Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 12 - AS EPÍSTOLAS INSTRUEM E FORMAM OS CRISTÃOS

 LIÇÃO 12 - AS EPÍSTOLAS INSTRUEM E FORMAM OS CRISTÃOS

Texto Áureo: A graça, a misericórdia, a paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, sejam convosco na verdade e amor. 2 Jo 1.3

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 1.1-3; 1 Pedro 1.1,2; 2 João 1.1-3

 

Introdução: Quando falamos em Epístolas devemos lembrar que todas foram cartas dirigidas a várias igrejas locais, onde a igreja corpo se reunia. A Paulo são atribuídas 13 cartas e as demais são atribuídas a Tiago, Pedro, João e Judas, irmão de Jesus num total de 8, completando com mais 1, a dos Hebreus sem mencionar o autor. Essas cartas quando introduzidas no cânon passaram a ser denominadas Epístolas, ou seja, universais deixando de ser exclusivas das igrejas locais existentes naquele período. Todas elas tem um farto material doutrinário para entendermos mais profundamente sobre as várias matérias da teologia sistemática. O ministro que cuida das ovelhas de Cristo deve necessariamente ter todo o conhecimento dessas epístolas para ser qualificado a ser um doutrinador. Jesus disse que toda a Escritura é útil para corrigir, ou seja doutrinar, e é uma verdade, mas as epístolas são fundamentais para corrigir e edificar o cristão. 

1. QUEM VALORIZA A SABEDORIA HUMANA ESTÁ IGNORANDO A SABEDORIA DIVINA.

1 Coríntios 1.1  PAULO (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, 1 Coríntios 1.2  À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Coríntios 1.3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

As cartas de Paulo não foram escritas nos locais endereçadas, ou seja, nas igrejas casas onde se reunia a igreja corpo, pois se estivesse nela presencialmente, ele iria corrigir, exortar, admoestar, repreender sem necessidade de escrever o que doutrinava aos cristãos dali. As cartas sempre foram escritas, geograficamente distantes do local endereçado, sendo algumas nas suas viagens missionárias, como também as escritas quando foi mantido preso numa casa em Roma. Paulo tinha cooperadores que sabendo de problemas nas igrejas locais, se deslocavam ao seu encontro, para trazer um relatório das coisas que estavam acontecendo com os irmãos das congregações. Mediante as informações recebidas, Paulo com a cooperação de um amanuense que nesse caso seria o irmãos Sóstenes escrevia o que o apóstolo ditava na inspiração do Espírito Santo, para corrigir coisas que aconteciam que eram contra a palavra de Deus. Na igreja que está em Corinto havia disputas, rivalidades, abuso no dons espirituais, crente em pecado sendo coberto pelos irmãos, como também alguns valorizando mais a sabedoria humana do que a sabedoria divina e isso não poderia continuar. Paulo apesar de na sua introdução chamá-los de santos, na realidade muitos deles não tinham nada de santo, pois estavam muito longe disso. Assim as cartas que se tornaram Epístolas tinham o propósito de corrigir todas estas distorções entre os irmãos, Epístolas estas que estão bem atualizadas para os nossos tempos, pois muitas coisas que se passam em igrejas locais se assimilam com a igreja local de Corinto. Daí, a necessidade de usar o conteúdo das Epístolas para doutrinar a igreja de Cristo, pois igreja sem essas sã doutrina não é uma igreja que está vivenciando os preceitos divinos. 

