Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 13 - O MUNDO DE DEUS NO MUNDO DOS HOMENS

LIÇÃO 13 - O MUNDO DE DEUS NO MUNDO DOS HOMENS

Texto Áureo: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).” (Mt 1.23)

Leitura Bíblica em Classe: Mt 1.21-23; GL 4.3-7

Introdução: O que significa Emanuel? Emanuel é um nome hebraico que significa 'Deus está conosco'. Na Bíblia, esse nome é atribuído a Jesus Cristo como uma profecia de seu nascimento e sua missão para salvar a humanidade. O nome é mencionado pela primeira vez no livro de Isaías, no Antigo Testamento. A importância de Emanuel na Bíblia é que ele representa a presença de Deus entre os seres humanos. Ele é o cumprimento da promessa divina de enviar um salvador para redimir a humanidade. Emanuel é um símbolo de esperança e salvação para todos os cristãos. A profecia de Isaías é uma das mais importantes da Bíblia, ao anunciar o nascimento de Emanuel, que significa "Deus conosco". Segundo Isaías, Emanuel seria um sinal para toda a humanidade e nasceria de uma virgem. Essa profecia foi cumprida no Novo Testamento, quando Maria, uma jovem virgem, concebeu Jesus por obra do Espírito Santo. Esse evento é conhecido como o nascimento virginal de Jesus e é considerado um dos principais milagres da fé cristã.

1. DO MUNDO DE DEUS VEIO JESUS EM MISSÃO QUE SÓ ELE FARIA NO MUNDO DOS HOMENS.

Mateus 1.21 - E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de  Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

O nascimento de Emanuel é um evento crucial na história da humanidade por representar a encarnação de Deus na forma humana. Isso significa que Deus se tornou homem para habitar entre nós e nos mostrar o caminho para a salvação. O nome Jesus no grego corresponde a Josué e significa o Senhor salva. Jesus se encarnou por meio de uma gravidez preparada por Deus usando o ventre de Maria, para uma missão de salvação. Não para salvar o povo do jugo de Roma, ou do jugo pesado da tirania farisaica e sacerdotal, como também ainda não iria estabelecer o seu reino na terra, pois a sua missão principal era salvar o povo do pecado. Isso, primeiramente evangelizando e finalmente se sacrificando para que houvesse a remissão do pecado do povo.

2. NO MUNDO DOS HOMENS CUMPRIU-SE A PROFECIA DE CRISTO HABITANDO ENTRE OS HOMENS.

Mateus 1.22 - Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Mateus 1.23 - Eis que a virgem conceberá e dará à luz um  filho, e ele será chamado pelo nome de  Emanuel. (Emanuel  traduzido é: Deus conosco).

A virgindade de Maria é um tema importante na fé cristã por ser um sinal da intervenção divina no nascimento de Jesus. Conforme a Bíblia, Maria concebeu Jesus pelo Espírito Santo, sem ter relações sexuais com José ou qualquer outro homem. Isso é visto como um milagre e uma prova da natureza divina de Jesus. Emanuel significa "Deus conosco", o que destaca a proximidade de Deus com a humanidade. O nascimento de Emanuel é importante porque mostra que Deus não está distante ou indiferente às nossas necessidades, mas está presente em nossa vida diária para nos guiar e nos proteger.

3. NO MUNDO DOS HOMENS O NOVO SISTEMA DE SALVAÇÃO MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Gálatas 4.3 - Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; Gálatas 4.4 - mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Gálatas 4.5 - para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Apesar de a legislação mosaica ser um si mesma santa e elevada, Paulo se referia a ela como algo que pertencia há uma era, a qual se chama dispensação da lei, como uma era já ultrapassada, ou seja, um sistema antiquado, o qual se fosse isso apresentado àquele que busca a salvação como uma condicional básica certamente a ignoraria.  O propósito integral de Deus, ao enviar o seu Filho unigênito, era resgatar-nos do domínio da lei, para que pudéssemos gozar da liberdade e da alegria de sermos individualmente a casa de Deus. Não somos mais meninos de menor idade, ou escravos, mas filhos e, se filhos, então herdeiros de Deus.

4. NO MUNDO DOS HOMENS JÁ SOB A GRAÇA SAIMOS DA CONDIÇÃO DE SERVIDÃO PARA HERDEIROS.

Gálatas 4.6 - E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4.7 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

A nossa posição em Cristo, não pode se harmonizar com sentimentos de fracasso, pois como cristãos professos, esses sentimentos não podem fazer mais parte da nossa vida, pois o Consolador enviado por Cristo, o qual é o Espírito Santo, é que passou a fazer parte da nossa vida. Vivamos na presença de Deus com o coração constantemente livre, lembrando sempre que Cristo sempre estará conosco nessa caminhada até a consumação dos séculos, portanto temos o direito, de valer-nos de toda sua graça e auxílio. Nunca, rejeitemos qualquer tarefa que Deus ponha diante de nós, mesmo que ela seja cansativa; e não nos perturbemos com as adversidades que venham pela frente.

Pastor Adilson Guilhermel