Anúncios

Translate

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 11 - OS PREJUÍZOS DA MENTIRA NA FAMÍLIA

Lição 11 Os Prejuízos da Mentira na Família

TEXTO ÁUREO: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.” (Cl 3.9)

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Atos 5.1-11

 

Introdução: O uso da mentira revela a escravidão da carne. Conjugada com a hipocrisia, a mentira traz consequências sérias para toda família. É preciso estabelecer uma camada de proteção na família cristã contra os instrumentos da mentira e da hipocrisia. O vício da mentira é incompatível com a nossa nova vida em Cristo. A mentira é coisa do velho homem, e o crente que usa essa prática é porque não se desvencilhou das vestes velhas e sujas que caracteriza alguém antes da conversão. O despir-se é realizado por ocasião da conversão e isso deve ser um ato, que segue no processo de santificação, e tudo isso é obra do Espírito Santo. O cumprimento disso é a nossa união com  Cristo, quando assumimos a nova natureza através do batismo espiritual. Se isso não acontece na vida do indivíduo é porque continua com a natureza antiga, não convertido, egoísta e dominado por ímpetos carnais, não alcançando a condição de salvo. Se mentirmos para os irmãos estamos afetando o corpo inteiro de Cristo prejudicando os seus membros.

 

1.  AS DEVASTADORAS CONSEQUÊNCIAS DA MENTIRA NA HARMONIA FAMILIAR.

1 – Mas um certo varão chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade  2 – e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 – Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? 4 – Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

É bonito ver marido e mulher unidos harmoniosamente, mas quando estão empenhados na prática do bem. Mas nem sempre é assim e temos aqui um exemplo de marido e mulher de conluio tentado na prática do mal planejando algo grave que ia destruir toda a harmonia que eles poderiam estar vivenciando. E o que poderia fazer um efeito devastador nessa então harmonia familiar e a resposta mais exata seria a mentira e, quem pratica a mentira é filho do Diabo, pois ele é o pai da mentira. Muitos milagres estavam sendo realizados pelos apóstolos, mas em meio a esses milagres ia acontecer um juízo de Deus e consequência de um pecado grave cometido pelo casal Ananias e Safira. A igreja nos seus primórdios carecia de recursos, como sempre carece, para as despesas necessárias que a obra exige. Ninguém é obrigado a contribuir, pois Deus não aceita nada obrigado e sim por liberalidade e expontaneidade em fazê-lo. Eles venderam uma propriedade para contribuírem com a obra, embora não fossem obrigados a isso, mas como fizeram deveriam fazê-lo de uma forma limpa e sem mentiras. Porém não foi de uma forma limpa, pois tinham em mira o aplauso com pompa e grandeza secular, querendo mostrar boa aparência na carne. O pior é que combinaram não entregar tudo o que tinham proposto, pois a carne falou mais alto e resolveram ficar com a metade do dinheiro da venda e entregar a outra metade como se fosse o total da venda. O cristão não pode administrar aquilo que é prometido para Deus, como tem muitos que fazem isso, entregando uma parte para a obra e a outra parte por sua conta ofertar em outros lugares mesmo que seja em fins caridosos. Isso é contrário a palavra de Deus e quem usa desse expediente está como Ananias e Safira. Ninguém pode servir a Deus e a Mamom ao mesmo tempo, como ninguém pode usar de engano diante dele, pois o Senhor conhece as intenções mais profundas do coração. Ananias foi desmascarado pelo apóstolo Pedro, um representante de Deus e dotado da sua autoridade.

2. AS CONSEQUÊNCIAS DEVASTADORAS DA MENTIRA NO SEIO FAMILIAR

5 – E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6 – E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 -  E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 - E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.

Mentir ao Espírito Santo tem consequências devastadoras e também atinge o seio familiar como foi primeiramente com Ananias e depois com Safira. Alguém poderia perguntar o porquê Deus só agiu com juízo sobre Ananias e Safira e não o faz em nossos tempos, visto que tem muitos que agem dessa forma praticando esse pecado. Na realidade em nossos tempos quem adota essa prática, não morre fisicamente como foi com o casal em tela, mas morre espiritualmente, pois se não diferir do que eles praticaram, assim como eles que além da morte, não foram salvos, também acontece com o crente mentiroso, pois também perde a salvação. O destino é na realidade a perdição eterna onde sofrerão o castigo eterno.

3. AS CONSEQUÊNCIAS DESTRUTIVAS DA DESONESTIDADE EM ÂMBITO FAMILIAR

9 – Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10 – E logo caiu aos seus pés e expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu marido. 11 – E houve um grande temor em toda igreja e em todos os que ouviram estas coisas.

Como vemos as consequências são destrutivas no âmbito familiar, pois até então eram uma família certamente harmoniosa, que por ambição, ostentação, hipocrisia pretendiam aparecer como pessoas colaboradoras diante dos apóstolos. Lembrando que isso aconteceu no tempo da graça e não no tempo da lei e muitos pensam que estando no tempo da graça tem liberdade de fazer essas práticas, se esquecendo de que Deus é amor, mas também fogo consumidor.  Tem cristão que é muito apegado em questão de dinheiro e são esses que Satanás enchendo o seu coração de avareza o que provoca retirada do Espírito SantoSatanás é um espírito de mentira e usa a todos que não se vigiam contra os seus ardis que não devem ser ignorados. Mentir ao Espírito Santo é um pecado de natureza extremamente hedionda, que vem pelo orgulho, cobiça ou simulação, ficando esse crente entregue a Satanás, pois o Espírito Santo não habita em templo onde tem mentira e dessa forma acontece a morte espiritual.

 

Pastor Adilson Guilhermel