LIÇÃO 13 - VOLTADOS OS OLHOS PARA A BENDITA ESPERANÇA

Assista o vídeo da aula:  https://youtu.be/ONRD4jm4fhc

Lição 13 - Voltados os olhos para a Bendita Esperança

Texto Áureo: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.”  (Tt 2.13)
Leitura Bíblica em Classe: Atos 1.6-11

Introdução: Jesus disse que do jeito que o viram subir para a glória celestial, também o verão descer numa alusão a segunda parte da  sua vida para estabelecer o reino milenar após o término da grande tribulação. Isto porque, na primeira parte da sua vinda, ninguém o verá descer, pois Ele só descerá ao nível do céu espacial, o qual será o lugar de encontro com a sua noiva, que é a igreja. Essa é a esperança com promessa, pois se assim Ele disse que voltaria, Ele vai cumprir. Desse modo vamos olhar com fé para essa esperança, revestidos de toda a armadura de Deus, com as nossas lâmpadas brilhando e aguardando a vinda do Senhor. Este dia será um terror e confusão para todos os pecadores e mais ainda para aqueles que não o seguem com obediência e fidelidade,  como também todos os desviados do seu caminho.


1. Israel era o primeiro, mas por rejeitar o Messias acabou ficando por último.
Atos 1.6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
Jesus havia dito que os apóstolos se assentariam em tronos, mas diante dessa promessa estavam impacientes e não queriam esperar o tempo certo para isso. Jesus dentro do cronograma de Deus veio primeiro para estabelecer o reino dos céus, que ficou em primeiro plano e o reino terreno, que ficou para segundo plano. Compreenderiam também que o estabelecimento do reino de Deus aqui na terra, ou seja, o reino milenar tinha ficado para o segundo plano. No primeiro plano está a igreja que no tempo de Deus iniciou-se no dia do Pentecoste e todos nós sabemos do início desse tempo, mas não sabemos quando se dará o final do tempo que Deus cronometrou para a Igreja estar neste plano terreno, até ser arrebatada.
2. Todas as coisas acontecerão no tempo de Deus e nos eventos das estações.
Atos 1.7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
O tempo é de Deus e não nosso e Ele usa o tempo que é dele e tem usado em vários eventos desde o princípio da criação. O tempo de Deus é imprevisível no que tange o início de algo já predestinado por Ele, isso dentro dos seus planos e de acordo com as circunstâncias. Temos como exemplo o dilúvio, no qual Ele deu um tempo para que os homens nesse tempo dado por Ele viessem a se arrepender através dos alertas dados por Noé. O Tempo de Deus para iniciar algo, tem um início e tem um fim, mas o homem não tem qualquer condição de saber quando se iniciará, ou quando se findará o que Ele impõe. O início do Seu plano passa a ser conhecido, porque o homem está inserido nele, mas o final somente o dono do tempo é que sabe quando se dará. As estações se referem às épocas em que aconteceram os eventos ocorridos no tempo de Deus. Com a descida do Espírito Santo no dia do Pentecoste, eles começaram a entender na prática que o reino de Deus, já havia se iniciado no Seu tempo e não era exclusivo para Israel, mas para todos os povos da terra. 
3. É preciso ter poder para testificar de Cristo pois haverá luta com as trevas.
Atos 1.8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
A virtude do Espírito Santo refere-se ao poder necessário para o exercício da militância na conquista de almas através do evangelho de Cristo. É uma militância que envolve confrontos com os demônios comandados por Satanás e para isso é necessário esse revestimento de poder. Primeiramente aos apóstolos foi dada a missão de levar o evangelho até os confins da terra. Eles deveriam testemunhar de Cristo, sem importar-se com as consequências que tivesse pela frente. Essa missão dada por Jesus sempre foi contínua e seguiu através dos tempos até os nossos dias e a promessa de receber virtude vem sendo cumprida em todos que se dispõe a testificar de Cristo. Uma mudança de direção foi concretizada após o discurso de Jesus determinando as direções que suas testemunhas deveriam tomar. A princípio no período da lei, era as nações que vinham a Jerusalém trazerem suas ofertas, mas a partir do ide de Jesus as suas testemunhas sairiam de Jerusalém e iriam até as nações levar a preciosa oferta, ou seja, a salvação.
4. Jesus subiu vitorioso, mas deixou poder essencial para sermos vitoriosos.
Atos 1.9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1.10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, Atos 1.11 - os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
O poder essencial, Jesus enviou para estar em nós, o qual é o nosso Consolador, o Espírito Santo. Sem o Espírito Santo em nós, nada poderíamos fazer em prol do reino de Deus, pois a luta não é contra a carne e o sangue, mas contra entidades malignas do reino espiritual. Agora o Espírito Santo está ligado a nós, tanto para interceder, como também revestir de poder todo aquele que busca esse revestimento de poder. Porém, desde que seja para o exercício da sua militância em prol de servir ao Senhor em sua obra evangelizadora que envolve libertar as almas cativas do Diabo. Jesus venceu o Diabo em todas as suas investidas, até a consumação da sua missão sacrificial. Jesus veio também em sua missão para destruir as obras do Diabo, o que significa que cada alma liberta pelo poder do evangelho, é uma obra do Diabo que é destruída. A obra do Diabo em nossa vida foi destruída a partir do momento em que nos convertemos a Cristo. Se estivermos ativos sempre constantes e abundantes na obra do Senhor um dia veremos que todo o nosso esforço não foi em vão no Senhor, pois na hora da nossa ascensão ao céu subiremos como vitoriosos, assim como subiu Jesus. 

Pastor Adilson Guilhermel