Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 7 - CULTUANDO A DEUS COM LIBERDADE E REVERÊNCIA

 Lição 7 – Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência

Texto Áureo: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24)
Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 14.26-32

Introdução: O evangelho através do IDE de Jesus, não ficou contido em Jerusalém, mas sim propagou-se por todo o mundo da época estendendo-se através dos tempos entre várias etnias com culturas diferenciadas. Nesse caso, tendo o povo culturas diferenciadas seria impossível estabelecer uma padronização dos cultos prestados a Deus. Isso significa que cada povo, convertido a Jesus Cristo, tem o seu modo peculiar de prestar culto de adoração ao Senhor . Porém os cultos de adoração ao Senhor só serão aceitos, se o comportamento dos adoradores, o prestarem estando em espírito e com o coração verdadeiramente voltado para aquele que é digno de todo louvor e adoração.

1 - A ORDEM NO CULTO É A PALAVRA CHAVE, POIS SEM ORDEM NÃO HAVERÁ EDIFICAÇÃO.
1 Coríntios 14.26 – Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Paulo neste texto exorta a igreja que estava em coríntios pelos abusos contra a ordem nos cultos prestados ao Senhor. Os cristãos de coríntios na sua maioria eram dotados de variedade de dons espirituais e nesse caso o que poderia ser algo de grande valor para a edificação da igreja, tornou-se um grande problema que precisava ser corrigido. Embora o crente seja dotado do dom espiritual, este dom só é ativo quando operado pelo Espírito Santo. Quem tem o dom não pode se exaltar por isso e querer ser o grande centro das atenções. Usar os dons espirituais para agradar a si mesmo e não para ajudar os congregados não é edificação e sim exibição e o Espírito não vai operar num exibicionista. Tudo deve ser feito com ordem e decência como diz a palavra, sendo que as oportunidades no culto devem ser distribuídas ordeiramente respeitando o tempo que lhe foi dado. É preciso também ser observado os horários de início e término da reunião e, esta não pode ser alongada para não prejudicar quem tem os seus compromissos.
2 - QUEM FALAR EM LÍNGUAS ESTRANHAS DEVE SE CALAR CASO NÃO HAJA INTÉRPRETE.
1 Coríntios 14.27 – E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete. 1 Coríntios 14.28 – Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.
O que mais promoveu confusão e desordem no culto dos crentes em Coríntios, era a questão estarem abusando ao falar em línguas estranhas. Com isso os cultos estavam sendo prejudicados, pois como o Senhor Deus que é digno de receber o melhor de nós vai aceitar um culto vindo em meio a confusões e desordens. Cabe ao dirigente do culto colocar ordem entre os irmãos que excedem na sua postura em uma reunião da igreja. Paulo não impediu o falar línguas, mas colocou limitações entre os que falavam, para que o fizessem ordeiramente. Cada crente deve falar por sua vez e não ao mesmo tempo, como se fosse uma competição. Em alguns casos quem fala em línguas pode estar profetizando, daí a necessidade do intérprete, ou seja, quem tenha o dom da interpretação de línguas. O dom pode ser expressado falando em silêncio com Deus, pois isso cumpre o propósito do dom, que é edificar a si mesmo.
3 - QUANDO HÁ PROFECIA ELA DEVE SER JULGADA, SOMENTE É ACEITA A QUE PROCEDE.
1 Coríntios 14.29 – E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 1 Coríntios 14.30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Já no dom de profecia, não se observa a mesma limitação do dom de línguas e a orientação do apóstolo é que possa se falar em sucessão, mas tudo que é falado deve ser discernido para ver se procede de Deus, ou é do próprio profeta. A profecia deve estar alinhada com a palavra de Deus, pois tem o propósito de doutrinar, exortar, redarguir, admoestar no sentido de edificar aquele que ouve. Se a palavra profética está alinhada com a palavra, significa que o Espírito Santo está ministrando ao espírito do mensageiro para falar a igreja.
4 - QUEM TEM DOM PROFÉTICO TEM O CONTROLE DELE, E NÃO É O DOM QUE CONTROLA.
1 Coríntios 14.31 – Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados. 1 Coríntios 14.32 – E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Aquele que está exercendo um dom espiritual não entra em transe, pois a operação dos dons não envolve a perda da consciência de si mesmo. As operações do Espírito Santo não tem qualquer similaridade com os cultos pagãos, pois nesses cultos o indivíduo tem a mente controlada pelo demônio e perde o controle de si mesmo. Nos cultos cristãos o Espírito Santo não opera dessa forma, pois quando Ele está operando, temos o controle de tudo que estamos fazendo e podemos interromper tudo se assim sentimos de fazê-lo. Se o crente que tem o dom perde o controle quando este se manifesta, é certo que o Espírito Santo não estará mais nesta manifestação.   

Pastor Adilson Guilhermel