Translate

LIÇÃO 09 - UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO

LIÇÃO 09 - UMA VISÃO BÍBLICA DO CORPO

Texto Áureo: “Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.”  (1 Co 6.13b)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 6.12-20

Introdução: É essencial conservarmos santo o nosso corpo, pois a leis que devem reger nossa vida em práticas nas quais não pode haver qualquer dúvida quanto a isso. Uma das nossas atitudes é cessar de fazer alguma coisa que ameaça exercer domínio sobre nós, e outra coisa é abster-se de algo que ameaça ser uma pedra de tropeço para a vida espiritual de outrem. Somos luz nesse mundo e o nosso testemunho deve ter a similaridade dos exemplos que Cristo nos deixou.

1. CUIDE DO SEU CORPO FUGINDO DE TODA APARÊNCIA DO MAL.

12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas  me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

A Bíblia ensina que o corpo é um presente de Deus e deve ser cuidado com respeito e gratidão. O livro de Gênesis nos diz que Deus criou o homem à imagem e semelhança, e isso inclui nosso corpo físico. Isso nos faz entender que somos seres tritocomos, ou seja, que somos dotados de corpo, alma e espírito. A bíblia diz que o carne luta contra o espírito e o espírito luta contra a carne, tendo a alma como um pêndulo, a qual pode se pender para a carne, se formos carnais e pender para o espírito se formos espirituais. Além disso, o Novo Testamento nos ensina que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e devemos honrá-lo como tal. No entanto, a Bíblia também nos alerta contra o excesso e a idolatria do corpo.  Em 1 Tessalonicenses 5.23, o apóstolo Paulo escreve: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo. E o nosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse versículo, Paulo aborda a importância de manter o espírito, a alma e o corpo íntegros e irrepreensíveis, ou seja, em um estado de completude e santidade. O corpo deve ser tratado como um templo sagrado, pois ele é a habitação do Espírito Santo.

2. CUIDE DO SEU CORPO ELE FAZ PARTE DA RESSURREIÇÃO

14 - Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

A Bíblia nos ensina que haverá uma ressurreição dos mortos, onde nossos corpos serão transformados em corpos gloriosos, semelhantes ao corpo de Cristo. Essa é uma das maiores esperanças da fé cristã, por significar que não apenas nossa alma, mas também nosso corpo será redimido e restaurado. Paulo escreve em 1 Coríntios 15:42-44: "Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." Isso significa que nosso corpo atual, que é corruptível, fraco e mortal, será transformado em um corpo imaterial, incorruptível, glorioso e imortal. O corpo humano é uma máquina complexa, composta por diversos sistemas e órgãos que trabalham em harmonia para manter a vida. Mas o que poucas pessoas sabem é que, além de ser composto por células, tecidos e órgãos, nosso corpo também é formado por átomos. Os átomos são as unidades básicas da matéria, sendo compostos por prótons, elétrons e nêutrons. Eles são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu, mas são fundamentais para entendermos como o mundo funciona.

O que acontece com os átomos após a morte do salvo?

Após a morte, os átomos que compõem o corpo humano continuam existindo e se espalham pelo ambiente. Embora a estrutura do corpo se desintegre, os átomos que o compõem permanecem indestrutíveis. O nosso corpo biológico é composto de sete quinquilhões de átomos e quando o corpo morre, não importando se foi enterrado, cremado ou afogado, tem algo nele que é indestrutível, ou seja, os átomos que o compõe. Isso explica o que a Bíblia diz quando na parousia sobre a ressurreição dos salvos que já morreram desde os primórdios. Cristo quando vier buscar a igreja, com ele estará todos os espíritos que são o verdadeiro ser, para receberem a glorificação do corpo. Mas como isso pode acontecer se os corpos desses serem apenas matéria já decomposta e não existe mais. Porém, tem algo ainda existente, o qual são a composição atômica de cada corpo, o qual é a identificação de cada um, cujo espírito havia partido para a glória. Acontece que o espírito, o qual é o verdadeiro ser, vem com Cristo com a identificação espiritual para receber a identificação terrena. Que será reconhecida através desses átomos que servirão apenas para a identificação de cada um, ficando composto, desse modo, de natureza espiritual e natureza terrena, assim como ficou o corpo de Cristo após a sua ressurreição. Quanto aos que estiver vivo, o corpo será transformado, desaparecendo de imediato o corpo biológico e já com as duas identidades, por isso não conhecerão a morte.

CUIDEM DO SEU CORPO VIGIANDO A SI PRÓPRIO A TODO TEMPO.

15 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 16 - Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 - Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18 - Fugi da prostituição.  Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

Estar vigilante contra as tentações é necessário, mas não basta isso, porque também é necessário estarmos cheios da presença do Cristo ressuscitado de modo que os desejos da carne não exerçam fascínio sobre nós. O poder que ressuscitou Cristo ao terceiro dia, também é o poder que nos resgatou, tirando-nos da escravidão do pecado, operando em nós a ressurreição. Temos que estar presentemente unidos a Cristo para através do Espírito Santo possa sua energia viva em nossa natureza. Assim que Ele nos remiu, tomou a si, a missão de salvar-nos totalmente desse mundo pecaminoso. O nosso corpo é como o átrio exterior do templo e interiormente somos o santuário onde habita o Espírito Santo.

8 – CUIDEM DO SEU CORPO ELE É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

A Bíblia frequentemente se refere ao corpo humano como um templo, comparando-o a um lugar sagrado onde o Espírito Santo habita. Essa analogia nos lembra da importância de cuidarmos do nosso corpo e mantê-lo saudável, por ser o lugar onde Deus escolheu para habitar. Além disso, essa comparação também nos chama à responsabilidade de cuidar do nosso corpo espiritualmente, evitando comportamento que possam contaminá-lo ou desonrar a Deus. Devemos tratar nosso corpo como um santuário sagrado, digno da presença divina.

9 – CUIDEM DO SEU CORPO, ISSO É UM ATO DE ADORAÇÃO

20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Cuidar do nosso corpo é uma forma de honrar a Deus, que nos deu este presente maravilhoso. Devemos tratar nosso corpo com respeito e gratidão, alimentando-o com alimentos saudáveis, exercitando-o regularmente e descansando o suficiente. Ao cuidarmos do nosso corpo, estamos também cuidando da nossa mente e espírito. Um corpo saudável nos permite ter mais energia para servir a Deus e aos outros. Além disso, quando cuidamos do nosso corpo, estamos mostrando a Deus que valorizamos a vida que Ele nos deu e estamos comprometidos em usar nossos dons e talentos para Sua glória. O corpo como instrumento de Deus Nosso corpo é um presente de Deus e devemos usá-lo para glorificar a Ele. Podemos fazer isso servindo os outros, cuidando dos necessitados e praticando atos de bondade. Além disso, podemos usar nossos talentos e habilidades físicas para servir a Deus em nossas igrejas e comunidades. Pregar, cantar, tocar instrumentos, dançar, auxiliar na limpeza ou até mesmo cozinhar para eventos da igreja são algumas maneiras de usar nosso corpo como instrumento para servir a Deus.

Pastor Adilson Guilhermel