Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 08: O BOM PASTOR E OS PASTORES INFIÉIS


Lição 08: O BOM PASTOR E OS PASTORES INFIÉIS

Texto Áureo: ”Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (Jo 10.11)

Leitura Bíblica em Classe: Ezequiel 34.1-12

Introdução: Jesus se declarou com ênfase e exclusividade como o bom pastor, que primeiramente veio arrebanhar as ovelhas perdidas da casa de Israel. Porém dada a resistência encontrada com o rebanho da promessa, Jesus tirou a exclusividade desse rebanho e estendeu a sua busca por todas ovelhas perdidas que não pertenciam ao rebanho a qual primeiramente o Senhor buscou. Mas para consumar a sua condição de bom pastor, ele teve que enfrentar todo tipo de adversidades em toda sua caminhada até chegar ao ponto crucial da sua missão, que foi a cruz. Hoje o Senhor como o Sumo Pastor tem um grande rebanho ajuntado por todos os cantos da terra, sem qualquer distinção ou acepção. Gálatas 3:28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

1. LÍDERES PERVERSOS SÓ OLHAM PARA SI  E DEIXAM AS OVELHAS PASSAR FOME. 

Ezequiel 34.1 – E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Ezequiel 34.2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Ezequiel 34.3 – Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentam as ovelhas. Ezequiel 34.4 – A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Ezequiel 34.5 – Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. Ezequiel 34.6 – As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.

Ezequiel recebeu ordens do Senhor para profetizar contra os pastores de Israel, que inclui toda classe de líderes que abusam do seu poder sobre o rebanho. Quando Deus pronuncia “Ai” é uma demonstração de grande indignação que Ele manifesta contra os líderes que não cumprem o seu ofício dignamente. Esse "Aí" também indica que haverá punições severas para aqueles que praticam a corrupção como verdadeiros mercenários da fé usando de vários meios para explorar a fé do povo. Comem do bom e do melhor, mas não alimentam as suas ovelhas no sentido espiritual que envolve o alimento dado pela fiel doutrina. O povo sem a sã doutrina é  um povo fraco na fé, doente na alma, as machucadas por pregações do homem e as afastadas ou desgarradas que não buscadas para se integrar ao rebanho. Nesse caso ficam vítimas dos devoradores malignos que se apossam levando para os abismos da perdição. Deus reitera sobre o espalhamento das almas simbolizadas com ovelhas totalmente sem que ninguém as procure, ou busque. As ovelhas estavam espalhadas por todos os lugares mas ninguém perguntava por elas, no sentido de serem encorajadas a voltar para o seu próprio país. Muitos líderes como dominadores do rebanho por agirem com ações exploratórias fez com que muitas fossem embora, provocando desânimo naquelas que pensavam em voltar. Jesus disse: Eu vim para buscar as ovelhas perdidas da casa de Israel. Em nossos tempos com igreja do Senhor, os líderes têm que estar atentos a isso, pois se não o fizerem incorrem no pecado de omissão. 

2. PASTORES ASSIM SÃO VISTOS COM INDIGNAÇÃO E O REBANHO COM COMPAIXÃO.

Ezequiel 34.7 – Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Ezequiel 34.8 – Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, Ezequiel 34.9 – portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Ezequiel 34.10 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto. 

Deus tinha todos os motivos para demonstrar a sua indignação contra os líderes inescrupulosos que tinham a responsabilidade de cuidar bem do Seu rebanho, mas no entanto eles negligenciaram pensando só em si mesmo.  Uma coisa é certa, o Senhor tem uma consideração profunda com o seu rebanho e uma grande indignação por aqueles que o desprezam. Líderes que não querem ouvir a palavra do Senhor para que mudem o seu comportamento indigno, serão obrigados a ouvir a palavra do Senhor com a sentença de condenação. O rebanho de Deus, principalmente os mais leigos, ou menos instruídos são presas fáceis para os líderes enganadores, que conduzem o povo através de falsas doutrinas mantendo-os cativos a eles. Líderes que recebem a responsabilidade de apascentar o rebanho, mas que se corromperam para o lado das heresias e do engano, embora usem o nome de Deus, com suas mentes cauterizadas não sabem que Deus não compactua com o erro. A presença de Deus jamais estará com líderes que não exercem o ofício que lhe foi ordenado, pois são classificados como infiéis a confiança que lhes foi depositada. Se o pecado dos líderes comissionados para cuidar do rebanho eram terríveis, o pecado de omissão era pior ainda, pois a sua negligência com o povo disperso era algo que aborrecia o Senhor ao extremo e, isso não ficaria sem punição. 

3. DEUS EXERCE SEU PODER DIVINO E ASSUME O OFÍCIO DE PASTOR DO REBANHO.

Ezequiel 34.11 – Porque assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Ezequiel 34.12 – Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

Para ajuntar o que foi espalhado pelos líderes faltosos e opressores, o Senhor se manifestou através do seu Filho, o Messias enviado para ajuntar as ovelhas perdidas da casa de Israel, mas como muitas dessas ovelhas dispersas não quiseram ouvir a voz do Pastor, Ele estendeu a sua graça para todos os povos da terra, para fazerem parte do seu rebanho. Dentro de uma visão escatológica o Senhor promete nos fins dos tempos, que significa quando na sua parousia transladar o seu rebanho fiel para o céu, ele dará uma nova oportunidade de salvação para as ovelhas perdidas de Israel Mas isso só acontecerá no período da grande tribulação, pois eles não farão parte do arrebatamento da igreja. É nesse período que o Senhor através dos seus cento e quarenta e quatro mil evangelizadores com a mensagem do evangelho do reino ajuntará as ovelhas de todos os lugares onde foram espalhadas. E no final da tribulação Jesus os assentará em sua própria terra, onde Ele será o seu Pastor.  Mateus 24:31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Pastor Adilson Guilhermel