2. A NOSSA FORMAÇÃO É FUNDAMENTAL POIS FAZEMOS PARTE DA FAMÍLIA DIVINA. 

1 Pedro 1.1  PEDRO, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; 1 Pedro 1.2  Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

A igreja corpo cuja cabeça é Cristo, aqui nesta epístola escrita pelo Apóstolo Pedro é doutrinada em relação a uma conscientização entre tantas, quanto a saber que como eleitos de Deus somos estrangeiros e peregrinos espalhados por toda a terra, longe ainda do nosso verdadeiro lar que é o céu. Ele aponta também para os judeus que se tornaram cristãos e gentios que se tornaram cristãos, que embora dispersos por todo o mundo somos um só corpo independente da distância geográfica que estamos uns dos outros. É importante ressaltar que essas epístolas de Pedro não foram direcionadas para uma só igreja local, pois tudo indica que elas tiveram uma circulação por várias igrejas locais das regiões da Ásia Menor. Nesse caso Pedro escreveu para um grande número de crentes espalhados como estrangeiros espirituais, por todas estas regiões da Ásia Menor. O espalhamento de muitos crentes deveu-se às perseguições impostas pelo Império Romano e isso ocasionou a estes crentes muito sofrimento e dificuldades, a qual todo eleito de Deus não está isento, tanto naqueles tempos, como em nossos tempos. Como cristãos uma das coisas mais importante para nós, não é a nossa relação com a terra, isso pelo fato de sermos seres espirituais, e sendo espirituais o mais importante para nós é a nossa relação com o céu. Ser eleito significa que dentre os muitos chamados, nós fomos os escolhidos, ou selecionados, como raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, de modo a proclamar aquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Devemos entender que quando se fala muitos chamados e poucos são os escolhidos, não se trata de acepção de pessoas, mas sim, que dentro os muitos chamados nem todos querem pagar o preço de carregar a cruz. 

3. PRECISAMOS SER INSTRUÍDOS NA VERDADE PARA VIVENCIARMOS A VERDADE. 

2 João 1.1  O ANCIÃO à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade, 2 João 1.2  Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco: 2 João 1.3  Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja convosco na verdade e amor.

A verdade contida na Palavra de Deus é o bem mais precioso, e mais valioso que qualquer outro bem terreno, como diz a escritura em Provérbios: compra a verdade e não a vendas. Como cristãos devemos estar totalmente comprometidos com a verdade, isso porque, a verdade é uma arma poderosa, que Cristo usou na tentação do deserto para derrotar Satanás. É com essa verdade que deve estar escondida em nossos corações que temos toda a condição de cairmos nos ardis do pai da mentira, que é Satanás. Um dos muitos ardis do pai da mentira é cegar o entendimento dos incrédulos para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo. Cabe à igreja com entendimento revelar a luz do evangelho para todos os pecadores cegados pelo inimigo, por que um dia também estivemos nessa mesma condição que se encontra os pecadores. Satanás consegue como pai da mentira, arregimentar para si, homens amantes de si mesmo, tornando-os mentirosos que se intitulando pastores conseguem iludir os ingênuos que não tem uma preparação doutrinária. O cristão que é preparado doutrinariamente tem uma formação diferenciada que não se deixa levar por qualquer vento de doutrina. A igreja tem a missão de proclamar e defender toda a verdade da palavra de Deus e não apenas parte dela. A nossa fidelidade com a palavra da verdade é provada, e com temor e tremor temos que corajosamente entregá-la sem omitir nada que Deus nos inspira, doa a quem doer. Estamos numa batalha diuturna travada contra Satanás e nesse campo de batalha como soldados militantes temos que vencê-las todas, com toda intrepidez. A senhora eleita a qual João dirigiu esta carta, como também a seus filhos, os quais viviam na mesma casa. Era realmente uma mulher, certamente viúva, pois não é mencionado o seu marido. Era uma serva de Deus que tinha certa responsabilidade em servir no reino de Deus, juntamente com seus filhos e outros que tinham conhecido a verdade. Muitos conteúdos essenciais para a igreja estão escritos nas epístolas e não podem ser omitidos, mas sim usados pelos pastores que devem cuidar do rebanho de Deus. A sã doutrina está em todas as epístolas. 

 

Elaborado exclusivamente pelos textos da leitura bíblica em classe.
Pastor Adilson Guilhermel