Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 3 – JÓ E A REALIDADE DE SATANÁS

Lição 3 - Jó e a Realidade de Satanás

TEXTO ÁUREO: “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.” (Jó 1.6)

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Jó 1.6-12; 2.4,5


IntroduçãoO infortúnio de Jó, que vindo por permissão de Deus vem revelar que todos que são fiéis a Ele, continuam perseverando em sua fé na bondade e na Sua justiça, mesmo quando são provados até o limite das suas forças. Jó foi provado por Deus e tentado pelo Diabo, mas quando somos aprovados nas provações divinas, não cairemos nas tentações malignas. 

1. Por que Satanás tinha acesso ao céu celestial sendo que ele era um ser caído?
Jó 1.6 – E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Porque Satanás ao vencer Adão no Éden, por direito de conquista, se tornou o governante do mundo. Sendo assim, Satanás como governante do mundo ganhou o direito de se deslocar às regiões celestiais para também apresentar-se junto com os anjos de Deus na corte celeste. Direito esse que ele havia perdido na conhecida rebelião de Lúcifer. Mas, com a vitória sobre Adão o governante da terra, agora já como Satanás, ele volta a ter direito de se apresentar diante de Deus na Sua corte real.
Por que o Senhor sendo onisciente disse a Satanás de onde ele estava vindo?
Jó 1.7 – Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
Porque na realidade Deus quis iniciar uma sondagem nas intenções de Satanás, pois como sendo onisciente o Senhor sabia muito bem o que estava incomodando esse ser maligno. Deus também sabia qual era a região e o local que Satanás focava, a qual era precisamente as terras de Jó, mas não necessariamente as terras e sim o próprio Jó. Num mundo de trevas com o povo mergulhado no paganismo havia um que era diferenciado, e esse um era Jó, o qual tinha o brilho da glória de Deus, brilho esse que era o incômodo de Satanás.
Por que Deus ao ao dialogar com Satanás usa a expressão viste meu servo Jó?
Jó 1.8 – E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.
Porque Deus quis demonstrar nesse diálogo com Satanás, as qualificações e virtudes que Jó possuía eram verdadeiras e comprovadas por Ele. Com esse testemunho sobre as qualificações de Jó, Deus revela que Jó era um homem que desfrutava de um relacionamento de aliança com Ele e era digno da Sua confiança. Sendo assim, Jó era digno de desfrutar das bênçãos provenientes dessa aliança, que ele mantinha com fidelidade e obediência a Deus.
Por que Satanás questionou os motivos de Jó para temer e servir ao Senhor?
Jó 1.9 – Então, respondeu Satanás ao SENHOR e disse: Porventura, teme Jó a Deus debalde? Jó 1.10 – Porventura, não o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentado na terra.
Porque Satanás embora sendo um ser poderoso, ele não tem os atributos de sondar o coração do homem, pois essa é uma prerrogativa do próprio Deus. E prova disso é observada com a resposta que ele dá a Deus: Será que Jó teme a Deus sem intenções? Essas intenções referem-se ao desejo de bens materiais. Desse modo, Satanás quis dizer insinuando que Jó o servia por puro interesse e que a fidelidade a Ele só se manteria se continuasse desfrutando das coisas materiais que lhe eram concedidas.
Por que Satanás na presença do Senhor coloca em dúvida a fidelidade de Jó?
Jó 1.11- Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face! Jó 1.12- E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
Porque Satanás não conhecendo o coração de Jó tinha a convicção de que a fidelidade de Jó era fingida e assim lança um desafio com Deus para provar que ele não era tudo que o Senhor falou a respeito do seu servo Jó. Mas Deus ia provar a Satanás que Ele conhece os seus fiéis e sabe que os seus não o servem por coisas materiais, mas sim pelo amor que lhe é dedicado.
6. Por que Satanás insinuou que Jó sendo homem aceitaria perder tudo e viver?
Jó 2.4 – Então, Satanás respondeu ao SENHOR e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Jó 2.5 – Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e verás se não blasfema de ti na tua face!
Porque a tentativa de Satanás de que Jó perdendo os bens materiais, como também os filhos, declinaria na sua fidelidade a Deus foi frustrada, ele parte para outra tentativa. Satanás alega que o homem está disposto a não manter a sua integridade desde que consiga salvar a sua pele. Como quem diz: se for para salvar a minha pele eu deixo de ser íntegro. Deus permitiu o teste, mas ordenou que poupasse a vida de Jó, pois Ele o Senhor sabe o profundo e o oculto dos seus fiéis. 

Pastor Adilson Guilhermel