um relacionamento unificado entre o homem e a mulher. Deus que conhece o oculto e o profundo do homem viu que Adão não estava feliz na condição de estar só, embora Adão não imaginava que dentro dos propósitos divinos já estava incluída uma companheira para ele. Adão observava os animais macho e fêmea, cada um na sua espécie se acasalando e tendo as suas crias e isso o incomodava pelo fato de estar só e, não ter uma fêmea como tinham os animais. Adão desfrutava da comunhão com Deus, desfrutava de uma jardim maravilhoso, tinha farta alimentação frutífera, contato com os animais, mas embora tudo isso fosse muito bom, ele sentia falta de uma companhia, assim como era no reino animal. Finalmente, Deus resolve tirar Adão daquela solidão criando a mulher para ser a sua companheira. A mulher foi apresentada a Adão como sua esposa, companheira e auxiliadora, como um presente que o deixaria num êxtase de felicidade. Era exatamente o que Adão precisava e foi suprido por Deus, visto que nenhuma espécie do reino animal poderia realizar o papel de Eva na sua vida. Foi ali no Éden que deu-se origem à família, sendo ela uma instituição divina projetada por Ele através do primeiro casal. Dentro do seu projeto de família estava a multiplicação da humanidade. Porém ao entrar o pecado através do primeiro casal, o projeto inicial de Deus em relação a família foi prejudicado através das sutilezas de Satanás, que ainda será revertido como aprendemos na escatologia bíblica. 

2. NA PREPARAÇÃO DA DÁDIVA PARA O HOMEM, DEUS CRIOU PRIMEIRO OS ANIMAIS.  

Gênesis 2.19 – Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra, todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. Gênesis 2.20 – E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.

Toda criação, terrena, alada e marítima estavam dentro do propósito divino para de alguma forma ser útil ao homem. Deus deu a Adão o governo da terra e, o direito de classificar os animais dando um nome segundo a sua espécie. Os nomes mais do que uma rotulação, descreviam aspectos e atributos de cada um. Mesmo tendo uma relação próxima com o reino animal, Adão não encontrou, nenhum deles semelhante para uma companhia parecida com ele, ou seja, alguém dotada de inteligência, ajudadora, companheira e espiritualidade. Os únicos seres com que Adão convivia até então, eram os animais, ignorando que Deus estava preparando o que ele queria. Mas fica uma pergunta do porque que Deus disse que não era bom o homem viver só e, primeiramente lhe dá animais e não a mulher? A palavra diz que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e no seu plano havia a intenção de que Adão compreendesse não ser bom viver sozinho, antes de receber a sua dádiva que seria a mulher. Deus deu um tempo para que Adão pudesse estar preparado diante de tudo que ele apreciou no reino animal para que finalmente pudesse receber a sua dádiva. 

3. A CRIAÇÃO DA MULHER FOI FORMADA DA COSTELA DO HOMEM SEM CAUSAR DOR.

Gênesis 2.21 – Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. Gênesis 2.22 – E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. Gênesis 2.23- E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

Adão não imaginava que a sua dádiva seria tirada e formada de uma parte do seu corpo, ou seja, uma costela. No processo de retirada da sua costela, Adão foi anestesiado ficando num sono profundo, não sentindo qualquer dor quando despertou e qualquer traço de alguma cirurgia. E foi exatamente desta parte que fica ao lado do corpo, para mostrar que ela deveria conviver com ele, ao seu lado, para ser protegida e perto do coração para ser amada. A costela se encontra ao lado do corpo, para a boa esposa, a costela do seu esposo, estar ao seu lado com sua auxiliadora e companheira para todas as horas. Finalmente Deus trás a Adão a dádiva tão desejada e ali no jardim é realizado o primeiro casamento, Deus entregando ao homem a sua esposa. Embora o homem fosse colocado por Deus como o cabeça, foi estabelecida ali um vínculo em que tanto Adão, como Eva, ficassem em condições de igualdade e respeito mútuo. 

4. SENDO O ESPOSO E  ESPOSA UMA SÓ CARNE PRECEDE AOS VÍNCULOS PARENTAIS.

Gênesis 2.24 – Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

É lógico que deixar pai e mãe não se aplicaria ao casal do Éden e sim aos seus descendentes em todo o tempo. Ficou determinado por Deus essa separação da família de origem, quando o casal se une pelos laços do matrimônio. Não significa afastar-se abandonando os seus familiares, mas sim, que pai e mãe não devem estar se intrometendo na vida dos dois, pois o casamento uniu os dois como sendo uma só carne e a vida que segue deve ser planejada por eles e não pelos pais. Uma só carne também entende-se, vínculos físicos, sexuais, e emocionais, coisas que os pais não têm qualquer participação. As obrigações do esposo para com a sua esposa têm precedência sobre outras prioridades. Nesta união há um pacto entre os dois, entendendo que o casamento é monógamo e isso implica numa unidade completa e profunda na relação entre os dois. 


Esboço e Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel