ADSENSE

Inscreva-se no meu canal

Sua Contribuição é muito bem-vinda. Quem semeia colhe.- PIX 997518304

LIÇÃO 12 - O REINADO DE JOSIAS

 LIÇÃO 12 – O REINADO DE JOSIAS

Texto Áureo: “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.” (2 Rs 22.8)
Leitura Bíblica em Classe:  2 Reis 22.3-5,8; 23.2-5,21,22,25 

Introdução: Josias sucedeu a seu Pai, Amom, como rei de Judá, em cerca do ano 640 a.C. Ele reinou de 640 a 609 a.C. Desde o começo ele governou fazendo o que era reto aos olhos do Senhor e foi um rei guardador da lei de modo mais perfeito que os seus antecessores reis de Judá. Precisou corrigir as más ações do seu avô Manassés e do seu pai Amom. Reinou em Jerusalém de uma forma extraordinária, reformando o templo do Senhor, onde para a surpresa de todos ocorreu um grande achado, que foi o livro da lei. Josias fez uma aliança com o Senhor; realizando muitas reformas e com grande alegria pelo precioso achado organizou uma grande comemoração da Páscoa. Em 622 a.C. o livro da lei que ficou perdido durante o reinado de Manassés, é encontrado pelos operários que trabalhavam na restauração do Templo em Jerusalém.


1. JOSIAS REPARA O TEMPLO E A SURPRESA FOI UM GRANDE ACHADO, O LIVRO DA LEI.
2 Reis 22.3 - Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do SENHOR, dizendo: 2 Reis 22.4 - Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à Casa do SENHOR, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo. 2 Reis 22.5 - E que o deem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do SENHOR; para que o deem àqueles que fazem a obra que há na Casa do SENHOR, para repararem as fendas da casa. 2 Reis 22.8 - Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.

Josias seguiu o exemplo de seu antepassado Davi, fazendo assim o que era certo diante do Senhor e não se desviou dos caminhos retos. Com espírito reformador Josias incumbe a pessoa certa para realizar os seus planos com relação ao Templo de Jerusalém e essa pessoa foi o sumo sacerdote Hilquias. Este pediu ofertas ao povo tendo sido assim correspondido o seu pedido e todos contribuíram com os recursos necessários para a compra de materiais e o pagamento do pessoal habilitado para executar a reforma. Quando as coisas estão sendo feitas dentro do que agrada ao Senhor, ele começa a agir para que os efeitos dos esforços empregados na sua obra tenham boas surpresas inesperadas. Essa surpresa foi o grande achado, que foi o livro da lei, pois sem o livro da lei, o rei não teria o conhecimento e orientação para realizar tudo que seria necessário para Deus operar. No livro da lei que foi achado eles puderam verificar o quanto o povo estava mergulhado na idolatria a qual os seus antecessores impuseram a eles. E para que as coisas dessem certo era necessário erradicar toda forma de idolatria.

2  JOSIAS AO OUVIR SOBRE A LEI RENOVA A ALIANÇA E PÕE FIM A PRÁTICA IDÓLATRA.
2 Reis 23.2 -  E o rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do SENHOR. 2 Reis 23.3 - E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o SENHOR, para andarem com o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve por este concerto. 2 Reis 23.4 - E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta que se tirassem do templo do SENHOR todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles a Betel.

Diante de todas as autoridades e do povo em Jerusalém, Josias leu todo o livro da aliança e renovou a aliança na presença do Senhor, se comprometendo a obedecer e cumprir seus mandamentos, preceitos e decretos, conjuntamente com todos os presentes na ocasião da leitura. Renovada a aliança e de posse do livro da lei Josias, começou a fazer uma limpeza, tanto em Jerusalém como em Judá, com muita combatividade a idolatria implantada nesses lugares,  tais como, a purificação geral das formas religiosas e práticas abomináveis aos olhos do Senhor. Sem o livro da lei o povo mantinha-se na ignorância quanto às suas obrigações das ordenanças a qual deveriam estar praticando. Chegaram a ousadia de colocar um poste de Aserá no templo, que foi retirado e queimado no vale de Cedrom. Destruiu os santuários idólatras e todos os sacerdotes, e os que atuavam nesses santuários foram impedidos de ministrar no altar do Senhor. Josias ficou extremamente alarmado com as penalidades impostas pela lei e foi consultar a profetisa Hulda, a qual revelou que intenso sofrimento estava a caminho, mas não seria no seu tempo de vida, mas que o sofrimento que seriam imposto era para os seus sucessores juntamente com o povo que não largava a idolatria.

3. JOSIAS DESTITUI OS FALSOS SACERDOTES E ORDENA A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA.
2 Reis 23.5 - Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus. 2 Reis 23.21 - E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto. 2 Reis 23.22 - Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá. 2 Reis 23.25 - E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal.

Os sacerdotes idólatras que participaram da apostasia das gerações anteriores foram retirados os seus ossos e queimados nos altares que foram derrubados. Os sacerdotes idólatras que estavam em atividade foram destituídos das suas funções e substituídos por sacerdotes fiéis ao Deus de Israel. Com o conhecimento dos preceitos contidos no livro da lei, Josias pode compreender o quanto eles estavam em falta com as obrigações contidas no livro. Entre elas, os dez mandamentos, e as leis cerimoniais com as obrigações que eles não estavam cumprindo. A primeira delas que o rei Josias determinou foi a celebração da Páscoa que lembrava a saída do Egito pela mão forte de Deus. Com tudo purificado quanto a idolatria, Josias dá ordens para a celebração da páscoa do Senhor, como requer o livro da lei. Foi uma grande celebração festiva onde todos puderam recordar a instituição da páscoa na saída do Egito. Josias já no final do seu reinado, em aliança com a Babilônia, resolveu sem consultar a Deus enfrentar o Faraó Neco do Egito, e acabou sendo morto. Os seus quatro sucessores fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, até Judá ser levado cativo para a Babilônia. 

Pastor Adilson Guilhermel


OS LUGARES PONTILHADOS NESTE MAPA MUNDIAL INDICA ONDE O SITE É VISITADO

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Páginas