Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 2 - A Sutileza da Banalização da Graça

 Lição 02: A Sutileza da Banalização da Graça 

Texto Áureo: “Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” (Ef 2.8)

Leitura Bíblica em Classe: Efésios 2.4-10


Introdução: Nas sutilezas de Satanás, ele usa de argumentos com muita perspicácia de uma forma persuasiva para embaraçar as mentes humanas, seja tanto dos pecadores, como também com mais ênfase, nos que estão em Cristo. Dentre as suas sutilezas envolve impedir as operações da graça divina em nossas vidas, nas quais podemos enfatizar como a edificação; o aperfeiçoamento e a santificação, entre outras coisas. O seu propósito principal, é a banalização da graça levando o crente a se inclinar para as heresias, a fim de não se alimentar com as verdades das escrituras. Isso é o suficiente para levar o crente a pecar, pois se a pessoa peca e o pecado prevalece, a uma privação de toda a vida espiritual. Essa privação da vida espiritual é o bastante para distanciar o crente de Deus e a separação dele, que é a fonte de toda a vida espiritual.

1. A VIDA SEM CRISTO É MORTA, MAS COM CRISTO ELA É VIVIFICADA. 

Ef 2.4 – Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Ef 2.5 – estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

A palavra diz que o mundo jaz no maligno, significando que cada pecador é um morto vivo, pois o seu espírito, está morto, como está escrito que o mundo jaz no maligno. Para quem está nesta situação, só tem uma saída, que é se entregar ao único que pode dar vida aos mortos, o Senhor Jesus Cristo. O seu amor é universal, significa que Deus ama a todos os pecadores, mas ao mesmo tempo, está irado com cada um, por recusarem a sair da condição do velho homem, ou seja, do pecado original vindo de Adão. Então se entende que não é o seu amor que salva, pois se fosse assim todos seriam salvos, porém para que haja salvação é necessário reconhecer o seu estado miserável, a fim de alcançar a misericórdia de Deus. Quem não alcança a sua misericórdia, através da sua graça continuará no seu estado de miserabilidade e ninguém, a não ser Cristo é que pode livrá-lo desta situação. 

2. A VIVIFICAÇÃO NÃO É POR REANIMAÇÃO, MAS PELA RESSURREIÇÃO.

Ef 2.6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Ef 2.7 – para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

O que se vê, é uma humanidade caída, da qual já fizemos parte, até sermos libertos por Cristo. Humanidade essa dominada pelos exércitos de Satanás que são seres sobrenaturais malignos. O propósito de Satanás é manter todos afastados de Deus, usando de meios persuasivos de que coisas más, não são tão más, mas boas. Isto porque,  todo pecador está totalmente na carne e a carne gosta de muitas coisas que acha ser boa, mas ignora as coisas que não convém, pois o Diabo tem os seus ardis para levar os incautos ao engano. Todos os pecadores sem Cristo são humilhados por Satanás, simplesmente porque, sem que saibam, estão na condição de escravos, os quais se não forem libertos continuarão assim, por toda a eternidade. Quanto aos que foram libertos, saindo da condição de escravo humilhado, para a condição de exaltado por Cristo. Porém, só alcançará essa condição os ressuscitados com Cristo, que passam a ter o privilégio de estar assentados com Ele nas regiões celestiais. Isso significa que estamos no mundo, mas não somos do mundo, porque como salvos, somos um espírito vivo. O mundo é um grande cemitério e só estão fora dele os que foram ressuscitados, pelo mesmo poder que ressuscitou a Cristo. 

3. A OBRA QUE DEUS OPERA EM NÓS É PARA SERMOS FEITURA DELE.

Ef 2.8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Ef 2.9 – Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Ef 2.10 – Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

A partir da nossa conversão a Cristo, foi-nos outorgado a condição de salvos, onde se inicia um processo de aperfeiçoamento que deve ser contínuo, pois faz parte do seu plano fazer-nos mais semelhantes a Ele. Esse modus operandi em nossas vidas é um trabalho realizado pelo Espírito Santo, o qual foi enviado para estar conduzindo e cuidando da Igreja, que é a noiva de Cristo. Esse aperfeiçoamento é individual e não coletivo, pois o seu operar é conforme o temperamento e obediência de cada cristão. Este aperfeiçoamento também envolve a nossa capacitação para o nosso trabalho e prol do seu reino. É necessário darmos toda liberdade às operações do Espírito Santo em nossa vida, sendo ouvintes e praticantes da sua palavra, com uma vida de oração e meditação e serviço incansável, sem esmorecimento. Não fomos salvos por obras, mas isso não significa que no pós conversão vamos ficar de braços cruzados, muito pelo contrário, não podemos ser omissos em fazer boas obras, pois quem pode fazer o bem e não faz, comete pecado. Todo nosso esforço deve ser empregado em realizar boas obras, não para nos gloriar, mas sim para glorificar ao Senhor nosso Deus.


Comentário elaborado pelo texto bíblico exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel