Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE

Lição 4 – A Iluminação Espiritual do Crente
Texto Áureo: Efésios 1.17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 1.15 -23

Introdução: Somos iluminados porque Cristo nos tirou do reino das trevas e nos trouxe para o reino da Seu amor e da maravilhosa luz. Antes éramos trevas, pois como diz a palavra que Satanás cegou o entendimento dos incrédulos e se Cristo não tirasse a venda dos nossos olhos continuaremos em nossa cegueira espiritual. A palavra diz que se os olhos forem bons, todo o corpo será luz, mas se os olhos forem maus, todo o corpo será trevas.Mateus 4.15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, 16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou. 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei- vos, porque é chegado o reino dos céus. .
1. Mentes iluminadas tem o amor presente, são gratos a Deus e desejam dons aos santos.
Efésios 1.15 Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Efésios 1.16 Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Efésios 1.17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Paulo prisioneiro em Roma, recebia relatórios das igrejas fundadas por ele, e nesse caso está em pauta a igreja de Éfeso, os quais não andavam bem segundo o que Paulo tomou conhecimento. Diante disso eles precisavam ser advertidos pelas faltas graves que estavam cometendo, porém o apóstolo sabia usar de habilidade para lidar com o problema, o qual teria que resolver através desta carta que seria enviada a igreja de Éfeso. Primeiramente ele usava de elogios nas suas introduções na carta, para depois tocar no problema sem constrangê-los. Era assim que Paulo agia, pois quem tem mente iluminada flui amor, flui gratidão e incentiva os irmãos a que busquem o conhecimento; e a sabedoria que vem pela revelação da palavra. O elogio ao amor deles pelos outros, não significa que todos se portavam assim e daí entende-se que isso não era uma unanimidade. A habilidade de Paulo está justamente no elogio dirigido aos que mereciam, o que faria  os problemáticos se constrangerem e tomarem uma nova postura nesse sentido. Paulo trabalha neles para que entendam e dessem valor naquilo que já possuem e que saibam sempre agradecer a Deus por isso, tal como ele fazia constantemente. A ênfase utilizada era que tivessem mais percepção espiritual e que desenvolvessem o caráter, o qual não estavam atentos. Paulo ao pedir a Deus o espírito de sabedoria e revelação aos irmãos de Éfeso, não realidade está exortando a eles, que precisavam ter uma comunhão mais profunda com o Espírito Santo, o qual é aquele que opera o aperfeiçoamento em nossa vida.
2. Mentes iluminadas sabem da sua vocação e entendem a grande riqueza que tem em Cristo.
Efésios 1.18 Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
Quem tem mente iluminada sabe qual é a sua vocação e a riqueza que possui em Cristo. Quem está alheio a obra do Espírito Santo em sua vida vive em cegueira espiritual e ignora que o Senhor vê o coração. Esta espécie de cegueira começa a se dissipar quando o crente começa a desenvolver sua percepção espiritual e isso requer as operações transformadoras do Espírito Santo. É Ele que nas suas operações transformadoras que são contínuas em quem se abre as suas ações que dissipa as neblinas da ignorância de quem ainda não experimentou uma verdadeira transformação. A mente iluminada sabe da necessidade de uma purificação constante, para estar incluído no rol dos bem aventurados e puros de coração, o qual é a condicional para chegar a presença de Deus. A sua herança em nós, significa que Deus nos considera como parte da sua grande riqueza, isso porque Ele investiu a vida do Seu Filho Jesus, o qual pagou um alto preço para nossa redenção. Considerando que somos herança de Deus, necessariamente temos que viver de modo que lhe agrade em tudo.
3. Mentes iluminadas contam com o mesmo poder exercido em Cristo em favor de seus filhos.
Efésios 1.19 E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Efésios 1.20 Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.
Sendo herança de Deus, nós igreja corpo somos seres valiosos que o Diabo cobiça e procura resgatar de volta para ele, pois cada crente que ele consegue resgatar é tirar uma herança preciosa de Cristo. Nesse caso a riqueza espiritual que somos e se vivermos nesse corpo como um simples ser humano, não sendo equipado com uma força sobrenatural seriamos uma presa fácil para o inimigo. Essa, entre outras é a razão porque Cristo nos deu poder para enfrentar os demônios e vencê-los e nesse caso, esse poder deve necessariamente estar ativo em nossa vida. O inimigo como a palavra nos alerta, ruge como um leão tentando nos tragar e não podemos derrotar esse adversário com as nossas forças naturais, porque isso só é possível fazê-lo pelo poder do Espírito Santo. Somente os cristãos autênticos são classificados como igreja corpo, a qual está ligada ao cabeça desse corpo, que é Cristo. Significa que a cabeça no corpo físico controla todo o nosso corpo e, a cabeça do corpo espiritual que é Cristo, deve controlar todo o nosso corpo espiritual. A igreja corpo é ligada a Cristo por meio do Espírito Santo e como membros de seu corpo, nesse entendimento, significa que temos parte em sua ressurreição; ascensão e exaltação, pois estamos assentados com Ele nas regiões celestiais.
4. Mentes iluminadas sabem que fazem parte do corpo cujo cabeça tem domínio total de tudo.
Efésios 1.21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1.22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Efésios 1.23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Quem tem mente iluminada sabe que faz parte do corpo cuja cabeça é Cristo. Estando a direita do Pai neste período da dispensação da graça, Jesus está acima de tudo e tem autoridade sobre todos, isso significa que estando debaixo da sua autoridade estamos submissos a Ele. No caso da Igreja, Ele é o cabeça, que atua como o mediador entre Deus Pai e os homens. Assim a igreja tendo Cristo como cabeça é ligada a Ele que é dotado de todo poder e autoridade, tanto no céu, como na terra. Assim, o mesmo poder que sustenta o mundo, também é o poder que sustenta a igreja, a qual é o seu corpo. Cristo é honrado como mediador pela sua Igreja que é a Sua plenitude, igreja esta que foi adquirida por um alto preço pago por Ele.
Pastor Adilson Guilhermel