Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 4 - O Drama de Jó

Lição 4 - O Drama de Jó
Texto Áureo: “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.” (Jó 2.21)
Leitura Bíblica em Classe: Jó 1.13-22; 2.6-8


Introdução: Satanás insinuou que a fé de Jó era interesseira e que se ele perdesse tudo que tinha ia mostrar que ele estava certo. Deus então desafia Satanás,  para testar a fé de Jó, com a liberdade para impor todo tipo de calamidade na sua vida. Toda essa conversa entre Satanás e Deus não era do conhecimento de Jó, sendo que ele iria entrar num período de terríveis sofrimentos sem saber o porque do que estava acontecendo. Satanás ao aceitar o desafio tinha a certeza de que Jó em algum momento das calamidades e sofrimentos que lhe seriam impostos iria se voltar contra Deus e, ele Satanás seria vitorioso e Deus perderia. Acontece que Deus nunca perde um desafio, ou uma batalha, pois Ele conhece o profundo do coração do homem e Satanás não conhece. Assim, Deus conhecendo o coração de Jó tinha a certeza de que Satanás não ganharia esse desafio, pois Jó se manteria íntegro diante de qualquer calamidade e sofrimento que lhe fosse imposto. 

1. Por permissão de Deus, Satanás inicia uma sequência de calamidades sobre Jó.
Jó 1.13 - E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito, Jó 1.14 - que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; Jó 1.15 - e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova. Jó 1.16 - Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os moços, e os consumiu; e só eu escapei, para te trazer a nova. Jó 1.17- Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três bandos, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e só eu escapei, para te trazer a nova. Jó 1.18- Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, Jó 1.19 - eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova.

Satanás não perdeu tempo e dá início a uma ação de terror na vida de Jó, numa sequência de eventos contínuos usando e abusando do que lhe foi permitido por Deus. As sequência de calamidades variam: procedem da terra, com os sabeus matando os empregados e levando os bois e as jumentas e os caldeus matando os empregados e levando os camelos; do céu, com fogo vindo do céu, queimando as ovelhas e os empregados; e do deserto, com um vento forte. desmoronando a casa em que os filhos festejavam, matando todos eles. Assim, com a retirada de todas as suas posses, incluindo também a vida dos seus filhos, Satanás se frustra com a reação de Jó quando soube das notícias, pois este se manteve fiel ao Seu Deus. 

2. Em um dia Jó despencou do ápice da prosperidade indo para o fundo do poço. 
Jó 1.20 - Então, Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, Jó 1.21 - e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR. Jó 1.22- Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

É lógico que em uma situação dessas ninguém conseguiria manter o equilíbrio, mas no entanto, Jó atribui a vida, os filhos e todos os seus bens a Deus, que era fruto de uma concessão do próprio Deus. Jó reconhece o direito daquele que lhe concedeu tudo o que tinha de retirá-los. Dessa forma Jó em momento algum acusou Deus de erro, sendo a sua reação sem pecar. Assim a primeira etapa do desafio é perdida por Satanás sofrendo a primeira derrota. Porém não se dando por vencido, ele vai a Deus para insinuar que se tocando na saúde de Jó as coisas iam se reverter a seu favor. pois Jó blasfemaria. 

3. Jó continuando fiel na perda dos bens, Satanás pede a Deus para tocar na saúde.
Jó 2.6 - E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida.

Assim Satanás propõe fazer um novo teste, que era tocar na saúde de Jó e Deus aceita o desafio. Nesse desafio  havia uma estratégia sutil de Satanás para vencer esse teste. Seu ardil era que se Deus não ordenasse para poupar a vida de Jó, certamente ele faria isso acontecer e seria vitorioso. Mas Deus que discernia as intenções de Satanás, determinou que podia ferir Jó como quisesse, mas que não lhe tirasse a vida. Não era o que Satanás queria ouvir, mas diante disso, ele procurou ferir Jó de uma forma cruenta entendendo que assim ele teria êxito. 

4.  Satanás ao ferir Jó com chagas malignas passa a provocá-lo para que blasfeme. 
Jó 2.7 - Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó 2.8 E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.  Jó 2.8 - E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.

As chagas malignas era uma doença incurável e, essas chagas tomaram todo o seu corpo, da cabeça aos pés e provocava uma terrível e incômoda coceira. Com uma coceira intensa, Jó procurava aliviar, raspando-se com pedaços de telhas estando também com uma aparência totalmente desfigurada. Satanás concluindo as suas ações afligidoras em Jó passa a adotar a tática de atacar a sua alma, usando personagens para atacá-lo até levá-lo ao fracasso. Assim Jó, um respeitado homem possuidor de grande riqueza teve que abandonar a sua casa e ir para um lugar tão miserável, a fim de esperar pela morte. Estava totalmente destroçado pela dor física e pela dor mental, sem qualquer remédio que pudesse curá-lo. Antes sentava entre os sábios, mas agora sentou-se sobre cinzas para tentar aliviar o seu sofrimento. 


Pastor Adilson Guilhermel