ADSENSE

Inscreva-se no meu canal

Sua Contribuição é muito bem-vinda. Quem semeia colhe.- PIX 997518304

LIÇÃO 01 - A ASCENSÃO DE SALOMÃO E A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

 Lição 1: A Ascensão de Salomão e a Construção do Templo

Texto Áureo: “E não podiam ter-se em pé os sacerdotes para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor.” (1 Rs 8.11)
Leitura Bíblica em Classe: 1 Reis 4.29-34;6.1,11-14

Introdução: O verdadeiro sábio nunca se contenta com o que sabe e continuamente está sempre em busca de mais sabedoria. Galgar patamares mais elevados de sabedoria é algo deslumbrante, pois a sabedoria é ilimitada. Assim quanto mais se busca, mais tesouros de saber vão sendo encontrados a cada dia. Os tesouros preciosos não estão na superfície e sim nas profundidades. Assim é a palavra de Deus, a qual é uma grande mina profunda de riquezas, riquezas essas que não estão na sua superfície, ou seja naquilo que se lê e sim naquilo que se examina. Jesus não mandou ler as escrituras e sim examiná-las, pois o saber da palavra não está em ler, mas sim em examiná-la. Porém para isso é preciso estar em comunhão com o nosso Mentor, que é o Espírito Santo.
01 - A SABEDORIA VINDA DE DEUS SUPERA A QUE O SÁBIO PODE ADQUIRIR.   
1 Reis 4.29 - E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
Salomão ao escolher a sabedoria, obteve tudo que ele não imaginava, mas que estava reservado por Deus pela sua escolha certa. Obteve fama, riquezas, poder e vida farta. Sua virtude estava explícita através da generosidade demonstrada para com o povo de Israel sendo que essa virtude era o amor em ação. Deus era a fonte de todas as dádivas recebidas por Salomão, pelo simples fato de ter feito a escolha que o Senhor esperava dele
02 -  A SÁBIA ESCOLHA DE SALOMÃO O TORNOU O MAIS SÁBIO ENTRE TODOS.
1 Reis 4.30 - E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 1 Reis 4.31 - E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
Havia muitos sábios de outras nações, tanto as nações vizinhas, como as mais distantes, o que contrastava com Israel que não tinha nenhum homem que se comparasse com os sábios do oriente. Nos tempos de Salomão havia mais gente interessada em sabedoria, como, por exemplo, todos os do Oriente, ou seja, os edomitas. No entanto, o filho de Davi superou a todos. Com a sabedoria que Salomão recebeu de Deus, ele sobrepujou todos os sábios existentes naqueles tempos. Com a sua sabedoria, Salomão foi um pacificador, construtor e adorador do Deus de Israel.
03 - A FAMA DE SALOMÃO COMO O SÁBIO SE ESTENDEU POR TODO O MUNDO.
1 Reis 4.32 - E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
Salomão, por meio das suas meditações, foi um dos autores bíblicos responsável,  pela literatura sapiencial da nossa Bíblia -  Provérbios, Cantares de Salomão, Eclesiastes, Jó e até mesmo por alguns dos salmos foram escritos por ele, com a inspiração do Espírito Santo. Havia muitos sábios do oriente que compunham os seus provérbios criados pelo seu próprio saber, mas os de Salomão eram diferenciados, pois eram dotados da sabedoria divina.
04 - SALOMÃO MOSTROU A SUA SABEDORIA NA ZOOLOGIA E NA BOTÂNICA.
1 Reis 4.33 - Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes. 1 Reis 4.34 - E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
Salomão tornou-se famoso por todo o mundo e pessoas importantes faziam longas viagens até Jerusalém para conhecê-lo e ouvir sua sabedoria. Embaixadores eram enviados buscando orientação de Salomão para problemas a serem resolvidos nas suas nações. Todos saiam satisfeitos com as soluções apresentadas para os seus problemas, admirados com a sabedoria de Salomão. Ele foi reconhecido como o homem mais sábio dos seus dias, assim como Deus lhe prometeu. O verdadeiro sábio tem prazer em passar o seu conhecimento e não guardar para si.
05 - O GRANDE PROJETO QUE DEUS TINHA ERA A EDIFICAÇÃO DO TEMPLO.
1 Reis 6.1 - E sucedeu que, no ano quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de zive (este é o mês segundo), Salomão começou a edificar a Casa do Senhor. 1 Reis 6.11  - Então, veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo: 1 Reis 6.12 - Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai; 1 Reis 6.13 - e habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo de Israel. 1 Reis 6.14 - Assim edificou Salomão aquela casa e a aperfeiçoou.
O projeto de construção do templo que Davi quis edificar, mas não recebeu permissão de Deus para isso, foi atribuído a Salomão. Davi já havia juntado grande parte do material e recursos financeiros para essa construção. Salomão também contratou mão de obra estrangeira para essa empreitada. A tecnologia e a ciência eram tomadas por empréstimos das nações vizinhas por Israel, pois não se preocupavam em buscar esse conhecimento. No entanto, Salomão possuía um saber vindo da sabedoria dada por Deus. Isso proporcionou a Israel progredirem numa evolução tanto na área da tecnologia, como na ciência, pois agora havia um sábio entre eles. Através de Salomão Israel durante o seu reinado deixou de ser cauda e passou a ser o cabeça de todas as nações, sem a necessidade do uso da força militar. O propósito da construção do Templo era para Israel prestarem adoração de acordo com as leis cerimoniais levíticas estabelecidas pela lei mosaica. Salomão recebeu as condicionais de Deus, que o responsabilizou para que o propósito do templo fosse observado com rigor. A desobediência da parte de Salomão e dos reis sucessores, como de fato aconteceu, foi o motivo de Israel ir para o cativeiro assírio e Judá ir para o cativeiro babilônico. O templo foi o lugar onde Deus se manifestou de uma forma invisível, mas com uma nuvem de glória visível onde marcava a sua presença diante do povo. 

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel


OS LUGARES PONTILHADOS NESTE MAPA MUNDIAL INDICA ONDE O SITE É VISITADO

ADSENSE

ADSENSE

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas