Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 03 - O PERIGO DO ENSINO PROGRESSICITA

 


LIÇÃO 03 — O PERIGO DO ENSINO PROGRESSISTA.

Texto Áureo: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (2 Tm 3.1)

Leitura Bíblica em Classe - 2 Timóteo 3.1-9

 

Introdução: A Bíblia por si só, já condena o ensino progressista no meio cristão, pois ela não está ultrapassada, como alguns dizem e por conta disso dotado de uma mente embotada já sugerem uma renovação nos seus escritos. O próprio Deus na sua palavra faz uma séria advertência: “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1.8,9). Querem produzir um evangelho que não é o verdadeiro evangelho. Usam o nome Evangelho, mas retiram dele a sua essência e com isso adulterando a palavra. Existe o evangelho puro e uma enganosa imitação dele.

1. O ENSINO PROGRESSISTA UM CAMINHO PERIGOSO PARA APOSTASIA

2 Timóteo 3.1 - Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; 2 Timóteo 3.2 - porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 2 Timóteo 3.3 - sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 2 Timóteo 3.4 - traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 2 Timóteo 3.5 - tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Paulo exorta a Timóteo mostrando uma descrição de homens maus, que procurarão introduzir o ensino progressista deturpando a palavra de Deus. Estamos vivendo os últimos dias da igreja na terra e Satanás sabe disso e ele age tornando esses tempos sombrios e dolorosos, principalmente para os guardiões e defensores da sã doutrina. A deturpação doutrinária pelo ensino progressista leva a rejeição de Cristo caminhando para atingir um ponto crítico no meio evangélico. Muitos se iludem pela generalizada formas de doutrinas progressistas, o qual é um caminho perigoso para se chegar a apostásia, onde o homem se centraliza como tal e deixa Cristo como um mero coadjuvante. O ensino progressista leva a tolerância ao pecado e muitos já estão alterando a Bíblia, ou até mesmo mudando os seus escritos, como também alegam que já é um livro ultrapassado. Na realidade a Bíblia é único livro no mundo que desde a sua formação, está totalmente atualizado, mesmo porque a seus escritos são vivos e eficazes e completamente inerrantes. Ela é tão atual que registra comprovadamente o que já aconteceu no mundo, o que está acontecendo e o que acontecerá, ou seja, ela revela o passado, o presente e o futuro. Esses homens com as suas características listadas nessa exortação mostra como eles estão cegos em continuar com as suas heresias que os levarão a perdição eterna. São homens que amam mais o seu eu carnal, do que o seu eu espiritual. Apocalipse 22:18  Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19  E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

2. O ENSINO PROGRESSISTA ADULTERA O CONHECIMENTO DA VERDADE.

2 Timóteo 3.6 - Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, 2 Timóteo 3.7 - que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

Paulo adverte Timóteo a ter cuidado e ficar atento contra aqueles que procuravam fora da sua visão estar visitando as casas de mulheres sem qualquer conhecimento bíblico convencendo a se tornarem crentes, mas por trás disso a intenção era outra. Paulo advertiu Timóteo a não se deixar enganar pelas pessoas que apenas aparentam ser cristãs. Pode até ser complicadas essa identificação e distinguir do falso e o verdadeiro, mas o comportamento no dia a dia em algum momento se descobrirá. Na igreja de Éfeso as mulheres não tinham uma compreensão mais profunda das escrituras, mas desfrutando de sua nova liberdade eram ansiosas em aprender a palavra e assim tornavam-se um alvo fácil para os falsos ensinadores que usavam de ensinos progressistas para se aproveitarem delas. A falta de emprego para mulheres e também muitas eram viúvas, as quais ficavam sem ocupação no dia a dia tornando-se alvos dos falsos ensinadores. Eles iam às casas e com habilidades persuasivas aproveitando da vulnerabilidade delas em que algumas carregavam culpa pelos pecados e com consciências cheias de culpas se deixavam levar por várias concupiscências o que as tornavam alvos fáceis dos falsos ensinadores, que tiravam proveito destas mulheres. Elas tentavam aprender, pois geralmente as mulheres são mais sensíveis ao ouvir a palavra, mas sem o conhecimento verdadeiro, acabavam se deixando levar por ensinamentos falsos, pois sem o conhecimento básico da palavra, só ficavam confusas sem a capacidade de conhecer a verdade. Tipo de igrejas com líderes que pregam o ensino progressista tem os seus frequentadores tidos como alvos fáceis para os falsos ensinadores. Os crentes de Bereia após os cultos onde ouviam a palavra, quando chegavam a seus lares iam conferir para ver se o que ouviram tinham base bíblica correta, ou não. 
No Evangelho de Mateus, Jesus condena os líderes religiosos de seu tempo por sua hipocrisia e por não atenderem às necessidades do povo. O ato de Jesus de virar as mesas dos cambistas no templo (Mateus 21:12-13) também pode ser visto como uma rejeição simbólica das práticas capitalistas exploradoras.

3. O ENSINO PROGRESSISTA NÃO ABALARÁ O VERDADEIRO EVANGELHO

2 Timóteo 3.8 - E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 2 Timóteo 3.9 - Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

Janes e Jambres foram dois mágicos que imitaram os milagres de Moisés. É lógico que esses por si, só, não teriam esse poder de fazer os mesmos milagres e que Deus usou Moisés, o poder por trás deles veio do Diabo, que também tem poder para manipular a matéria física. Quanto ao poder, Moisés mostrou que o poder maior estava nele e dessa maneira os dois mágicos foram expostos à derrota. Deus também iria derrotar os falsos ensinadores com os seus ensinos progressistas que se infiltravam na igreja de Éfeso. Satanás pode usar seus falsos ensinadores com seus ensinos progressistas, mas essas ameaças nunca abalarão o verdadeiro evangelho. A palavra diz que o que usa de engano não ficará na casa do Senhor. Eles podem ter o seu sucesso, mas tudo que realizam contrário a palavra de Deus será temporário, pois serão um a um confundidos e envergonhados e humilhados. Pode isso não acontecer até a volta de Cristo, pois na realidade o Senhor está fazendo testes de fidelidade com a igreja, porém para esses já mostra que não serão transladados na volta de Cristo e ficarão na grande tribulação para sofrerem todo tipo de humilhação pelos que ficaram enganados por eles.

Pastor Adilson Guilhermel