Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 07 - PAULO, O PLANTADOR DE IGREJAS

Texto Áureo: “Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” (1 Co 3.6)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 3.6-9; Atos 13.1-3; 16.1-5,9,10

Introdução: Paulo o apóstolo de Cristo foi o maior plantador de igrejas nas suas viagens missionárias, onde ele propagava o evangelho e estabelecia em várias cidades, locais onde se reuniam a igreja corpo de Cristo. Assim em sua caminhada incansável sofrendo uma diversidade de adversidades o evangelho era anunciado aos povos gentílicos. Foi com o apóstolo Paulo que o ide do Senhor Jesus ganhou força, pois ele seguia com toda obediência a direção do Espírito Santo, onde em todas as suas jornadas era bem sucedido como plantador de igrejas. 

1. PLANTAR E REGAR É COM OS SERVOS, MAS O CRESCIMENTO É SÓ COM DEUS.

1 Coríntios 3.6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 1 Coríntios 3.7 - Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3.8 - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. 1 Coríntios 3.9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

Todos os apóstolos tinham a missão de serem plantadores de igrejas, mas quem mais se sobressaiu foi o apóstolo Paulo. O apóstolo plantava e Apolo regava, o que significa que um evangelizava e estabelecia em locais os convertidos e partia dali, e o outro cuidava doutrinando os que tinham se tornado igreja. Embora os ofícios sejam diferentes, como um que planta e outro que cuida, o crescimento da igreja corpo vem através da palavra de Deus. Assim quem dá o crescimento é Deus, através da sua palavra ensinada por homens com conhecimento e sabedoria, fiéis e comprometidos com ela. O galardão não é dado pelo ofício que o cristão exerce, mas sim pelos resultados que são apresentados ao Senhor. Quem é separado para algum ofício na obra do Senhor deve saber que implica em trabalho duro, passa por dificuldades, sofrimentos muitas vezes duradouros. O obreiro tem que ser responsável e diligente. A igreja pertence a Deus, a qual é a sua lavoura onde ocorre o crescimento e o seu edifício, que é o templo onde o Espírito Santo habita.

2. AS PORTAS PARA O EVANGELHO FORAM ABERTAS A TODO MUNDO GENTÍLICO.

Atos 13.1 - Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Atos 13.2 - E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13.3 - Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Embora o apóstolo Paulo tendo o preparo de três anos com o Senhor, ele não saiu em missão por conta própria, pois quem age dessa maneira não terá êxito em sua missão. Paulo ficou em Antioquia entre profetas e doutores certamente adquirindo mais experiências com esses homens de Deus, como também se preparando espiritualmente. O Senhor da obra não é o homem, mas sim o Espírito Santo e é Ele que  determina o momento certo para separar e enviar obreiros para o campo missionário. A questão da imposição de mãos sobre Barnabé e Saulo foi uma oração ao Senhor para o início da missão desses servos do Senhor. A imposição sobre Paulo não se tratou de uma consagração a apóstolo, pois os apóstolos foram consagrados diretamente por Cristo e não pelo homem. 

3. O TRABALHO MISSIONÁRIO SÓ É PROMISSOR COM SERVOS COMPROMISSADOS. 

Atos 16.1 - E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego, Atos 16.2 - do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio. Atos 16.3 - Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16.4 - E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém Atos 16.5 - de sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número. 

A extensão geográfica que Paulo percorria, tanto por terra como por mar, dentro dos propósitos de estar plantando igreja, necessitava de obreiros de confiança ao seu lado, alguns caminhando com ele e outros sendo designados para pastorear igrejas locais. Timóteo foi um desses obreiros de confiança o qual tinha boas referências vinda dos seus pais. Ele se dispôs a deixar os seus, para seguir com o apóstolo em algumas das suas missões com todos os perigos que envolviam a sua missão. No caso de Timóteo, como o seu trabalho seria pastoral, tanto com gentios e judeus, Paulo por prudência, o circuncidou, mesmo essa prática já tenha sido abolida, mas para os judeus convertidos não questionassem sobre isso. Quando fossem totalmente doutrinados esses judeus, agora cristãos entenderiam quanto a anulação da circuncisão. Como Paulo ensinou dizendo: fiz-me de tolo para ganhar os tolos e sábio para ganhar os sábios. Bons obreiros são necessários e essenciais para estarem ombreados com o seu líder.   

4. É O ESPÍRITO SANTO QUE DIRECIONA QUEM SE DISPÕE A TRABALHAR NO REINO.  

Atos 16.9 - E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! Atos 16.10 - E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

Nessa caminhada de fé no sentido de conquistar almas para o reino de Deus, só terá eficácia se conduzidos pelo Espírito Santo. É Ele que fecha portas, como também abre portas, pois nem sempre podemos saber com clareza qual é a vontade de Deus para o nosso ministério. Paulo seguia firmemente em uma direção, mas foi impedido pelo Espírito, que o redirecionou da direção da Ásia para a Europa. Ele é chamado para ir à Macedônia e Paulo mais que depressa atendeu o pedido de socorro da visão. É o Espírito Santo que sabe onde estão as almas propensas a mensagem do evangelho, daí a necessidade de termos o discernimento espiritual para darmos ouvidos a voz do Espírito em nossos corações. Sem a presença do Espírito Santo não há como ganhar almas para Jesus, pois é Ele que convence o pecador a se arrepender dos seus pecados. 


Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição. 

Pastor Adilson Guilhermel