Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Santidade ao Senhor


Santidade ao Senhor
Lição 5 - 29 de Julho de 2018
Texto Áureo: Levítico 20.26 E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo e separai-vos dos povos, para serdes meus.
Leitura Bíblica em Classe: Levítico 20.1-10


Introdução: O culto a deus Moleque, ou deus Moloque que significa a mesma coisa, era uma adoração a esse deus associada ao sacrifício de crianças. Tratava-se de uma imagem oca de bronze, onde acendiam fogo no seu interior, até ela ficar incandescente, onde os sacrifícios, geralmente de crianças eram colocados sobre os seus braços e queimadas na alta temperatura do fogo. Era considerado o deus dos amonitas, cuja adoração a ele também se praticava nos antigos cultos mesopotâmicos e da filisteia. Embora as leis mosaicas proibissem essas práticas, sob a pena de morte, muitos dos hebreus e povos estrangeiros que faziam parte das mesmas tribos passaram a aderir essas práticas abomináveis, sem temer os resultados punitivos. Deus estabeleceu seus preceitos através da lei, os quais deveriam ser rigorosamente cumpridos, com penalidades impostas aos seus transgressores, sendo isso necessário para refrear o pecado, e não para regenerar os transgressores, pois todos eles eram punidos com a morte.

OS JUÍZOS DIVINOS OBJETIVAVAM REFREAR PECADOS IMPERDOÁVEIS.

