Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 02 - SAL DA TERRA, LUZ DO MUNDO

LIÇÃO 02: SAL DA TERRA, LUZ DO MUNDO
Texto Áureo: "Vós sois o sal da terra; […] Vós sois a luz do mundo” (MT 5.13,14)
Leitura Bíblica em Classe: Mateus 5.13-16

Introdução: Os ensinos de Jesus aos seus discípulos e ao povo que o rodeava abrangia, não somente aquele período contemporâneo tratando com os judeus, como também apontava para todos os povos da terra que o aceitariam pós cruz, como o seu Salvador. Nessa ilustração que Ele usa o sal e a luz está mostrando uma situação do estado espiritual que alguém pode estar diante de Deus. Deus chamou Israel para ser o sal da terra; porém o comportamento do seu povo tinha uma similaridade forte como todos os pecadores do mundo. Israel também foi o povo escolhido e destinado a brilhar no mundo, mas sendo os portadores da luz tinham se tornado parte da escuridão. Israel falhou em sua missão e como galhos da videira foram cortados, porém Deus levantou outro povo, que envolve todas as nações do mundo e os enxertou na videira, povo esse que é a Sua Igreja. Israel como sal e luz tinham a responsabilidade de testificar do seu Deus, mas não o fizeram e foram cortados, agora cabe a igreja essa responsabilidade de testificar desse Deus; e não pode se omitir, para também não ser cortado, pois o juízo do Senhor será sem misericórdia.  
1. A IGREJA COMO SAL DA TERRA É QUE RETARDA A CORRUPÇÃO NO MUNDO CORRUPTÍVEL.
Mateus 5.13 – Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar: Para mais nada presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. 
Uma coisa que o cristão não pode perder com o sal desta terra é o seu valor e a sua eficácia em servir ao reino de Deus. Assim como o sal pode se tornar insípido ficando imprestável, também o cristão que se envolve com o pecado e o mundanismo corre o risco de se tornar imprestável assim como o sal insípido que para nada mais serve. Como vamos com uma vida de infidelidade para com Deus, ter alguma influência em retardar a corrupção neste mundo corruptível, comprometemos a nossa própria pureza diante de Deus, como também do mundo. O cristão sendo o sal desta terra tem a responsabilidade de retardar a corrupção e do pecado no mundo, se as nossas vidas estiverem corrompidas pelo pecado. Se perdermos o sabor, como o sal pode perder e, só serve para ser jogado fora, a tendência é ficar totalmente desqualificado para estar ao serviço do Reino de Deus. Como cristãos fiéis temos que manter essa pureza  de coração que é uma exigência divina, para não nos tornarmos ineficazes e inúteis no Reino de Deus. Temos que estar temperados de acordo com o evangelho, com o sal da graça em todas as nossas atitudes para com os outros, assim como diz a palavra: tende sal em vós mesmos, assim como com os outros.
2. A IGREJA FOI LIBERTA DO IMPÉRIO DAS TREVAS PARA SER LUZ NO IMPÉRIO DAS TREVAS.
Mateus 5.14 – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. 
Assim como o sal é útil e age no oculto fazendo a diferença, também o cristão precisa ser útil assim como o sal e ter os seus valores agindo no oculto mas exteriormente fazendo a diferença neste mundo contaminado pelo pecado. Agora não adianta ser somente o sal nesta terra, pois o cristão precisa ser a luz nesta terra, pois estes dois valores andam juntos e tem que ser assim para ter a eficácia necessária. Cristo veio trazer essa luz num mundo que estava mergulhado nas trevas: Mateus 4.16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou. Cristo chamou os seus discípulos para brilharem lançando a luz do evangelho neste mundo de trevas cegado pelo inimigo. Assim sendo a luz neste mundo devemos iluminar e dar luz aos outros, luz esta que foi acesa com a presença do Espírito Santo habitando em nossos corações.  
3. A IGREJA É UMA LUZ QUE DEVE SE REVELAR AO MUNDO, E LUZ NÃO PODE FICAR ESCONDIDA.
Mateus 5.15 – Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 
Sendo a luz neste mundo não podemos ficar escondidos, pois Jesus disse que a nossa luz deve resplandecer diante dos homens, e isso acontece quando mostramos as nossas boas obras, para que vejam Cristo em nossas vidas e o nome do Senhor seja glorificado. Para que o mundo veja as nossas boas obras é preciso que antes vejam Cristo em nós, como disse o apóstolo Paulo: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus. Paulo não escondia esta luz em si, pois não se envergonhava de pregar o evangelho, pois foi-lhe posta esta obrigação, não somente a ele, mas a todos que professam o nome de Cristo. Temos que objetivar em deixar a nossa luz brilhar revelando as boas obras, não para chamar a atenção para nós mesmos, mas sim a Deus, que é o único digno de ter os holofotes voltado para Ele.
4. A IGREJA DEVE RESPLANDECER A GLÓRIA DO SENHOR INTERIORIZADA EM NOSSOS CORAÇÕES.
Mateus 5.16 – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso pai, que está nos céus.
O conhecimento que temos da palavra é luz e essa luz não pode ficar escondida debaixo de um cesto e sim transmitida para o bem dos outros. O talento que Deus nos deu não pode ficar oculto como uma luz debaixo do cesto, mas deve ser usado para que vidas sejam beneficiadas. Somos discípulos de Cristo e não podemos ficar omissos quanto ao nosso dever de servi-lo; e se recebemos o dom, devemos ministrá-lo às vidas que necessitam de salvação. Jesus disse: Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo, porém como Ele não está mais no mundo, nós como cristãos, que significa seguidores de Cristo, devemos assumir o seu lugar como a única luz do mundo, no sentido de que o Deus Pai seja glorificado. Nós não temos e não podemos ter a luz própria, e sim uma luz refletida, e isso acontece porque temos a glória do Senhor interiorizada em nós, para que seja exteriorizada desde que os nossos olhos sejam luz e não trevas. Devemos ser firmes e constantes para nunca sermos impedidos, por quem quer que seja, de refletir a luz do Senhor.  

Esboço e comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Pastor Adilson Guilhermel.