Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 08 - O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA

 

O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA
Lição 8 - 20 de Maio de 2021
Texto Áureo: 2 Timóteo 4.5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Leitura Bíblica em Classe: Atos 8.26-35; Efésios 4.11 

Introdução: Evangelista significa aquele que leva as boas novas, ou seja, um pregador itinerante do evangelho do Senhor Jesus Cristo. O evangelista no seu sentido mais lógico é aquele quem tem a chamada de Cristo para este ministério, ele não recua diante de oposição alguma, e não se poupa em qualquer missão que lhe for ordenada. É aquele que o seu coração arde com o fogo do Espírito Santo. O evangelista é aquele que se desdobra para revelar as riquezas do amor divino, sem nunca desanimar e que segue as pisadas de Cristo. O evangelista tem o dom de entrar em contato com as almas dos homens de tal forma que estas em grande número se rendem a Cristo com contrição e sem dificuldade.  O evangelista é um ganhador de almas e as almas perdidas não estão do lado de dentro das igrejas locais e sim do lado de fora. A sua missão é trazer as almas do lado de fora já convertidas para o lado de dentro das igrejas locais para os cuidados do Pastor. 

1 - ELE NÃO PODE IGNORAR MISSÕES ORDENADAS PELO ESPÍRITO

Atos 8.26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

Quando o Espírito abre uma porta para pregar a alguém o evangelista nunca pode rejeitar, seja o lugar com grandes multidões, ou um lugar com apenas uma alma, o que importa é que o evangelho seja anunciado aos pecadores. O verdadeiro evangelista tem amor pelas almas e, é isso que o motiva a pregar em qualquer lugar onde é conduzido pelo Espírito. Felipe estava em Samaria pregando para multidões, porém subitamente o Espírito Santo lhe ordena a pregar numa estrada deserta, apenas para uma alma.

2 - ELE DEVE TER PRONTIDÃO EM ATENDER A VOZ DO ESPÍRITO SANTO   Atos 8.27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,

Um evangelista deve sempre estar atento a voz do Espírito Santo, pois é Ele que sabe onde tem almas propensas e sensíveis a mensagem do evangelho. O que identifica um verdadeiro evangelista é a sua prontidão de não contestar, a voz de comando do Espírito Santo. Felipe obedeceu e saiu. No caminho encontrou um etíope. Seria por acaso? Quando estamos dentro da vontade de Deus, as coisas não acontecem por mero acaso. Nenhuma alma cruza o seu caminho por acaso. Pregar para apenas uma alma pela preparação e indicação do Espírito Santo, certamente resultará em uma conversão a Cristo, e esta alma poderá produzir resultados surpreendentes para a ação expansionista do Evangelho ordenado na grande comissão pelo Senhor Jesus Cristo.

3 - ELE NÃO PODE PERDER A OPORTUNIDADE DE PREGAR A PALAVRA

Atos 8.28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

Podemos contar sempre com a orientação do Espírito Santo se estivermos andando no espírito e orando a Deus pedindo a sua direção. O evangelista deve ter a sensibilidade de saber que há muitas pessoas religiosas, que lêem as Escrituras e buscam a verdade, mas ainda não creram em Cristo como seu salvador. Existem muitas pessoas de bom coração, porém isso não é o bastante, pois estão perdidas e precisam de alguém que lhes mostre o caminho. Deus conhece o coração das pessoas e sabe quem é propenso a aceitar a mensagem do evangelho. Porém Ele precisa que alguém vá até essa pessoa para pregar a Sua palavra. (Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14).

4 - ELE DEVE PREGAR A PALAVRA EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA
Atos 8.29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

Se aproximar de uma alma e abordá-la com ousadia deve ser uma característica de um bom evangelista. (Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16). Uma coisa é certa; quando isso acontece, Deus já preparou esse coração para receber o nosso testemunho. Se obedecermos a direção do Espírito Santo, podemos estar certos de que ele irá adiante de nós e preparará o caminho para nosso testemunho. (E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Romanos 10:15).

