Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários

Lição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários
Texto Áureo: “A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.” (Efésios. 1.2)
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 1.1,2; Atos 19.1-7
Introdução:  A bíblia registra no livro de Atos, três viagens missionárias do Apóstolo Paulo e na sua terceira viagem, ele fica em Éfeso por cerca de dois anos evangelizando por toda aquela região. Na cidade de Éfeso se prestava culto à deusa Diana e portanto um lugar de muita idolatría, o qual mantinha o povo em uma cegueira espiritual muito profunda. Contudo, o apóstolo Paulo era um homem destemido e fundou uma igreja local em Éfeso, a qual se tornou uma igreja corpo muito forte, dado o grau elevado dos irmãos que se converteram a Cristo e cresceram espiritualmente fundamentados na doutrina apostólica. Esta carta foi escrita em Roma, por volta do ano 62, quando o Apóstolo Paulo estava preso aguardando uma audiência com o Imperador Romano. Nesse período foi a ele concedido pelo império ficar em prisão domiciliar vigiado pela guarda pretoriana, que era a guarda de elite do império. Nessa condição ele podia receber a visita dos seus obreiros e assim tomando conhecimento da situação das igrejas a qual fundou procurava através de cartas enviar palavras doutrinárias para os irmãos.  
1 – Somente os fiéis são chamados santos com a graça e a paz do Senhor.
Efésios 1.1 – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus: Efésios 1.2 – A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Quando Paulo designava os irmãos como santos era uma maneira de identificar alguém separado para o Senhor. Isso só é possível quando o pecador crê em Jesus Cristo como Salvador e, é purificado pelo seu sangue do pecado da natureza adâmica. Assim, ele é tirado do mundo e colocado em Cristo. Desse modo ele continua fisicamente no mundo, mas espiritualmente passa a ser um cidadão dos céus. O têrmo fiel que o apóstolo usa, é voltado aos crentes que depositaram a sua fé em Cristo e passaram da condição de perdidos, para a condição de salvo. Já o têrmo graça usado pelo apóstolo é uma referência a bondade de Deus, o qual significa o favor não merecido, para com todos nós que éramos indignos e o Senhor pelo Seu grande amor nos favoreceu. Só podem experimentar a graça de Deus aqueles que se rendem a Cristo e alcançam a salvação por meio da fé.
2 – Não podemos ficar ignorantes a essencial presença do Espírito Santo.Atos 19.1 – E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Atos 19.2 – disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Na visita de Paulo a Éfeso, ele encontra com doze homens identificados como discípulos de João Batista, os quais mesmo após a morte deste continuaram dando sequência ao seu ministério, não entendendo que esse ministério já tinha acabado, quando se deu o início do ministério de Jesus. O testemunho que eles apregoavam era totalmente incoerente em relação ao evangelho que os discípulos de Cristo pregavam. Paulo pode observar que eles eram zelosos naquilo que faziam e viu que eram homens de valor, porém com uma visão de salvação totalmente distorcida, como era a de Paulo antes da sua conversão. Assim Paulo para saber se o testemunho deles era válido faz um pergunta chave, a qual identifica se o crente é salvo, ou lhe falta algo. Foi perguntado se eles tinham recebido o Espírito Santo quando creram e eles disseram que não conheciam o Espírito Santo. Em toda conversão o Espírito Santo está presente, tanto para operar o batismo espiritual, como também o batismo de revestimento de poder naqueles que depois de conversos buscam essa promessa. Quem nega o pentecoste, onde o Espírito Santo desceu em verticalidade e batizou com fogo todos os que ocupavam o cenáculo, não pode dizer que é salvo, pois o Espírito Santo é o elo de ligação com Cristo.
3 – Quem ignora o Espírito Santo, não terá uma relação viva com Cristo.
Atos 19.3 – Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Atos 19.4 – Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
João Batista foi enviado por Deus para preparar o povo para o início do ministério do Seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. A pregação de João era curta, pois ela consistia em chamar o povo para o arrependimento e aqueles que aceitavam eram batizados no Jordão. Porém esse batismo era somente uma preparação para após o sacrifício de Cristo, quando todos os que quisessem ser salvos tinham que aceitar o Senhor como o seu único e suficiente Salvador. Nesse caso todos deveriam passar pelo batismo espiritual que acontece no momento da conversão a Cristo, que é quando o velho homem morre e nasce o novo homem, o qual se torna uma nova criatura em Cristo Jesus. Quem opera tudo isso é o Espírito Santo e quem não tem Ele na sua vida não pode dizer que é nascido de novo.
4. A conversão é o primeiro passo, o segundo é ser pleno no Espírito.
Atos 19.5 – E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. Atos 19.6 – E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. Atos 19.7 – Estes eram, ao todo, uns doze varões.
Fica provado aqui que esses discípulos de João Batista não eram nascidos de novo e com todo esforço que despenderam em pregar o batismo do arrependimento, na realidade era um sacrifício de tolo, sem qualquer valor para uma alma. Quem tem o dom de evangelizar consegue aclarar nas mentes a necessidade da salvação e isso Paulo sabia fazer muito bem, tanto que depois de instruí-los na palavra, eles aceitaram Jesus e receberam o batismo espiritual. Na sequência se observa que foi uma conversão tão forte, que no mesmo momento já estavam prontos para receber o batismo com o Espírito Santo. Estavam tão receptivos que pela imposição de mãos pelo apóstolo Paulo, eles já receberam o batismo com o Espírito Santo, como também sequencialmente os dons espirituais. É bom lembrar que o crente só vai ser pleno espiritualmente, quando recebe esse revestimento espiritual, que é o batismo como o Espírito Santo.
Pastor Adilson Guilhermel