Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 04 - A IGREJA E O REINO DE DEUS

LIÇÃO 04 - A IGREJA E O REINO DE DEUS

Texto Áureo: “[…] O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” (Mc 1.15)

Leitura Bíblica em Classe: Marcos 1.14-17

Introdução:  A igreja do Senhor Jesus Cristo é intimamente ligada ao Reino de Deus. A igreja é o corpo de Cristo e, o Reino de Deus é um Reino espiritual estabelecido em toda a parte da terra. Em qualquer lugar do mundo onde estiver um cristão, o Reino de Deus está presente. A igreja é chamada a ser um referencial do Reino de Deus no mundo, para proclamar o Evangelho, vivendo conforme os valores do reino, com a responsabilidade de levar a justiça, paz e amor de Deus ao mundo. A proclamação do evangelho é essencial para o crescimento do reino de Deus em número de almas salvas. O mundo ainda não está um caos devido à igreja militante que combate contra as forças do mal com toda perseverança. (2 Tessalonicenses 2.7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado). Isso mostra que esse poder já está operando, mas que há alguém que o está resistindo, que é o Espírito Santo junto coma a igreja. A partir que o Espírito Santo for tirado ao final da dispensação da graça juntamente com a igreja, então o caos virá com toda força no período que a bíblia chama de grande tribulação. É o período que o anticristo assumirá o governo na terra e tentará dominar o mundo, mas será derrotado por Cristo ao final da grande tribulação. O texto revela com clareza que as forças do mal está presente no mundo, mas não prevalecem contra a verdadeira igreja de Cristo.

1. ESTE REINO ENVOLVE UMA UNIVERSALIDADE NO CONTEXTO ESPIRITUAL.

Marcos 1.14 – E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus

O evangelho do Reino e o evangelho da graça? O Reino de Deus foi inaugurado no dia do Pentecoste. Assim como a igreja simultaneamente também foi inaugurada. Por quê? Porque estão necessariamente interligados entre si, o Reino e a igreja. Entendendo que esse reino não é físico, mas sim espiritual. E por que o reino é espiritual? Ele é espiritual porque só pode fazer parte dele os espíritos ressuscitados pelo mesmo poder que ressuscitou a Cristo, ou seja, o poder do Espírito Santo. E quem são esses espíritos ressuscitados? Somos nós. A partir do momento que nos convertemos a Cristo, o nosso espírito ressuscitou pelo mesmo poder a qual Cristo foi ressuscitado, o poder do Espírito Santo. Sequencialmente, no final da grande tribulação vai ser estabelecido outro Reino, o reino físico, que será o do milênio para o povo da promessa que é Israel, o qual está predestinado também a ser com Cristo reinando sobre ele juntamente com a sua igreja.  

2. ESTE REINO É O GOVERNO DE DEUS COM AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO.

Marcos 1.15 – e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.

O Reino de Deus vinculado com a Igreja não é um lugar ou um tempo específico, mas uma realidade espiritual que está presente em todo o mundo, mas que ainda não está completo. Este reino espiritual vinculado com a igreja está se completando e não sabemos em que fase ele se encontra, pois a qualquer momento Jesus o dá por encerrado e virá buscar a sua igreja, onde dará início a preparação do outro reino que será físico, já na grande tribulação, o qual é o reino milenar. Jesus pregando sobre o Reino de Deus apontava para a sua soberania na vida das pessoas, não como um reino político, mas sim um reino espiritual, onde a única forma de entrar nele é crer nas boas novas da salvação e nascer de novo. O Evangelho veio de Deus para nos conduzir a ele, mas para isso é preciso ter fé naquele que nos leva ao seu reino. O conteúdo do evangelho é Cristo, o qual está centralizado nele e a mensagem do evangelho é a justificação pela fé, para que crer no conteúdo, ser justificado por Ele, o Senhor Jesus Cristo.

3. ESTE REINO NÃO É PARA OS DESOCUPADOS E SIM PARA OS OCUPADOS.

Marcos 1.16 – E, andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.

Usando de autoridade, Jesus pode chamar homens para deixar suas ocupações diárias, para serem seus discípulos. Ele não procurou pessoas desocupadas para se tornarem seus discípulos, mas sim pessoas ocupadas no seu trabalho diário para ganhar o seu sustento. Os chamados eram pessoas qualificadas, perseverantes nos seus afazeres que contribuiriam para o difícil ministério de resgatar almas aprisionadas no reino de Satanás. Dentre as qualificações de resgatadores de almas é preciso coragem; paciência; energia; resistência e fé objetiva com forte determinação. Todos os que Jesus chamou para segui-lo, em momento algum, nenhum deles tentou esquivar-se, ou inventar alguma desculpa para não atender o chamado.

4. ESTE REINO TEM A DIFÍCIL MISSÃO DE RESGATAR AS ALMAS PERDIDAS.

Marcos 1.17 – E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.

Estas palavras de Jesus, quando chama os primeiros discípulos, tem um profundo significado, porque não é um chamado qualquer, mas sim um chamado para uma missão importante que é seguir Jesus e participar ativamente do seu ministério salvífico. A profissão desses que Jesus chamou exigia habilidade e persistência e usando dessa metáfora, Ele estava chamando para um novo trabalho, não físico, mas espiritual que requeria entrega total, compromisso e amor pelas almas. Ser um pescador de homens é proclamar a mensagem de salvação e o amor de Deus sem acepção de pessoas, para que se aproximem de Deus. Esse chamado é dirigido a todos que desejam fazer a diferença no mundo e contribuir para o avanço do Reino de Deus. Se você ouvir o chamado de Jesus em seu coração, não hesite em responder. Ele está te esperando para que você participe ativamente na sua construção.  

Pastor Adilson Guilhermel