Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 05 - O REINADO DE ACAZIAS

LIÇÃO 05 - O REINADO DE ACAZIAS Texto Áureo: “Tenha já fim a malícia dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e a mente.” (Sl 7.9)

Leitura Bíblica em Classe: 2 Reis 1.1-8,13-17

Introdução: O reinado de Acazias foi a continuidade do reinado de Acabe, seu pai, com sua mãe Jezabel. Tinha conhecimento de Deus, mas como muitos preferem trilhar o caminho da idolatria. Acazias continuou com o depravado culto aos bezerros que Jeroboão realizava em Betel e Dã e ao mesmo tempo era um adorador de Baal, sob a influência da sua mãe Jezabel. As forças do mal estão presentes desde a criação do mundo e não desistem de agir usando homens para afrontar ao Deus Eterno. Mesmo depois de sofrerem derrotas e mais derrotas, elas se reagrupam e voltam as suas práticas destruidoras em relação ao homem.
1.QUEM FAZ O QUE É MAL AOS OLHOS DE DEUS COMETE PECADO E ELE JULGA O PECADO.
2 Reis 1.1 - E, depois da morte de Acabe, Moabe se revoltou contra Israel. 2 - E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
Acazias havia sofrido uma queda de um alpendre e ficou enfermo, bem provável com alguma infecção incurável pelos padrões da época. Acazias mergulhado na idolatria ignorou o Deus de Israel e foi procurar saber sobre a sua situação ao deus pagão Baal-Zebube demonstrando uma falta de fé no verdadeiro Deus, o que provocou com isso a sua própria desgraça caindo no juízo divino. Na realidade, ele não foi pedir a cura da sua enfermidade e sim saber do deus de Ecrom se sararia da sua doença ao invés de ir perguntar para o Deus de Israel, pois se assim o fizesse, poderia ter sido curado e se livrado do juízo do Senhor.
2. QUEM PRATICA O PECADO DA IDOLATRIA NÃO ESCAPARÁ DOS JUÍZOS DO SENHOR DEUS
2 Reis 1.3 - Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 4 - E, por isso, assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então, Elias partiu.
O ministério dos anjos do Senhor estão sempre em plena atividade, pois Ele não deixa os seus profetas desprovidos de orientação quando necessário. O profeta Elias estava descansando e foi despertado por um anjo a fim de barrar os mensageiros enviados por Acazias no sentido de impedi-los de consultar os profetas do deus pagão Baal-Zebube a respeito da sua saúde. Certamente o rei Acazias aguardava impaciente que os seus mensageiros voltassem com uma resposta animadora, mas na realidade o que ele aguardava iria acontecer de maneira diferente. 
3. OS JUÍZOS DE DEUS SÃO IMPLACÁVEIS QUANDO INTENTAM CONTRA OS SEUS PROFETAS
2 Reis 1.5 - E os mensageiros voltaram para o rei, e ele lhes disse: Que há, que voltastes? 6 - E eles lhe disseram: Um homem nos saiu ao encontro e nos disse: Ide, voltai para o rei que vos mandou e dizei-lhe: Assim diz o SENHOR: Porventura, não há Deus em Israel, para que mandes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. 2 Reis 1.7 - E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? 8 - E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita.
Para surpresa sua quem iria aparecer a ele seria aquele a qual tinha grande temor, ou seja, o profeta Elias com um mensagem do Deus de Israel, mensagem que tinha uma repreensão e uma sentença de morte, algo que o rei mais temia. Acazias procurou saber quem teve a audácia de impedir os seus mensageiros de irem consultar os profetas do deus pagão Baal-Zebube fazendo com que a missão deles fosse frustrada. Pediu para darem uma descrição do profeta e identificou como sendo o profeta Elias. Entendeu que se tratava de Elias o inimigo de seu pai, que nunca lhe dissera uma palavra boa. Totalmente irado, Acazias providencia meios usando os seus soldados para trazerem à força na presença dele, o profeta Elias
4. QUEM AFRONTA OS PROFETAS DE DEUS VERÃO QUE NÃO SE PODE LUTAR CONTRA ELE. 
2 Reis 1.13 - E tornou o rei a enviar outro capitão dos terceiros cinquenta, com os seus cinquenta; então, subiu o capitão de cinquenta, e veio, e pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, e disse-lhe: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinquenta teus servos. 14 - Eis que fogo desceu do céu e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora, seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
Zedequias na sua irracionalidade, pois tentando contra o profeta estava afrontando a Deus, mas nem por isso se deteve e enviou primeiramente cinquenta soldados e um capitão, mas para surpresa deles, quando se aproximaram de Elias, Deus mandou fogo do céu e consumiu a todos eles. Não se conformando com isso Zedequias torna a enviar mais ou contingente de cinquenta e um capitão que tiveram o mesmo destino do primeiro. Mas Zedequias era teimoso e não dava sinais de que iria parar com esses envios de soldados e torna a enviar mais cinquenta soldados e um capitão para prender o profeta. O capitão desse terceiro grupo vendo o que aconteceu com os dois primeiros foi mais cauteloso e humilhou-se diante do profeta pondo-se de joelhos e pediu misericórdia.
5. QUEM OUSA AFRONTAR DEUS E NÃO SE ARREPENDE INCORRE EM JUÍZO IRREVOGÁVEL
2 Reis 1.15 - Então, o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se e desceu com ele ao rei. 16 - E disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura, é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto, desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás. 17 - Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar, no ano segundo de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá, porquanto não tinha filho.
Desta vez o anjo do Senhor interveio encorajando Elias a cumprir a sua missão e ir até a presença do Rei Acazias, para repreendê-lo e declarar a sua sentença de morte.  Diante do ocorrido com os seus soldados, o rei teve que receber o profeta pacificamente e ouví-lo. Elias sempre obediente a voz do Senhor nada tinha a temer e corajosamente entregar a mensagem ao rei, não uma mensagem de alento, mas sim uma mensagem repreensiva e de juízo irrevogável. Ninguém afronta o Deus Eterno e fica impune, pois horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. 

Pastor Adilson Guilhermel