Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 08 - A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS

 Lição 8  - A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS

Texto Áureo: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Ef 6.4)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Samuel 2.12-17,22; 8.1-3

 

Introdução: A questão da paternidade vem da natureza de Deus Pai, que como um Deus teísta, Ele cuida, sustenta e protege o ser que é obra da sua criação, ou seja, o homem. É preciso entender que para estar na condição de filho de Deus é preciso seguir o que Jesus disse a Nicodemos, que era necessário nascer de novo. Alguns na sua ignorância dizem: eu também sou filho de Deus, o que em certo sentido, sim, pois Ele é o Pai dos espíritos, significa que quando fomos concebidos biologicamente, no momento da concepção Ele gera um espírito, que é o que somos. Assim esta condição como filho de Deus só é biblicamente verdadeira para aqueles que nasceram de novo pela fé em Jesus Cristo, pois para os demais, Deus continua sendo somente o seu criador. Os pais têm os exemplos de Deus a seguir, como ensinar, disciplinar, corrigir, amar, não abandonar, não desamparar, proteger e instruir. Porém, mesmo o próprio Deus nos colocando na sua paternidade, nem todos serão bons filhos como o Senhor assim o quer, como também os pais que ensinam essas disciplinas com rigor, nem todos os filhos serão obedientes a elas.

1. A PATERNIDADE VISA ENSINAR OS FILHOS, MAS O FUTURO DIRÁ O QUE SÃO

1 Samuel 2.12 – Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o Senhor; 1 Samuel 2.13 – porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão; 1 Samuel 2.14 – e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.

Não podemos afirmar que Eli não ensinou os seus dois filhos, Hofni e Finéias, pois como sacerdote servindo no tabernáculo certamente ele passou conhecimentos aos seus filhos. O que vemos é que seus filhos não davam atenção aos ensinamentos do seu pai não querendo conhecer o Senhor, significa que não deram a mínima atenção aos ensinamentos recebidos, como muitos filhos assim o fazem. O que faltava em Eli ao ser repreendido pelo Senhor, era autoridade sobre os filhos, pois não os repreendia devidamente nas suas faltas e profanações no ofício que exerciam no altar do tabernáculo. Porém, mesmo debaixo de uma disciplina rígida, onde todo erro ou desobediência é repreendido pelos pais será efetiva, pois é o tempo que mostrará os resultados. Tem os que demonstrarão bons resultados desenvolvendo um caráter íntegro, como também haverá os que revelarão serem pessoas de mau-caráter trazendo sérias consequências para a família.  

2. APESAR DO ENSINO PATERNO, CARÁTER É ALGO TOTALMENTE PESSOAL.

1 Samuel 2.15 – Também, antes de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne cozida, senão crua. 1 Samuel 2.16 – E, dizendo-lhe o homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e, se não, por força a tomarei. 1 Samuel 2.17 – Era, pois, muito grande o pecado desses jovens perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor. 1 Samuel 2.22 – Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.

O caráter de um filho não é um sangue que corre nas veias, pois mesmo sendo filhos de um pai que transmitiu a eles os ensinos sobre a fé e a devoção que devemos ao Senhor, nem sempre haverá sucesso, onde a alegria e a satisfação se instalarão. É duro para um pai e algo entristecedor ver os filhos se inclinando para uma vida ímpia e profana, quando o que se esperava um caráter voltado ao que é sagrado e honrável, com um comportamento decente que honre tanto o pai como a mãe. Os filhos de Eli não se voltaram os deuses pagãos, mas fizeram o pior, conduzindo o serviço de Deus no tabernáculo, se apropriando de parte do sacrifício que deveria ser ofertado a Deus. Assim, somente Deus tinha o direito a esta parte do sacrifício, e eles se comportavam como se fosse um dos deuses pagãos nos rituais sacrificiais que faziam. Se apoderarem daquilo que era de Deus sem qualquer temor invadindo e se apoderando do que pertencia somente a Ele. Praticavam também orgias com mulheres que vinham adorar a porta do tabernáculo, mesmo tendo as suas próprias esposas. Muitas dessas mulheres que vinham a porta do tabernáculo eram mulheres sofridas, algumas abandonadas pelos maridos, ou viúvas que ficavam ao desamparo, sendo alguma se entregavam a bebida e no desespero iam ao tabernáculo sentir algum consolo da parte de Deus e na sua fragilidade eram abusadas pelos filhos de Eli. Deus repreendeu Eli por não ter usado de autoridade para com os seus filhos, mas nem sempre isso se resultará de uma forma satisfatória, porque o caráter é algo totalmente pessoal.

3. O PAI FOI HOMEM SÁBIO, MAS OS FILHOS NÃO SEGUIRAM SEUS EXEMPLOS.

1 Samuel 8.1 – E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. 1 Samuel 8.2 – E era o nome do seu filho primogênito Joel, e o nome do seu segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 1 Samuel 8.3 – Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juízo.

É notório que muitos pregam ou fazem comentários a respeito da educação que Samuel deu aos seus filhos, como se ele fosse o único culpado. Não realidade vemos em Samuel um homem de Deus que foi atuante desde a sua infância até os seus últimos dias, como juiz, profeta e sacerdote. Nesta realidade explícita é óbvio que Samuel deu uma boa educação aos seus filhos, como o objetivo de que fossem homens honrados. Até certo ponto os seus filhos foram vistos como homens de boa reputação em Israel, sendo comissionados como assistentes no ofício sacerdotal de Samuel, como também juízes. Isso aconteceu porque até então Samuel os via com dignos de confiança e não necessariamente por serem seus filhos, mas com a idade do Pai, eles começaram a mostrar a verdadeira face, pois a integridade deles era falsa e assim não andaram pelos caminhos dele. Como vemos, em muitas famílias em nossos tempos, que apesar de terem tido uma boa educação acabam se enveredando por caminhos errados e nem sempre os pais são culpados do que acontece. A bíblia diz para ensinar a criança no caminho que deve andar, para que mais tarde ela não venha se desviar dele. Essa é a regra onde se encaixa os filhos que seguem os ensinos e exemplos paternos, porém tem as exceções, onde se encaixam os rebeldes, profanos de depravados.

Pastor Adilson Guilhermel