Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 07: A RESPONSABILIDADE É INDIVIDUAL

Lição 07: A RESPONSABILIDADE É INDIVIDUAL

Texto Áureo: “ A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” (Ez 18.20)

Leitura Bíblica em Classe: Ezequiel 18.20-28


Introdução: Cada geração tem a possibilidade e a responsabilidade de escolher o seu próprio caminho, pois a entrada para o caminho da salvação é individual e se, a sua escolha é seguir o caminho dos seus ancestrais, sem procurar saber se o que os pais professam é o certo, o seu destino será a perdição eterna. Quem escolhe seguir o caminho da porta larga estará selando o seu destino, o qual depois que se parte deste mundo para ele, não tem mais volta. Estamos no apagar das luzes da graça, com a sua porta prestes a se fechar, sendo que Deus deu o direito de escolha, a qual é vida ou morte. 


1. A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL E ENVOLVE DOIS CAMINHOS, O DA VIDA, OU, O DA MORTE.

Ezequiel 18.20 – A Alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18.21 – Mas, se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. Ezequiel 18.22 – De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá. 

Não há motivo para um filho se desesperar, porque o pai é incrédulo e maldoso, o que poderia influenciar em alguma coisa no sentido de salvação. Se o filho pratica justiça e leva uma vida de retidão seguindo fielmente o que está escrito nas escrituras sagradas, certamente ele viverá. Os filhos convertidos ao Senhor não sofrerão de modo algum pela culpa de seus pais, como também nem os pais pelas maldades de seus filhos. É preciso lembrar que a pessoa que leva uma vida de retidão, ou uma vida de maldade, tanto uma situação como a outra, será creditado somente à pessoa individualmente. Todo o tipo de pecado, por mais horrendo que seja, não é imputado, para quem está no tempo da ignorância, isso não quer dizer que o tal não sofrerá juízo; não tanto como seria para um convertido ao Senhor. Significa que a alma que se converte, os seus pecados serão perdoados e deles o Senhor não se lembrará mais. O veredicto para aqueles que aceitam espontaneamente as condicionais divinas, certamente viverá.

2. DEUS DESEJA QUE TODOS SE SALVEM, MAS O ÍMPIO É QUE DECIDE SE QUER SER SALVO. 

Ezequiel 18.23 – Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor JEOVÁ; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?  Ezequiel 18.24 – Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.

Deus não invade a mente de alguém a forçando na tomada de uma decisão por si próprio, para que se arrependa. A palavra diz que não é por força e nem por violência, mas sim pelo Seu Espírito. Deus não se alegra  com a morte de ninguém, não importa quem seja, porque a salvação é oferecida a todos. Os profetas são mensageiros do Senhor para apregoar o arrependimento, o qual é uma condicional necessária para a libertação do reino das trevas e passarem a ter uma nova visão do reino de Deus. É no Senhor que o liberto passa a estar do lado da bênção e da vida e, não mais do lado da maldição e da morte. Por gerações o povo de Israel sempre em sua maioria se inclinou para a rebelião, como foi com o de Judá, mas pela promessa e misericórdia, a porta para um futuro permanecia sempre aberta. Precisamos lembrar que os pecados passados não são levados em conta para todos os que se arrependem, bem como a retidão passada não é levada em conta para os que se afastam do seu comprometimento com o Senhor. Tudo que um cristão labuta em prol do Reino de Deus é registrado nos céus, porém se ele sair da sua retidão, tudo o que foi registrado será apagado, porque os pecados por infidelidade nos seus últimos dias é que vai determinar o seu destino. O destino do justo é determinado no tempo presente, seja por morte ou pelo arrebatamento.   

3. A PORTA DA SUA MISERICÓRDIA E GRAÇA ESTÁ ABERTA PARA QUEM QUEIRA ENTRAR. 

Ezequiel 18.25 – Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos torcidos? Ezequiel 18.26 – Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniquidade, morrerá por ela; na sua iniquidade que cometeu, morrerá. Ezequiel 18.27 – Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu e praticando o Juízo e a Justiça, conservará este a sua alma em vida. Ezequiel 18.28 – Pois quem reconsidera e se converte de todas as suas transgressões que cometeu, certamente viverá, não morrerá,

Os exilados estavam queixosos dizendo que o caminho do Senhor não é direito, ou justo, como quem diz que o Senhor não estava cumprindo as suas promessas com o seu povo. Mas em contrapartida Ezequiel mostra que eles é que não estavam sendo justos para com o Senhor. Com Deus é assim: na obediência as promessas se cumprem, pois Ele é fiel, porém na desobediência o Senhor não tem qualquer compromisso com esses. Desse modo as bênçãos são retidas e são impostas punições por que Deus não tem o culpado por inocente. Deus não age e nunca vai agir de uma maneira contrária a sua Palavra, pois ela a vela para a fazer cumprir. Não somos salvos necessariamente pelo amor de Deus, mas sim por uma concessão condicional que é dada pela sua graça. Amar, Deus ama a todos, mas o pecador para alcançar esse amor, primeiro é preciso alcançar a sua graça, que vem pelo arrependimento causado pelo reconhecimento do indivíduo de que é um pecador. Quanto aos judeus que se arrependiam e buscavam ao Senhor, através da sua graça, Ele os perdoava, mas quando os judeus se inclinava para o pecado de uma forma diversificada e com mais gravidade o adultério espiritual, quando davam ouvidos aos falsos profetas, o Senhor os castigava, pois a longanimidade dele tem limite. Deus se revelou de diversas formas, mas a revelação mais explícita foi o Seu Filho unigênito para habitar entre os homens para a sua missão sacrificial. Essa é uma razão que o homem fica inescusável quando se recusa a aceitá-lo, pois o juízo prometido será entregar a todos ao inferno. Deus não tem prazer em aplicar esse juízo terrível, mas não fará outra coisa senão cumprir tudo que está escrito na sua própria palavra. 

Pastor Adilson Guilhermel