Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 13 - A AMIZADE DE JESUS COM UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA

 

LIÇÃO 13 - A AMIZADE DE JESUS COM UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA

Texto Áureo: “Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.” (Jo 11.5)

Leitura Bíblica em Classe: Lucas 10.38-42; João 11.5,11

Introdução: Jesus disse aos discípulos que já não os chamaria de servos, mas de amigos e o Senhor disse isso com o sentimento de que eles estavam dispostos a se sacrificar até a morte, para cumprir o seu IDE. Então o primeiro estágio é o de servo, que faz o que lhe é ordenado, sem questionar outra opção. A amizade envolve obediência da nossa parte; e a parte de Jesus é nos revelar as coisas profundas de Deus com os seus mistérios. Jesus em todo o tempo foi obediente em tudo o que sofreu, até chegar a morte e morte na cruz. Ele é um exemplo de obediência implícita a qual devemos seguir se quisermos gozar de uma intimidade mais íntima em comunhão com Ele. A importância disso é que não haverá limites para o que o Pai fará para aqueles que seu Filho chama de amigos.

1. A PRIORIDADE DE JESUS FOI ACOLHER A MULTIDÃO E A DE MARTA FOI DE ACOLHER JESUS.

Lucas 10.38 – E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.

Marta e Maria deram o melhor de si, cada uma dentro d seu próprio arbítrio, sendo que uma gostava de ouvir, e a outra gostava de fazer. Jesus que havia acolhido as multidões era agora acolhido pelo amor de amigos com muita sinceridade no coração. Nesse acolhimento havia amor de amigos queridos que prazerosamente receberam Jesus na sua casa.

2. A PRIORIDADE MAIS ALTA PARA A VIDA DO CRENTE É OUVIR A PALAVRA DE DEUS.

Lucas 10.39 – E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

Maria queria atender a sua necessidade espiritual e priorizou atentar para o que Jesus tinha para lhe ensinar. Ela não queria perder essa grande oportunidade, pois não sabia se haveria outra. Maria almejava o místico e só com Jesus é que ela poderia entrar nessa esfera tão importante que todos nós devemos entrar para conhecer mais e mais os mistérios divinos.

3. A PRIORIDADE É A PALAVRA, MAS TEM CRENTE DISTRAÍDO QUE NÃO SE DÁ CONTA DISSO.

Lucas 10.40 – Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude.

Tendo Maria procurado atender a necessidade do seu coração, Marta por si, priorizou atender à sua necessidade física para agradar o seu convidado especial com uma boa refeição. Não era um pecado a atitude de Marta, mas ela precisava entender que em primeiro lugar não era as demais coisas que deveria se preocupar e sim com o reino de Deus na pessoa de Cristo que estava em sua casa não para comer, mas para alimentar.

4. A PRIORIDADE NÃO É VIVER DE PÃO, MAS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DO SENHOR.

Lucas 10.41 – E, respondendo Jesus disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, Lucas 10.42 – mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Maria compreendeu que a prioridade mais alta para um crente é ouvir a verdade que Cristo trouxe a sua casa. Não podemos perder o foco do que realmente importa para o nosso crescimento espiritual e esse foco é a palavra de Deus. Marta ocupada com as demais coisas estava totalmente distraída e em momento algum se interessou em ouvir Jesus ensinando a palavra. A hospitalidade oferecida ao Senhor por Marta, estava dentro da palavra, mas ela distorceu a sua prioridade de momento, a qual era assim com a sua irmã, estar aos pés do Senhor que era a melhor parte. Enquanto Marta se preocupava com o pão que alimenta o corpo, Maria se preocupava com o pão que alimenta a alma. 

5. A PRIORIDADE DE JESUS FOI MOSTRAR A MARTA QUE A MORTE NÃO ERA O RESULTADO FINAL.

João 11.5 – Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. João 11.11 – Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

Era uma família feliz e mais feliz ainda por terem acolhido Jesus como hóspede em sua casa, o qual deixou ali o seu bom perfume. Porém coisas súbitas podem acontecer, ou boas notícias, ou más notícias e nesse caso foi uma má noticia, pois Lázaro um irmão querido adoeceu com uma enfermidade mortal para desespero das suas irmãs. Apesar das irmãs terem estado na presença do Senhor, quando em sua casa e ouvido os seus ensinos, elas não tinha ainda a fé suficiente para crer no que foi dito a respeito de que Lázaro dormia e que Ele iria despertá-lo do sono. Jesus permitiu que acontecesse o pior, para que as irmãs crescem no seu poder salvador, o que custaria a morte do irmão. Para a surpresa delas Jesus retarda em quatro dias a sua ida até Betânia quando Lázaro já estava sepultado a quatro dias. Assim ali no túmulo Jesus pode operar o milagre da ressurreição que produziria a fé nas irmãs a qual nutria grande amizade. Jesus pode tardar, mas por fim sempre chega, pois mesmo demorando, quando chega faz mais do que pedimos ou pensamos.

Pastor Adilson Guilhermel