Translate

LIÇÃO 11 - O AVIVAMENTO E A MISSÃO DA IGREJA

  LIÇÃO 11 - O AVIVAMENTO E A MISSÃO DA IGREJA

Texto Áureo: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Mc 16.15,16)

Leitura Bíblica em Classe: Marcos 16.14-20


Introdução: Qual seria o perfil de uma igreja pentecostal autêntica? Em primeiro lugar o avivamento é necessário, o que significa uma igreja viva, cheia do Espírito Santo, revestida de poder e militante na causa de Cristo. A missão da igreja não pode ser restritiva, mas sim expansionista, alinhada com o ide de Jesus, sempre apresentando o caminho da salvação, e vivenciando as realidades sobrenaturais, revelando o Deus protetor. A igreja é a continuação do ministério de Cristo, propagadora da sua mensagem. A igreja avivada é identificada quando os irmãos demonstram uma fé conjunta e consciente. O Senhor quer uma igreja que tenha reverência, com temor e tremor, unida no espírito de comunhão, na simplicidade, na santidade e que tenha um bom testemunho com os que estão de fora. 

1. UMA REPREENSÃO E UMA ORDENANÇA MAS FALTAVA O AVIVAMENTO.

Marcos 16.14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. Marcos 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Jesus após ressurreição havia aparecido para Maria Madalena no jardim do túmulo, o qual lhe deu instruções para contar sobre Ele aos demais discípulos. Porém, esses discípulos recusaram acreditar na afirmação dela dizendo que tinha visto o Senhor. Depois disso, também apareceu a dois discípulos que iam a caminho de Emaús, tendo também se identificado como o Senhor ressuscitado, porém os discípulos recusaram a acreditar neles. A seguir o Senhor vai até esses discípulos e entra no meio deles dizendo a paz esteja convosco. Eles estavam perturbados  e foram exortados pela sua incredulidade, tanto quanto ao testemunho de Maria Madalena, como também com relação ao testemunhos dos dois discípulos que iam a caminho de Emaús. Estavam assustados, com medo e também perturbados com dúvidas nos seus corações. Jesus após a ressurreição já estava com o corpo glorificado, imaterial, mas tinha o poder de se materializar para poder interagir com esses discípulos de uma forma presencial, para que toda a dúvida e incredulidade caísse por terra. Jesus preparou esses discípulos durante três anos do seu ministério terreno, para darem continuidade a sua obra de pregar o evangelho, e não poderiam se eximir disso. O Senhor vendo que todos caíram em si, e já crendo, imediatamente dá a ordem da grande comissão, para irem por todo o mundo e pregarem o evangelho a toda a criatura, sem acepção de pessoas. Nessa comissão foi determinado que fizessem discípulos de todas as nações, batizando no batismo sacramental, doutrinando sobre as ordenanças e obedecendo tudo que for ordenado. Jesus também garantiu a sua presença constante na caminhada dos seus evangelizadores.

2. SEM O AVIVAMENTO DO PENTECOSTE A ORDENANÇA NÃO SEGUIRIA.

Marcos 16.17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas Línguas; Marcos 16.18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Embora Marcos no seu evangelho, não alonga ou esclarece mais sobre esta passagem, é bom ressaltar que essa comissão não começou a ser cumprida de imediato, pois eles tinham outra instrução pré-comissão, para após a ascensão do Senhor ao céu. (Atos 1.3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus). Jesus após a sua ressurreição ficou ainda quarenta dias, com várias aparições e instruções para os seus discípulos. Antes de partir para o céu, Jesus ordenou que eles deveriam ficar em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder. Como igreja, corpo que eles foram e que somos, sem o avivamento, no qual é essencial o batismo com o Espírito Santo, não há como estar militando no cumprimento da grande comissão. Isto porque, anunciar o evangelho é entrar no campo de prisioneiros das entidades malignas lideradas por Satanás. E, para libertar essas almas prisioneiras, não é de qualquer maneira, pois isso envolve lutas no reino espiritual, para que possamos ter êxito no resgate dessas almas. Foi nesse avivamento do pentecostes que os discípulos receberam o poder para se pegassem em serpentes, não sofreriam mal algum, se lhes dessem veneno, não lhes fariam mal, como também receberiam o poder para curar enfermos e expulsar demônios. Sem o batismo como o Espírito, não poderiam estar inseridos nesse contexto. 

3. O SENHOR FEZ SUA PARTE E OS DISCÍPULOS DEVERIAM FAZER A SUA.

Marcos 16.19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16.20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

A missão terrena de Cristo, tanto evangelizadora, como sacrificial, estava cumprida, significando que ele fez perfeitamente toda a sua parte, porém a partir daí, era a vez dos seus discípulos fazerem a sua, pois para isso foram preparados pelo Senhor. Como vimos, o Senhor não partiu de imediato a esse encontro com os discípulos, como está escrito neste evangelho e nos outros, pois como está em Atos, Ele ficou mais 40 dias com aparições e dando instruções. No quadragésimo dia Jesus apartou-se deles e foi elevado ao céu, assentando-se por direito a destra do Deus Pai, onde exerce o ofício de Sumo-Sacerdote, dentre de uma diversidade, entre elas, algumas como, atendendo as orações, petições, fazendo expiação das almas que se convertem, reconciliando-as com o Pai e muito mais. As ordens que o Senhor deu, continuam prevalecendo e devem ser cumpridas, observando sempre que exigem a necessidade de preparação em todos os sentidos, para poderem estar aptos para o cumprimento da grande comissão. Algo que é confortante saber, é que Jesus está numa posição a destra de Deus, cuidando da sua igreja, governando-a com muita energia, que é repassada a todos aqueles que militam na sua obra.


Pastor Adilson Guilhermel