1. Deus punia com a morte quem praticasse o pecado da adoração pagã.
Levítico 20.1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo: 2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua descendência a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará.
Devemos sempre lembrar que nessa situação de inclinação a desobediência das leis morais implantadas no Sinai para os israelitas e os que os seguiam havia um personagem oculto, que era o próprio Satanás. Apesar de a lei ser dada ainda na peregrinação no deserto, Deus já previa o que iria acontecer quando Israel tomasse posse da terra de Canaã, onde o povo daquela região exercia práticas abomináveis de idolatria. Essa foi uma razão pela qual quando determinou a Josué quando ia invadir a terra de Canaã, que matasse todos os povos em todos os limites invadidos, ordem essa, que Josué deixou de cumprir, ao fazer aliança com os gibeonitas. Como essa ordem não foi cumprida, além dos gibeonitas, outros povos também acabaram sendo poupados, e com o decorrer do tempo os israelitas persuadidos por Satanás passaram a aderir aos deuses daqueles povos, sendo que um dos mais abomináveis era Moloque, pelo fato de ser exigido a sacrifício de crianças a ele, as quais morriam queimadas quando a estátua era incandescida.
2.  Quem praticasse a adoração pagã deveria ser extirpado do meio do povo.
Levítico 20.3 E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome.
Os pais que ofereciam os seus filhos em sacrifício a Moloque sofreriam sem misericórdia a pena de morte, pois estariam infringindo as leis morais ditas no decálogo (5º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)). Uma erva daninha, para não provocar mais danos deve ser arrancada da plantação, para não prejudicar as outras plantas, assim também o homem infrator da lei nesse quesito, assim como uma planta daninha, também deveria ser arrancado e lançado fora para ser destruído. (Se alguém não cuida dos seus e especialmente dos de sua família, tem negado a fé e é pior que um incrédulo. 1 Timóteo 5:8), O pai biológico tem a responsabilidade de cuidar do filho até a idade em que se torna independente e Deus que é o pai do espírito que está no corpo biológico da criança cuida dela até que chegue a idade da razão. Isso significa que se o pai biológico não cuidou e levou a criança a morte, principalmente por inclinação idólatra, ele pagará caro por isso. Porém essa criança que tem um espírito gerado por Deus na sua concepção e está sob os seus cuidados, mesmo sendo oferecida em sacrifícios aos deuses pagãos, ela é salva.
3. Se o pecador não fosse extirpado pelo povo, o próprio Deus o realizaria.
Levítico 20.4 E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der, da sua descendência a Moloque, para não o matar, 5 Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos que forem após ele, prostituíndo-se com Moloque.
Quem tivesse a ousadia de desobedecer ao mandamento divino a esse respeito e praticasse o sacrifício oferecendo seu filho a Moloque, não tinha como escapar dos juízos divinos. Não adiantava as pessoas que sabiam do fato se calarem, ou que ele se escondesse isso de nada adiantaria, pois o próprio Deus executaria o juízo de extirpa-lo do meio do povo e a morte desse era inevitável. Não importa para onde você vai ou o que você tenta esconder, o SENHOR conhece e sabe de tudo. Todos os seus caminhos estão a descobertos e expostos aos Seus olhos que tudo vê. (Provérbios 15:3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Hebreus 10.31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo!  (Salmos 101:7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa).
4. Deus extirpa todo aquele que consulta espíritos, pois se prostitui com eles.
Levítico 20.6 Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
Os israelitas influenciados pelos povos idólatras das regiões cananeias passaram a ter uma inclinação a consultar espíritos através de videntes, feiticeiras, adivinhos e com isso provocando a ira divina. Não somente o povo procurava esses instrumentos de Satanás, como também os reis de Israel, sendo o primeiro rei a fazer essa consulta foi Saul. (Então Saul disse aos seus auxiliares: "Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte". Eles disseram: "Existe uma em En-Dor". 1 Samuel 28:7). Quem assim procede entra na condição de prostituição espiritual, pois prefere consultar o diabo e não a Deus. Esse também é um pecado gravíssimo que fere as leis morais e a sua penalidade é a extirpação do meio do povo, com condenação a morte. Isso serve para o crente, que ao invés de crer na palavra, a qual é a verdadeira profecia sai procurando essas coisas, como também falsos profetas para adivinhar seu futuro. (O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. 1 Timóteo 4:1).
5. A santificação só acontece naqueles que obedecem aos preceitos divinos.
Levítico 20.7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 20.8 E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica.
O crente só pode estar em processo de santificação se andar de acordo com os preceitos divinos. E para andar de acordo com esses preceitos, é preciso buscar o conhecimento da palavra. Esse processo para não ficar estagnado é necessária obediência irrestrita aos mandamentos divinos, pois assim damos lugar ao Espírito Santo que é o operador da nossa transformação espiritual. (Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14),
6. O filho deve honrar e respeitar os pais, pois estará sujeito à pena de morte.
Levítico 20.9 Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele.
Em relação aos filhos honrar os pais foi determinado por Deus no quinto mandamento. Todos os mandamentos quando infringidos tinham graves penalidades, pois não adiantava dar os mandamentos, sem as consequências que viriam quando fossem quebrados. Só que mesmo com as penalidades impostas, muitos as ignoravam sem qualquer temor pela punição capital partiam para a desobediência. Os objetivos divinos quanto a esse mandamento refletiam-se na determinação de sustentar a estrutura familiar e os cônjuges são descritos como representantes da autoridade de Deus para os filhos. A desonra ao pai e mãe traz ruína à unidade básica da família. Assim o filho que fizesse essa desonra seria penalizado com a sentença de morte. ("Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. Êxodo 20:12).
7. A conivência ao adultério entre homem e mulher era pecado para morte.
Levítico 20.10 Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.
Há dois tipos de adultérios condenáveis rigorosamente nas Escrituras Sagradas, sendo que um é o adultério físico e o outro o adultério espiritual. Nesse caso o texto enfatiza o adultério entre homem e mulher como um ato abominável aos olhos de Deus. O sétimo mandamento diz "não adulterarás", o qual se refere ao adultério entre homem e mulher, como também em relacionar-se com outros deuses. Nesse caso isso também não ficou só registrado nas tábuas de pedra entregue a Moisés, mas dentro das leis cíveis foi estabelecida a punição capital pelo apedrejamento, tanto do homem como da mulher. No caso da mulher adúltera levada até Jesus, os algozes dela estavam na realidade infringindo a lei, pois esta estabelecia que os dois tanto o homem com a mulher flagrados no ato do adultério deveriam ser apedrejados até a morte e nesse caso eles levaram só a mulher contrariando a lei mosaica. (João 8.10 Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?" 11 "Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado").
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel