Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 12 - A MORDOMIA DO CUIDADO COM A TERRA

Lição 12 - A Mordomia do Cuidado com a TerraTexto Áureo: “Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.” (Sl 115.16)Leitura Bíblica em Classe: Gênesis 1.26-30
IntroduçãoDeus é o legítimo proprietário de todas as coisas visíveis e invisíveis e está em plena posse de tudo. Pela Sua suprema bondade ele deu aos homens o direito de usufruir da Sua terra, a qual foi projetada para fornecer o alimento, água e moradia. O homem tem um tempo para usufruir de tudo isso, portanto não é dono de nada, apenas posseiro. Todos nós iremos após a morte para outro lugar, o lugar dos salvos que é o céu e o lugar dos perdidos, que é o inferno, sendo que o destino eterno é uma escolha individual. Enquanto vivermos nessa dimensão terrena, devemos bendizer ao Senhor e nos aperfeiçoarmos no tempo que temos e no trabalho para o qual fomos destinados.
1. As dádivas que recebemos da criação não se podem desperdiçar ou abusar delas.
Gênesis 1.26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
O mundo existente é resultado de uma energia criadora do agente da criação, o qual é o próprio Cristo. Do mundo espiritual Cristo tem o poder de criar todas as coisas com o poder da Sua Palavra para criar o mundo material. Toda matéria é criada por Deus e isto é algo que o homem não tem poder de criar. O homem pode manipular a matéria, mas só quem pode criar a matéria é Deus. O deísmo ensina que Deus criou tudo se afastou e não se interessa pela Sua criação. Já o teísmo ensina que Deus criou tudo e continua em permanente contato com a criação totalmente interessado nela, tanto que Ele orienta, intervém, recompensa e também pune.
2. Deus criou o gênero masculino e o feminino o que pressupõe dois sexos diferentes.
Gênesis 1.27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Na criação dos seres angelicais não houve macho e fêmea, pois não deveria propagar a espécie, isso porque, Deus já os criou no número suficiente dentro dos Seus propósitos eternos. Porém diferentemente dos anjos, Deus criou o ser humano como macho e fêmea, pois nos planos divinos a raça humana deveria ser propagada no sentido de ter a sua continuidade. Deus deixou bem claro, macho e fêmea, pois macho não procria com macho e fêmea não procria com fêmea, porém Satanás induziu o homem e a mulher a mudar o curso da natureza. As mulheres trocaram o modo natural das relações sexuais por outro, contrário a natureza, como também os homens se esfriaram no contato com as mulheres cometendo indecência e abominação, preferindo se relacionar sexualmente com homens. A relação homem e mulher na procriação são boas e também esta dentro da vontade de Deus, que por exceção permitiu que a relação também pudesse acontecer fora da procriação, mas somente entre o casal, pois se não for assim é abominação.
3. A imensidão da terra deveria ser habitada e cuidada pela multiplicação da criação.
Gênesis 1.28 - E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Deus criou a terra para que fosse habitada e cuidada pelo homem, o qual deveria total obediência à Sua soberana vontade. Deus instituiu a boa ordem e a harmonia em todo o universo incluindo especificamente a terra nesse contexto. Ele deu ao homem Adão essa responsabilidade para manter essa harmonia no sentido terreno, mas, o ser caído Satanás entrou em cena levando o homem Adão a cair no pecado e, isso já prejudicou em parte essa harmonia, tanto na fauna como na flora, que seria o meio de subsistência dos seres criados incluindo logicamente, o homem. O homem recebeu autoridade delegada, mas subordinada, pelo qual deveria prestar contas a Deus. Tinha o direito de usufruir da vida vegetal para comida, mas tudo com critérios de preservação da terra, sem afetar a natureza, como também não deixar um rastro de destruição naquilo que faz. O cuidado apropriado da vida vegetal visa se abastecer do cultivo conservando os recursos naturais. Quanto a vida animal também pesa na responsabilidade do homem em atender as suas necessidades alimentares e isso envolve o controle da natureza para que a natureza supra as necessidades de todas as criaturas vivas.
4. Deus deu meios para o homem obter alimento, mas deveriam trabalhar para tê-lo.
Gênesis 1.29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.
O uso legítimo da terra é um privilégio que Deus deu ao homem, o qual deveria usá-la sem abusar da sua fertilidade. Deus fez tudo perfeito tanto na multiplicação da raça humana, da raça animal, como também na natureza vegetal, a qual se propaga produzindo a semente para isso. Como sabemos o pecado original prejudicou em parte o que era para ser perfeito aumentando o trabalho do homem no sentido de conseguir os frutos da terra. As consequências do pecado prejudicam o trabalho do homem na natureza, pois ela tem sido afetada com, secas, pragas, doenças, que afetam as plantações, sendo necessário o uso de várias técnicas para superar essas adversidades para obter os resultados que a terra pode dar. O que é lamentável está na ganância do homem em obter grandes produtividades e extrapolam no uso de elementos químicos, sem qualquer preocupação com o mau que acarreta na natureza, como também em toda vida humana e animal.
5. A bondade divina revela a Sua satisfação em dar a provisão a todos os seres.
Gênesis 1.30 - E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.
A bondade de Deus é expressa em conceder ao homem toda provisão tanto animal, como vegetal em abundância. A grande variedade de vegetais são doações divinas para as suas provisões e a sua subsistência, tanto da vida humana, como a vida animal. A maldição do pecado trouxe grandes reduções, que deveriam ser fartas, mas pela bondade de Deus o homem tem o suficiente e com relativa abundância para as suas necessidades.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel