Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 13 - VOLTADOS OS OLHOS PARA A BENDITA ESPERANÇA

Assista o vídeo da aula:  https://youtu.be/ONRD4jm4fhc

Lição 13 - Voltados os olhos para a Bendita Esperança

Texto Áureo: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.”  (Tt 2.13)
Leitura Bíblica em Classe: Atos 1.6-11

Introdução: Jesus disse que do jeito que o viram subir para a glória celestial, também o verão descer numa alusão a segunda parte da  sua vida para estabelecer o reino milenar após o término da grande tribulação. Isto porque, na primeira parte da sua vinda, ninguém o verá descer, pois Ele só descerá ao nível do céu espacial, o qual será o lugar de encontro com a sua noiva, que é a igreja. Essa é a esperança com promessa, pois se assim Ele disse que voltaria, Ele vai cumprir. Desse modo vamos olhar com fé para essa esperança, revestidos de toda a armadura de Deus, com as nossas lâmpadas brilhando e aguardando a vinda do Senhor. Este dia será um terror e confusão para todos os pecadores e mais ainda para aqueles que não o seguem com obediência e fidelidade,  como também todos os desviados do seu caminho.


1. Israel era o primeiro, mas por rejeitar o Messias acabou ficando por último.
Atos 1.6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
Jesus havia dito que os apóstolos se assentariam em tronos, mas diante dessa promessa estavam impacientes e não queriam esperar o tempo certo para isso. Jesus dentro do cronograma de Deus veio primeiro para estabelecer o reino dos céus, que ficou em primeiro plano e o reino terreno, que ficou para segundo plano. Compreenderiam também que o estabelecimento do reino de Deus aqui na terra, ou seja, o reino milenar tinha ficado para o segundo plano. No primeiro plano está a igreja que no tempo de Deus iniciou-se no dia do Pentecoste e todos nós sabemos do início desse tempo, mas não sabemos quando se dará o final do tempo que Deus cronometrou para a Igreja estar neste plano terreno, até ser arrebatada.
2. Todas as coisas acontecerão no tempo de Deus e nos eventos das estações.
Atos 1.7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
O tempo é de Deus e não nosso e Ele usa o tempo que é dele e tem usado em vários eventos desde o princípio da criação. O tempo de Deus é imprevisível no que tange o início de algo já predestinado por Ele, isso dentro dos seus planos e de acordo com as circunstâncias. Temos como exemplo o dilúvio, no qual Ele deu um tempo para que os homens nesse tempo dado por Ele viessem a se arrepender através dos alertas dados por Noé. O Tempo de Deus para iniciar algo, tem um início e tem um fim, mas o homem não tem qualquer condição de saber quando se iniciará, ou quando se findará o que Ele impõe. O início do Seu plano passa a ser conhecido, porque o homem está inserido nele, mas o final somente o dono do tempo é que sabe quando se dará. As estações se referem às épocas em que aconteceram os eventos ocorridos no tempo de Deus. Com a descida do Espírito Santo no dia do Pentecoste, eles começaram a entender na prática que o reino de Deus, já havia se iniciado no Seu tempo e não era exclusivo para Israel, mas para todos os povos da terra. 
3. É preciso ter poder para testificar de Cristo pois haverá luta com as trevas.
Atos 1.8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
A virtude do Espírito Santo refere-se ao poder necessário para o exercício da militância na conquista de almas através do evangelho de Cristo. É uma militância que envolve confrontos com os demônios comandados por Satanás e para isso é necessário esse revestimento de poder. Primeiramente aos apóstolos foi dada a missão de levar o evangelho até os confins da terra. Eles deveriam testemunhar de Cristo, sem importar-se com as consequências que tivesse pela frente. Essa missão dada por Jesus sempre foi contínua e seguiu através dos tempos até os nossos dias e a promessa de receber virtude vem sendo cumprida em todos que se dispõe a testificar de Cristo. Uma mudança de direção foi concretizada após o discurso de Jesus determinando as direções que suas testemunhas deveriam tomar. A princípio no período da lei, era as nações que vinham a Jerusalém trazerem suas ofertas, mas a partir do ide de Jesus as suas testemunhas sairiam de Jerusalém e iriam até as nações levar a preciosa oferta, ou seja, a salvação.
4. Jesus subiu vitorioso, mas deixou poder essencial para sermos vitoriosos.
Atos 1.9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1.10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, Atos 1.11 - os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
O poder essencial, Jesus enviou para estar em nós, o qual é o nosso Consolador, o Espírito Santo. Sem o Espírito Santo em nós, nada poderíamos fazer em prol do reino de Deus, pois a luta não é contra a carne e o sangue, mas contra entidades malignas do reino espiritual. Agora o Espírito Santo está ligado a nós, tanto para interceder, como também revestir de poder todo aquele que busca esse revestimento de poder. Porém, desde que seja para o exercício da sua militância em prol de servir ao Senhor em sua obra evangelizadora que envolve libertar as almas cativas do Diabo. Jesus venceu o Diabo em todas as suas investidas, até a consumação da sua missão sacrificial. Jesus veio também em sua missão para destruir as obras do Diabo, o que significa que cada alma liberta pelo poder do evangelho, é uma obra do Diabo que é destruída. A obra do Diabo em nossa vida foi destruída a partir do momento em que nos convertemos a Cristo. Se estivermos ativos sempre constantes e abundantes na obra do Senhor um dia veremos que todo o nosso esforço não foi em vão no Senhor, pois na hora da nossa ascensão ao céu subiremos como vitoriosos, assim como subiu Jesus. 

Pastor Adilson Guilhermel