Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 09 - UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO

LIÇÃO 09 - UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO

Texto Áureo: “Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.”  (1 Co 6.13b)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 6.12-20

Introdução: É essencial conservarmos santo o nosso corpo, pois a leis que devem reger nossa vida em práticas nas quais não pode haver qualquer dúvida quanto a isso. Uma das nossas atitudes é cessar de fazer alguma coisa que ameaça exercer domínio sobre nós, e outra coisa é abster-se de algo que ameaça ser uma pedra de tropeço para a vida espiritual de outrem. Somos luz nesse mundo e o nosso testemunho deve ter a similaridade dos exemplos que Cristo nos deixou.

1. CUIDE DO SEU CORPO FUGINDO DE TODA APARÊNCIA DO MAL.

12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas  me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

A Bíblia ensina que o corpo é um presente de Deus e deve ser cuidado com respeito e gratidão. O livro de Gênesis nos diz que Deus criou o homem à imagem e semelhança, e isso inclui nosso corpo físico. Isso nos faz entender que somos seres tritocomos, ou seja, que somos dotados de corpo, alma e espírito. A bíblia diz que o carne luta contra o espírito e o espírito luta contra a carne, tendo a alma como um pêndulo, a qual pode se pender para a carne, se formos carnais e pender para o espírito se formos espirituais. Além disso, o Novo Testamento nos ensina que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e devemos honrá-lo como tal. No entanto, a Bíblia também nos alerta contra o excesso e a idolatria do corpo.  Em 1 Tessalonicenses 5.23, o apóstolo Paulo escreve: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo. E o nosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse versículo, Paulo aborda a importância de manter o espírito, a alma e o corpo íntegros e irrepreensíveis, ou seja, em um estado de completude e santidade. O corpo deve ser tratado como um templo sagrado, pois ele é a habitação do Espírito Santo.

2. CUIDE DO SEU CORPO ELE FAZ PARTE DA RESSURREIÇÃO

14 - Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

A Bíblia nos ensina que haverá uma ressurreição dos mortos, onde nossos corpos serão transformados em corpos gloriosos, semelhantes ao corpo de Cristo. Essa é uma das maiores esperanças da fé cristã, por significar que não apenas nossa alma, mas também nosso corpo será redimido e restaurado. Paulo escreve em 1 Coríntios 15:42-44: "Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." Isso significa que nosso corpo atual, que é corruptível, fraco e mortal, será transformado em um corpo imaterial, incorruptível, glorioso e imortal. O corpo humano é uma máquina complexa, composta por diversos sistemas e órgãos que trabalham em harmonia para manter a vida. Mas o que poucas pessoas sabem é que, além de ser composto por células, tecidos e órgãos, nosso corpo também é formado por átomos. Os átomos são as unidades básicas da matéria, sendo compostos por prótons, elétrons e nêutrons. Eles são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu, mas são fundamentais para entendermos como o mundo funciona.

O que acontece com os átomos após a morte do salvo?

Após a morte, os átomos que compõem o corpo humano continuam existindo e se espalham pelo ambiente. Embora a estrutura do corpo se desintegre, os átomos que o compõem permanecem indestrutíveis. O nosso corpo biológico é composto de sete quinquilhões de átomos e quando o corpo morre, não importando se foi enterrado, cremado ou afogado, tem algo nele que é indestrutível, ou seja, os átomos que o compõe. Isso explica o que a Bíblia diz quando na parousia sobre a ressurreição dos salvos que já morreram desde os primórdios. Cristo quando vier buscar a igreja, com ele estará todos os espíritos que são o verdadeiro ser, para receberem a glorificação do corpo. Mas como isso pode acontecer se os corpos desses serem apenas matéria já decomposta e não existe mais. Porém, tem algo ainda existente, o qual são a composição atômica de cada corpo, o qual é a identificação de cada um, cujo espírito havia partido para a glória. Acontece que o espírito, o qual é o verdadeiro ser, vem com Cristo com a identificação espiritual para receber a identificação terrena. Que será reconhecida através desses átomos que servirão apenas para a identificação de cada um, ficando composto, desse modo, de natureza espiritual e natureza terrena, assim como ficou o corpo de Cristo após a sua ressurreição. Quanto aos que estiver vivo, o corpo será transformado, desaparecendo de imediato o corpo biológico e já com as duas identidades, por isso não conhecerão a morte.

CUIDEM DO SEU CORPO VIGIANDO A SI PRÓPRIO A TODO TEMPO.

15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 16 - Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18 - Fugi da prostituição.  Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

Estar vigilante contra as tentações é necessário, mas não basta isso, porque também é necessário estarmos cheios da presença do Cristo ressuscitado de modo que os desejos da carne não exerçam fascínio sobre nós. O poder que ressuscitou Cristo ao terceiro dia, também é o poder que nos resgatou, tirando-nos da escravidão do pecado, operando em nós a ressurreição. Temos que estar presentemente unidos a Cristo para através do Espírito Santo possa sua energia viva em nossa natureza. Assim que Ele nos remiu, tomou a si, a missão de salvar-nos totalmente desse mundo pecaminoso. O nosso corpo é como o átrio exterior do templo e interiormente somos o santuário onde habita o Espírito Santo.

8 – CUIDEM DO SEU CORPO ELE É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

A Bíblia frequentemente se refere ao corpo humano como um templo, comparando-o a um lugar sagrado onde o Espírito Santo habita. Essa analogia nos lembra da importância de cuidarmos do nosso corpo e mantê-lo saudável, por ser o lugar onde Deus escolheu para habitar. Além disso, essa comparação também nos chama à responsabilidade de cuidar do nosso corpo espiritualmente, evitando comportamento que possam contaminá-lo ou desonrar a Deus. Devemos tratar nosso corpo como um santuário sagrado, digno da presença divina.

9 – CUIDEM DO SEU CORPO, ISSO É UM ATO DE ADORAÇÃO

20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Cuidar do nosso corpo é uma forma de honrar a Deus, que nos deu este presente maravilhoso. Devemos tratar nosso corpo com respeito e gratidão, alimentando-o com alimentos saudáveis, exercitando-o regularmente e descansando o suficiente. Ao cuidarmos do nosso corpo, estamos também cuidando da nossa mente e espírito. Um corpo saudável nos permite ter mais energia para servir a Deus e aos outros. Além disso, quando cuidamos do nosso corpo, estamos mostrando a Deus que valorizamos a vida que Ele nos deu e estamos comprometidos em usar nossos dons e talentos para Sua glória. O corpo como instrumento de Deus Nosso corpo é um presente de Deus e devemos usá-lo para glorificar a Ele. Podemos fazer isso servindo os outros, cuidando dos necessitados e praticando atos de bondade. Além disso, podemos usar nossos talentos e habilidades físicas para servir a Deus em nossas igrejas e comunidades. Pregar, cantar, tocar instrumentos, dançar, auxiliar na limpeza ou até mesmo cozinhar para eventos da igreja são algumas maneiras de usar nosso corpo como instrumento para servir a Deus.

Pastor Adilson Guilhermel