Translate

LIÇÃO 06 - IGREJA - ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

 

Lição 06 – Igreja: Organismo e Organização

TEXTO ÁUREO: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” (At 6.3)

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Atos 6.1-7

Introdução: Igreja organismo é uma só, pois se trata do corpo de Cristo, cujo qual é a cabeça desse corpo. Ela é comparada a um organismo vivo em alguns versículos da bíblia. Comparada por Paulo como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, embora muitos formassem um só corpo, assim também é a igreja organismo de Cristo. A bíblia diz que todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, e todos fomos feitos beber de um só Espírito. Como o corpo humano é composto de partes diferentes e todas essas partes trabalham juntas para o bom funcionamento do corpo, assim também é a igreja organismo composta de muitos membros e todos trabalham juntos como o único propósito de servir a Deus para a sua Glória. Não importando à denominação, a igreja é um só corpo e não muitos. Ela é composta de muitos membros diferentes, com diferentes dons e habilidades e todos dependem um dos outros para que tudo funcione dentro da vontade de Deus. Ela é um organismo ativo que deve estar crescendo e se multiplicando com um organismo vivo e não uma organização morta. Sendo a igreja um organismo vivo, composto de vários membros, necessariamente ela precisa de organização para funcionar de uma maneira harmoniosa e eficaz. Para isso precisa de um corpo de obreiros, com uma liderança, formada por pastores, presbíteros e diáconos.

1. A IGREJA ORGANISMO SEM ORGANIZAÇÃO ACABA EM DESORDEM.

Atos 6.1 – Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. Atos 6.2 – E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

A igreja organismo apresentava discordância entre alguns membros, o que trazia sérias conseqüências prejudiciais entre eles. Isto porque, a igreja organismo precisava ser organizada, pois havia um crescimento diário que não podia ser ignorado. Como organização, a igreja é caracterizada por: estrutura com liderança formada por pastores, presbíteros e demais ofícios, pois o povo sem líderes fica desordenado, e a igreja organismo precisa de ordem e decência. São várias atividades para a igreja atuar e isso requer organização. É preciso também ter disciplina, para tratar com membros que pequem. Tanto a igreja organismo como a igreja organização, envolve características essenciais para o cumprimento nas ações missionárias ordenadas pelo Senhor Jesus Cristo.

2. A IGREJA ORGANISMO DEVE SER ORGANIZADA COM GENTE SÉRIA.

Atos 6.3 – Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6.4 – Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6.5 – E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6.6 – e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

Havia contendas na área social entre viúvas de língua grega e as hebreias, pois estas últimas eram mais beneficiadas, o caracterizava certa injustiça. Tudo isso sobrecarregava os apóstolos que estar voltados para o doutrinamento dos novos convertidos. Para resolver essa situação, eles resolveram se organizar separando varões qualificados para esse importante trabalho, o qual traria um alívio para os apóstolos exercerem o seu apostolado. Como vemos, eles escolheram irmãos cheios do Espírito Santo, dotados de sabedoria para a função de diáconos, para cuidarem de todos os serviços que estavam ocupando os apóstolos. O líder não pode se ocupar com outras coisas, a não ser das orações e do ministério da palavra, pois é para isso que ele é chamado por Cristo. Esse é o seu ofício exclusivo para cuidar da igreja organismo como um verdadeiro doutrinador. Um líder não pode querer ser tudo na igreja, pois cada um tem o seu lugar no contexto de corpo de Cristo.

3. A IGREJA ORGANISMO COM ORDEM O RESULTADO É CRESCIMENTO

Atos 6.7 – E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Com a igreja organismo organizada o resultado não poderia ser diferente, pois é assim que a palavra de Deus nos orienta. Aqui temos uma bela visão de simplicidade e do fervor da Igreja Primitiva. A Ministração de auxílio material, a escolha de homens piedosos para atenderem as questões seculares, principalmente em relação à parte secular, a importância da oração e do ministério da Palavra; e os apóstolos reconhecendo o direito das pessoas é ótimo. Tudo é tão espiritual e tão conforme as operações do Espírito Santo, o qual é o guia da igreja, para conduzi-la de uma maneira uniforme e organizada e, para que tudo funcione, é preciso uma conscientização de toda igreja organismo para ser assim em todo tempo e, não de outra maneira.

 

Pastor Adilson Guilhermel