Translate

LIÇÃO 04 - QUANDO A CRIATURA VALE MAIS QUE O CRIADOR

LIÇÃO 04 - QUANDO A CRIATURA VALE MAIS QUE O CRIADOR

Texto Áureo: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que 0 Criador, que é bendito eternamente. Amém!” (Rm 1.25)

Leitura Bíblica em Classe: Romanos 1.18-25

Introdução: O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo que na sua ideologia, Deus não é o centro do universo, e sim, o homem. Quando uma criatura quer valer mais que o Criador, ocorre um desequilíbrio no sentido da vida e nos valores que norteiam as ações humanas. A busca por poder, riqueza e fama muitas vezes obscurecem a importância da conexão espiritual e a valorização do bem comum. É fundamental questionar e refletir sobre essa inversão de valores, buscando uma abordagem que considere tanto o bem-estar material quanto o espiritual e isso só ocorre quando o homem tem a visão Teocêntrica, considerando Deus o centro de todas as coisas. Se não for assim, não será possível restabelecer a harmonia entre a criatura e o Criador. Tudo tem um início que acabou evoluindo para o mundo estar com essa visão antropocêntrica e já aconteceu quando Deus já tendo criado todos os seres angelicais deu a um desses seres com a patente de Querubim, o governo do céu espacial. Trata-se como se sabe, de Lúcifer (ser de luz) que liderando a terça parte dos anjos intentou o desejo de ser teocêntrico, ou seja, ser igual a Deus. O plano de Lúcifer que ao ser posto em prática era tomar o lugar do Filho de Deus onde tinha o seu trono a destra do Deus Pai. Enquanto o Filho de Deus estava ausente do trono realizando a obra de Criação da Terra, Lúcifer se aproveitando dessa ausência tentou tomar esse trono com e com a sua visão teocêntrica foi derrotado e colocado no seu devido lugar como criatura que ele é. A sua rebelião lhe custou caro, deixando de ser Lúcifer (ser de luz) para ser Satanás um ser das trevas. Com a terra já habitável e também já com o casal no Éden, Satanás sem governo e sabendo que foi dado ao homem Adão, o governo da terra usou de meios para passar a ele Adão, uma visão antropocêntrica e que como criatura valeria mais que o Criador. A ideia era encher o eu de Adão para que caísse no pecado, pois assim como ele pecou e perdeu o seu reino, o mesmo aconteceria com Adão. Assim, entendemos que o seu plano era fazer Adão pecar e dessa forma, ele perderia a governança da terra e, ele, Satanás, como vencedor, conquistaria o governo da terra. E foi o que aconteceu, pois derrotando Adão com o seu ardil ele passou a ser o governante da terra, o que perdurou até a sua derrota para Cristo, onde na cruz o Senhor consumou a sua vitória, retomando o governo perdido por Adão.  

1. O ANTROPOCENTRISMO DESDE SEMPRE TEM PROVOCADO A IRA DE DEUS

Romanos 1.18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Romanos 1.19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

Deus ama a todo pecador como diz a sua palavra, porém esse amor está retido, simplesmente porque o homem continua pecador e enquanto assim continuar, a sua ira permanece sobre ele.  Dessa forma, toda a humanidade sem Cristo, sem distinção, permanece debaixo da ira divina sem conhecer o seu verdadeiro amor. Deus revela a sua justiça em relação a todos sem distinção e a sua justiça tanto pode se manifestar em condenação, como também em justificação mediante a fé. O Evangelho, cujo conteúdo é Cristo e a sua mensagem é a justificação pela fé, não envergonha por que revela um Deus justo e justificador. Entende-se que a justiça de Deus se revela no evangelho no plano terreno e a sua ira se revela no céu e ela é totalmente imparcial, com quem quer que seja. O pensamento humanista trouxe o homem para si próprio com um afastamento de Deus consciencioso movido pela arrogância, rechaçando todas as oportunidades de conhecê-lo e reconhecê-lo como Deus. Esse mesmo Deus que oferece oportunidades fornecidas por Ele próprio, mas o eu desses humanistas preferem as suas próprias iniciativas redentivas sem saber no caminho da sua própria condenação.

2. NO ANTROPOCENTRISMO O HOMEM COLOCA COISAS NO LUGAR DE DEUS.  

Romanos 1.20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Romanos 1.21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1.22 Dizendo-se sábios tornaram-se loucos. 23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Ninguém desde o princípio ficará inescusável, pois toda obra da criação divina não é obra de qualquer outro ser. No seu obscurecimento espiritual com uma visão antropocentrista ficam ao sabor dos seus próprios ideais, se auto-conduzindo a um estado de embrutecimento ao ponto de passar a adorar coisas confeccionadas por eles mesmos. Tais como: imagens de homem; de aves; quadrúpedes; de répteis; de astros no firmamento e outros objetos, como se essas coisas tivessem algum poder de fazer algo em seu favor. Essa visão distorcida que abrange a maioria da população, salvo os cristãos fiéis, é uma estrada perigosa, ao viverem num descaminho que os leva à progressiva degradação moral, com uma mentalidade que não conseguem discernir a sua própria corruptibilidade. Não se pode esquecer a atuação diabólica no pensamento antropocentrista, tanto na adoração de imagens, como influenciando líderes pseudo evangélicos, com uma mentalidade cauterizada pelo poder, onde falam de Deus, mas estão distanciados dele e de reconhecer nele a autoria das bênçãos. É notório que a intenção destes não é levar o povo a Deus, mas sim levar o povo a eles próprios usando de arrogância, se achando autônomos, sem depender do dono das bênçãos.

3. O ANTROPOCENTRISMO AFASTOU DEUS, QUE OS DEIXOU AO SEU CURSO.

Romanos 1.24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Romanos 1.25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Os homens com a sua visão antropocentrista acabam se escravizando por si. A liberdade que buscaram com essa visão, mas o final dela será algo extremamente horrível, mas aí, já será tarde demais, pois após a morte o perdido não terá uma segunda chance. Na sua loucura mudaram a glória do Deus incorruptível confeccionando imagens de criaturas desprezíveis, querendo representar Deus através delas. A maior honra ao homem foi Deus no princípio fazê-lo segundo a sua imagem e semelhança; e a maior desonra que o homem fez a Deus foi representá-lo segundo a imagem do homem. Não satisfeitos, mudaram a verdade de Deus em mentira, tentando desonrar a sua glória, adorando, ídolos que, esses, sim, são chamados mentira, concedendo a honra que só é devida ao Criador, para a criatura. O pecado maior de Israel foi coxear entre dois pensamentos, quando também ignorando que Deus não divide a sua glória com outrem, passaram também a adorar a criatura que os pagãos, que eram os ídolos, o qual os pagãos adoravam. Algo muito grave que se torna mais explícito em nossos tempos está relacionado com a igreja, isso não generalizando, a qual tem sido envolvida por líderes antropocentristas que tem se colocado como o tal fazendo programações e escalando Deus para operar conforme as suas segundas intenções. É uma profanação o homem querer determinar o que Deus tem que fazer nas suas reuniões de campanha, se esquecendo de que Deus é Senhor e não servo.

Pastor Adilson Guilhermel.