Translate

LIÇÃO 10 - A CEIA DO SENHOR - A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA

 LIÇÃO 10 - A CEIA DO SENHOR - A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA

Texto Áureo: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Co 11.26)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 11.17-34

Introdução: A Ceia do Senhor, também conhecida como Santa Ceia, é a segunda ordenança da Igreja instituída pelo Senhor na noite em que foi traído. Ela tem como significado, ser um memorial da morte sacrifical de Jesus, onde o pão simboliza o seu corpo e o vinho simboliza o seu sangue derramado pelos nossos pecados. O pão simbolizando o corpo foi partido por nossos pecados e o vinho que simboliza o seu sangue que foi derramado para a expiação dos nossos pecados. O ato de comer o pão e beber do cálice deve ser feito continuamente na igreja até que Ele venha na parousia. Quando participamos desse momento especial que envolve o rito da Ceia estamos anunciando a morte do Senhor, estamos nos conscientizando e lembrando o sofrimento de Cristo ao nosso favor e seu eminente retorno, quando seremos transladados para irmos ao seu encontro.  

1. A CEIA DO SENHOR EXIGE ORGANIZAÇÃO
1 Coríntios 11.17  Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 1 Coríntios 11.18  Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. 1 Coríntios 11.19  E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 1 Coríntios 11.20  De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 1 Coríntios 11.21  Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 1 Coríntios 11.22  Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
A exortação do apóstolo Paulo aos cristãos em coríntios foi de um caráter enérgico, dado as condições de desordem no chamado banquete de amor que precedia a ceia. O cenário dos participantes era de tumulto e ostentação e rivalidades entre os irmãos reunidos. Nesse banquete que precedia a ceia, cada um trazia o seu próprio alimento que era juntado aos dos demais e por todos compartilhados, isso em outras igrejas. Porém, em Corinto, cada família ou grupo ficava com o seu e, dessa forma, era feita distinção entre os ricos e os pobres. Isso era muito constrangedor e humilhante para com os menos favorecidos e causava mágoas e tristezas nesses irmãos, atitude essa, que prejudicava o ambiente da ceia do Senhor, o qual deveria haver toda uma reverência. Na realidade este banquete pré-ceia, não era de agrado do Senhor e não deveria mais ser promovido, visto que só gerava confusão. Por isso o Senhor diz para que o fizessem em suas casas e não na igreja, pois a igreja, principalmente no dia da ceia, é um lugar de comunhão espiritual totalmente voltada para essa ordenança do Senhor. Se estivessem participando desta pré-ceia de uma forma organizada, certamente não sofreriam essa repreensão do Senhor, mas as suas atitudes não estavam seguindo o verdadeiro propósito da Ceia. 
2. A CEIA DO SENHOR EXIGE DISCERNIMENTO
1 Coríntios 11.23  Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 1 Coríntios 11.24  E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Coríntios 11.25  Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.  1 Coríntios 11.26  Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Coríntios 11.27  Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Nunca participe da Ceia do Senhor sem estar preparado para tal. Observa-se que o apóstolo recebeu as palavras da instituição da ceia por meio de uma revelação direta. A bíblia diz que o apóstolo Paulo antes de assumir o seu apostolado permaneceu no deserto da Arábia por cerca de três anos sendo preparado, o mesmo tempo que os demais apóstolos também permaneceram com Cristo durante o seu ministério. Essa sua permanência no deserto da Judeia envolveu um retiro espiritual e aprendizado após a sua conversão. A ceia tem por finalidade não somente comemorar o ato vitorioso de Cristo no Calvário, mas, também ajudar-nos espiritualmente a incorporar em nós a própria vida e a morte do Senhor, de maneira que possamos realmente ter sido crucificados com Ele. Apesar de estarmos vivos, isso realmente aconteceu conosco no âmbito espiritual, para conhecermos o poder da sua ressurreição, e a participação dos seus sofrimentos, tornando-nos semelhante a Ele na sua morte. Não podemos nos contentar a ter um conhecimento superficial de Cristo e sim desejar conhecê-lo de uma forma profunda e pessoal, compreendendo sua natureza, seus ensinamentos e seu caráter. A ressurreição de Cristo garante a vitória sobre a morte e o pecado, e devemos desejar experimentar essa vitória em nossa vida diária. Nós cremos que o pão e o vinho simplesmente simbolizam o corpo e o sangue do Senhor e não aceitamos nenhum outro pensamento, além disso; a participação na Ceia é uma parte importante da nossa adoração ao Senhor e a presença de Cristo, nos fortalece espiritualmente, daí, a necessidade de levarmos isso mensalmente a sério.  
3. A CEIA DO SENHOR EXIGE CONSCIENTIZAÇÃO
1 Coríntios 11.28  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 1 Coríntios 11.29  Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1 Coríntios 11.30  Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 1 Coríntios 11.31  Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 1 Coríntios 11.32  Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11.33  Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 1 Coríntios 11.34  Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
Haverá o juízo divino para quem participar da ceia indignamente, pois cada um é responsável pelos seus atos. O comportamento do participante da ceia deve estar cônscio da sua condição espiritual, fazendo um exame introspectivo para saber se é digno de comer do pão e beber do cálice. Se não discernimos o corpo de Cristo, a unidade da igreja fica perturbada e obscura, pois se há dissensão tornamo-nos passíveis de condenação. Se nos julgarmos a nós mesmos e nos colocarmos na posição ordenada pelo Senhor, estaremos livres do julgamento e do castigo divino. A participação na ceia feita como se fosse algo comum e sem pensar no seu significado, como também em pecado, se fazem culpados do corpo do sangue do Senhor. Não é admissível tratar de forma irreverente os símbolos do sacrifício de Cristo que é o seu corpo e o seu sangue que foi derramado ao nosso favor é algo de extrema gravidade. Ninguém pode participar da Ceia sem reconhecer e aceitar o sacrifício de Cristo na cruz. Tampouco querer participar com a vida errada forçando uma situação sem arrependimento. Participar indignamente é não honrar o corpo de Cristo, sacrificado pelos nossos pecados. Participar como se fosse uma refeição comum é ignorar a santidade exigida para esse ritual santo. Assim fazendo estavam comendo e bebendo para sua própria condenação que é algo gravíssimo. Embora sendo algo grave não envolvesse a condenação eterna desde que houvesse arrependimento, mas isso não os livrava de ficar fracos e doentes, como também a morte. Essa repreensão exalta a seriedade que envolve o culto de Ceia, pois não é algo inexpressivo, mas sim um rito ordenado por Cristo, para estar participando em memória dEle. O único meio de escapar desses juízos é antes de tomarem a Ceia, se consertarem com um quebrantamento sincero seguido de arrependimento para não serem julgados pelo Senhor.

Pastor Adilson Guilhermel