Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Lição 12 - A Sutileza da Espiritualidade Holística

LIÇÃO 12: A SUTILEZA DA ESPIRITUALIDADE HOLÍSTICA.

Texto Áureo: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14.6)

Leitura Bíblica em Classe: João 14.4-6

Introdução: A sutileza de Satanás na questão da espiritualidade holística é passar às pessoas uma visão de um Jesus não tão significativo no sentido de divindade. Era um dos seus ardis para desmistificar usando a holística de que Jesus não era o todo, ou o centro de tudo. Porém Jesus, já próximo de completar a sua obra sacrificial, exorta os seus discípulos mostrando que Ele é o todo e, o centro de tudo, como também o único meio de comunicação com o Pai Celestial.  

1. SÓ CRISTO É O CAMINHO QUE SE FEZ CONHECER COMO O PRÓPRIO CAMINHO.

João 14.4 – Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.

Jesus estava prestes a se retirar do meio dos seus discípulos e, isso deixou-os um tanto desorientados ante as suas palavras. A temeridade deles envolvia a suspeita de que Jesus nas suas prédicas apontava para a sua morte e a sua transladação para as dimensões celestiais. Jesus disse que eles conheciam o caminho, o que os deixava indecisos quanto a isso, era a falta de percepção em entender que Jesus até então foi todo o caminho que eles percorreram até aquele momento. Portanto, já tendo encontrado o próprio caminho que é Cristo; bastaria que após a sua partida deste mundo continuassem o seguindo, mas não mais por vista, mas por fé, crendo na sua ressurreição e na sua promessa de que estariam com Ele em outra dimensão, a dimensão celestial. Mas para isso acontecer o seu mestre ia passar por algo terrível, mas sem mais na presença deles, pois só Jesus poderia se dar em sacrifício como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A parte mais dolorosa da missão terrena de Jesus estava próxima de acontecer, a qual seria já no dia seguinte, onde seria julgado, condenado e crucificado, mas totalmente inocente.  

2. SÓ CRISTO É O CAMINHO PARA O LUGAR ONDE DEUS E O HOMEM SE REÚNEM.

João 14.5 – Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber 0 caminho?

Tomé ainda estava cético acerca do caminho, talvez com uma compreensão que se tratava de uma terra longínqua ainda com uma visão terrena. Todavia, dentro do seu espírito de crítica, Tomé de certa forma procura inquirir o Senhor Jesus com perguntas que pudesse aclarar mais a sua mente, como também dar entendimento a outros que também tinham suas dúvidas, mas que se reservaram a não perguntar ao Senhor. Tomé não individualizou a pergunta e sim pluralizou quando disse que não sabemos para onde vais, o que se subentende ter outros com dúvidas sobre o caminho. Nessa dúvida de Tomé, ele demonstra que não queria perder Jesus de vista revelando o seu profundo desejo de estar com Ele e, com a certeza de que não erraria o caminho para o lugar onde seu mestre iria e como chegaria lá. O Senhor já havia revelado que iria para estar junto ao Pai e que Ele seria o único caminho para chegar até o Pai nas dimensões celestiais. 

3. SÓ CRISTO É O CAMINHO VERDADEIRO PARA ALCANÇARMOS A VIDA ETERNA.

João 14.6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim

As dúvidas são dirimidas pelo Senhor quando mostra que não existe um caminho, ou outros caminhos no sentido literal para chegar ao céu, quando diz que Ele é esse caminho. Todos os caminhos propostos para chegar ao céu, são eliminados quando Jesus declara que ninguém vem ao Pai se não for por Ele. Satanás com as suas sutilezas vem tentando com êxito, cegar multidões alterando a visão holística espiritual, que coloca o Senhor como “O Todo” e o “Centro de Tudo” deixando Jesus em segundo plano através de segmentos religiosos que introduziram nas suas liturgias, mediadores, e mediadoras, que intercedem junto ao Pai numa apostasia explícita. Todos esses segmentos religiosos que adotam esse tipo de apostasia, tem levado ao longo dos séculos milhares de almas para a perdição eterna. A sutileza de Satanás é confundir as mentes mostrando vários atalhos, porém sendo Jesus o único caminho, não há lugar para atalhos e, só Ele é o caminho que leva ao destino final dos que mantiveram a sua salvação centrada nele, sem qualquer tipo de atalhos. Ele é o caminho para o Deus Pai, que está nos lugares celestiais. Para estar nesse caminho há uma condicionante que é a transformação espiritual para chegarmos à plenitude de Cristo, atingindo a estatura de varão perfeito, pois seremos tal como Ele é. 

Pastor Adilson Guilhermel