Anúncios

Inscreva-se no meu canal

LIÇÃO 08 - PAULO, O DISCIPULADOR DE VIDAS

LIÇÃO 08 - PAULO, O DISCIPULADOR DE VIDAS Texto Áureo: “E, Paulo tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.” (At 15.40,41) Leitura Bíblica em Classe: Atos 2.42-47; 20.1-4

Introdução: O discipulado é crucial para o nosso crescimento espiritual daqueles que se convertem ao Senhor Jesus Cristo. O discipulador deve ser alguém com conhecimento bíblico, pois o que ele vai ensinar aos conversos é as coisas da Palavra de Deus. Jesus discipulou os seus seguidores, como também os que seriam separados para o apostolado durante os seus três anos de ministério, capacitando-os para serem discipuladores de almas. Paulo também foi preparado por Cristo durante três anos para ser o discipulador dos povos gentios. Isso mostra a necessidade de preparo teológico para aqueles que são vocacionados para atuar nesta área. Dentre os discipulados sempre haverá aqueles que se aplicam ao estudo de tal forma que se torna apto para também ser um discipulador. Nos primórdios da igreja coube aos apóstolos essa incumbência de fazer discípulos e posteriormente aos líderes das igrejas a qual pastoreavam. 

1. O DISCIPULADO É A BASE DE SUSTENTAÇÃO PARA A IGREJA CORPO DO SENHOR

Atos 2.42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2.43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 

O discipulado teve início nos primórdios da igreja iniciada em Jerusalém, onde quase três mil almas se converteram a Cristo através do sermão de Pedro após a descida do Espírito Santo. Foi um impressionante número de convertidos, oriundos de várias regiões, próximas e longínquas, os quais deveriam ser discipulados pelos apóstolos a quem coube essa responsabilidade. O ensino a esses convertidos envolve etapas, como a de perseverar na doutrina dos apóstolos que focava principalmente a uniformidade da fé em relação a Jesus, os quais ainda quando não o desejavam, puderam acompanhar a sua trajetória até consumar a sua obra na cruz. Foram incentivados a outra ação de grande importância, que era o partilhamento da comunhão com os outros cristãos, como também o partir do pão, que era uma referência à ceia do Senhor. Também foram ensinados na prática sobre a disciplina da oração tanto coletivas como individuais, o que é essencial para o crescimento espiritual necessário a todo seguidor de Cristo. O Senhor na pessoa do Espírito Santo, também além de estar presente nos ensinamentos, operava através dos apóstolos muitas maravilhas e sinais, para dar crédito aos ministros ordenados por Deus, a fim de que o povo pudesse contemplar a autoridade deles testificando que verdadeiramente eram homens de Deus.

2. O DISCIPULADO É UM FATOR DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A UMA VIDA UNÂNIME

Atos 2.44 - Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Atos 2.45 - Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. Atos 2.46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2.47 - louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

O repartir de bens naqueles tempos foi algo extremamente necessário, visto que, esses convertidos que vieram de longe para as festas em Jerusalém, tiveram os seus recursos escassos, pois não contavam com a nova situação em que se encontravam. Aquela multidão precisava de meios para subsistir nesse período de discipulado e a liberalidade de quem tinha recursos foi fundamental para suprir essa necessidade. A permanência deles ali sendo discipulados era uma estratégia divina no sentido de que ao retornarem aos seus lugares de origem, pudessem também evangelizar e discipular aqueles que viessem a se converter a Cristo. Essa comunhão entre os irmãos e o partilhamento não era obrigatório, nem forçado, mas sim, uma expressão espontânea de amor em favor daqueles que estavam necessitados. Como dia a palavra, Deus ama aquele que dá com alegria, e nesse ambiente tão harmonioso, o poder de Deus era manifestado de tal forma que atraía mais e mais almas para o crescimento do reino do Senhor. 

3. O DISCIPULADO  REQUER DISCIPULADORES DETERMINADOS PARA SUA MISSÃO.

Atos 20.1 - Depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a Macedônia. Atos 20.2 - E, havendo andado por aquelas terras e exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia. Atos 20.3 - Passando ali três meses e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia. Atos 20.4 - E acompanhou-o, até à Asia, Sópatro, de Bereia, e, dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, e Gaio, de e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.

O apóstolo Paulo foi extremamente determinado na sua missão como propagador do evangelho, sendo um grande discipulador fazendo discípulos por todos os lugares onde passava plantando igrejas. O discipulado inclui exortação; instrução; advertência; correção, ou seja, tudo que o povo precisa ouvir através da sã doutrina. Deus usa os seus ensinadores e o faz de várias maneiras, como também não diz o que o povo quer ouvir, mas sempre aquilo que o povo precisa ouvir. É dessa maneira que o povo vai crescendo na graça e no conhecimento, o qual é essencial para que não venha ser persuadido por doutrina vãs. O discipulado foi o que alicerçou a igreja e continua alicerçando, pois a falta de conhecimento leva o povo a perecer espiritualmente. Paulo era alvo de tramas de judeus, que na realidade foram os maiores opositores e inimigos dos que propagavam a fé em Cristo. Preparavam ciladas contra Paulo, mas o Senhor estava com ele e nada faria para a sua caminhada fazendo a missão ordenada por Cristo. Não podemos esquecer que satanás é o maior opositor daqueles que levam a preciosa semente, mas o Senhor é o protetor, para que voltemos como os preciosos resultados. 

Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição. 

Pastor Adilson Guilhermel


OS LUGARES PONTILHADOS NESTE MAPA MUNDIAL INDICA ONDE O SITE É VISITADO

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas

BOTÕES SOCIAIS