5 - ELE DEVE TER ESTRATÉGIAS AO ABORDAR ALGUÉM COM A MENSAGEM - Atos 8.30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

A intenção de servir a uma alma confusa no entendimento das escrituras é uma importante estratégia no sentido de conquistá-la para Cristo. Esse entendimento é necessário, pois ninguém irá se beneficiar com as escrituras a menos que a entendamos em certa medida. Pelo menos o básico da mensagem do Evangelho é imprescindível para que uma alma venha se despertar e se converter a Cristo. Esse é o trabalho do evangelista pois, após isso o novo converso deve passar aos cuidados de um Pastor.

6 - ELE DEVE SER CAPACITADO PARA TIRAR DÚVIDAS DO TEXTO SAGRADO - Atos 8.31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

Boas intenções em ganhar almas para Cristo não bastam. Tanto o evangelista consagrado, como aquele que tem o dom de evangelizar precisa estar consciente de que não é só sair por aí pregando o evangelho, sem estar preparado ou capacitado teologicamente para isso. Filipe não se aventurou a sair pregando o Evangelho sem preparação. Quando ainda diácono ele iniciou o seu ministério evangelístico e pode-se observar que já estava com um excelente preparo para exercer a sua missão. Quem não está preparado e se aventura a isso, certamente estará prejudicando o evangelho de Cristo.

7 - ELE DEVE TER CONHECIMENTO PROFUNDO DAS PROFECIAS BÍBLICAS - Atos 8.32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.

É essencial para o evangelizador o conhecimento das Escrituras no seu sentido geral, e principalmente das profecias bíblicas, pois todas elas apontam para Cristo. Precisamos entender corretamente as Escrituras e, sobretudo termos o Espírito da Graça, para nos fazer lembrar a palavra na medida exata para convencer e converter uma alma.

8 - ELE DEVE TER INTERPRETAÇÃO CORRETA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO - Atos 8.33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.

O principal conteúdo do Evangelho é Cristo e a sua mensagem é a justificação pela fé. Sendo Cristo o conteúdo principal do Evangelho é necessário que a pregação envolva o tema essencial, que é o seu sacrifício expiatório na Cruz. Agora, para desenvolver esse tema é preciso que o evangelizador conheça profundamente tudo quanto ao propósito de Deus em enviar o seu Filho como uma dádiva sacrificial para a salvação de todos os que crerem. Não basta dizer que Jesus te ama e que Jesus salva. É preciso explicar porque ele nos ama e porque ele nos salva.

9 - ELE DEVE SER APTO EM RESPONDER SOBRE REVELAÇÕES PROFÉTICAS - Atos 8.34 E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

Um evangelista deve entender o desígnio geral da profecia, que lhe dê uma chave no uso da qual ele possa, comparando uma coisa com a outra, ser conduzido ao significado e ponto central da passagem em particular. Assim, ele poderá responder com convicção a toda dúvida questionada por alguém. Quem não tem o conhecimento, certamente irá hesitar num momento desses e tudo que tentar explicar não surtirá qualquer efeito numa alma cheia de dúvidas.

10 - ELE DEVE SABER ANUNCIAR SOBRE O CRISTO PRESENTE NA ESCRITURA -  Atos 8.35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

O trabalho do ministro do evangelho é anunciar Jesus. Ele é o foco principal, e esta é a pregação mais provável de ser bem-sucedida. O evangelista deve estar sempre pronto e preparado para anunciar as coisas de Cristo.  E para saber das coisas de Cristo é preciso entender que Ele está presente por toda Escritura, daí a necessidade de conhecermos satisfatoriamente a palavra de Deus no seu todo, para termos a capacidade de explicá-la a quem quer que seja.

11 - ELE NÃO DEVE PREGAR A PALAVRA PARA SATISFAZER INTERESSES - Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

O autêntico evangelista é um servo que, como seu Senhor, não procura ser conhecido como muitos que estão por aí, inclusive cobrando fortunas para pregar o evangelho. Ele não prega com palavras de persuasão humana, e o seu testemunho e argumentos são dirigidos pelo Espírito Santo não fazendo uso de palavras que podem interessar a si próprio, ou ao público. O falso evangelista pode influenciar nos sentimentos das pessoas sem, contudo, dar frutos permanentes. As intenções de um autêntico evangelista devem ser as mais puras possíveis e, a sua consagração a Deus deve ser límpida e absoluta.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel