Translate

Lição 11 - Compromissados com a evangelização

Link da aula ministrada em vídeo:  https://youtu.be/CRNC_oeMfYc

Data da Aula: 14 de Março de 2021

Lição 11 - COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO 
Texto Áureo: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”(Mt 28.19) 
Leitura Bíblica em Classe: Marcos 16.14-20  

Introdução: O compromisso com a evangelização significa pregar, propagar e estabelecer semeando as boas novas da salvação em Cristo Jesus. Devemos entender que esse é um compromisso ordenado por Jesus para todos os seus discípulos, que envolve toda a sua igreja. Quando se evangeliza deve ser pregado o verdadeiro evangelho, cujo conteúdo principal é Cristo; e a sua mensagem é a justificação pela fé. A justificação pela fé é um ato divino para quem se entrega ao conteúdo do evangelho, que é Cristo. O Evangelho é a proclamação da atividade redentora de Deus em Cristo Jesus, a favor do homem escravizado pelo pecado.  


  1. NAS EVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO NÃO PODE HAVER INCREDULIDADE. 

Marcos 16.14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. 

O túmulo onde o corpo de Jesus foi sepultado foi visitado por Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Salomé e Joana. A primeira surpresa foi quando chegaram ao túmulo a pedra do sepulcro estava removida, rolada para o lado. A segunda surpresa é que ao entrarem encontraram dois anjos no túmulo e a terceira surpresa foi ouvir o que os anjos lhes transmitiram acerca de Jesus, os quais testificaram a sua ressurreição. Essas mulheres foram as primeiras pessoas a proclamar sobre a ressurreição. Maria Madalena se encontrou com Pedro e João e contou o acontecido. Maria Madalena havia se demorado um pouco no túmulo e ficando só, Jesus lhe apareceu e falou com ela pessoalmente. Todos esses acontecimentos foram transmitidos aos discípulos, que receberam com reservas o relato das mulheres, visto que o testemunho de uma mulher não era aceito pelos homens. Os discípulos a caminho de Emaús deram seu testemunho, mas nem todos creram. As opiniões entre os discípulos estavam divididas, até que o próprio Jesus apareceu entre eles. Os relatos que os seus discípulos ouviram foram de pessoas sérias e altamente confiáveis, as quais eles deveriam ter acreditado sem reservas, pois o que eles ouviram não poderiam duvidar, pois se alinhava com o que Jesus disse a respeito de que ia ressuscitar ao terceiro dia. Algo que é repreensível pelo Senhor é o sintoma de incredulidade entre os seus seguidores. Mateus 9:37b  A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.”   

  1. A COMISSÃO DO IR E ESPALHAR O EVANGELHO É UM DEVER PARA TODOS CRISTÃOS.   

Marcos 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

Jesus encerrando a sua missão terrena com êxito, onde abriu a porta da salvação, passa a todos os seus seguidores a comissão de espalhar a mensagem do evangelho sem limites geográficos e sem acepção de pessoas. A mensagem é o evangelho, as boas-novas da salvação pela fé em Cristo Jesus. A comissão que é extensiva a todos os cristãos é compartilhar essa mensagem com o mundo. Romanos 10:15b  Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.  

  1. A CONDIÇÃO FOI DADA; CRER NO EVANGELHO SERÁ SALVO, CASO NÃO, CONDENADO.

Marcos 16.16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

O nosso dever é pregar o evangelho, até mesmo na simplicidade do testemunho da nossa conversão e da transformação maravilhosa que aconteceu em nossas vidas. Quando levamos a mensagem ao pecador nós temos a presença do Espírito Santo, o qual estará operando na conscientização do evangelizado. Assim quando você evangeliza está fazendo a sua parte que é ir até o pecador e falar sobre a salvação sem se preocupar com o efeito, pois o efeito é a parte do Espírito Santo, aquele que convence o pecador. Quando o pecador crê e se arrepende entregando a sua vida ao Senhor, acontece o sobrenatural, que é a transformação do homem velho em nova criatura. É no momento dessa conversão que ocorre o batismo espiritual, o qual o texto está indicando. Muitos confundem a questão do batismo achando que é sacramental nas águas, mas isso é um engano, pois o batismo nas águas é a representação do batismo espiritual. Quem não passar pelo batismo espiritual e for levado às águas está apenas tomando um banho e ficando no engano, por pessoas não qualificadas. Mateus 22:29 b Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

  1. TODOS OS QUE SE EMPENHAM A PROPAGAR O EVANGELHO SÃO DOTADOS DE PODER.  

Marcos 16.17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16.18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 

A evangelização envolve necessariamente levar a mensagem de boas novas ao pecador, mas é preciso entender que essa comissão vai bater de frente com os poderes das trevas. Não basta querer evangelizar, pois essa missão envolve preparo tanto na palavra, como o preparo espiritual. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12. Por esse motivo é que Jesus nos deu autoridade sobre os poderes das trevas. Falarão novas línguas seria o revestimento de poder pelo batismo com o Espírito Santo, que propiciou receber os dons espirituais a serem usados nessa missão em prol do reino de Deus. A questão de pegar em serpente  e beber veneno não significa estar querendo mostrar imunidade por exibicionismo, pois se assim for, vai morrer pela picada da cobra, ou pelo veneno bebido. Essa promessa aconteceu com o apóstolo Paulo, que inesperadamente que pegava alguns gravetos para fazer fogo, foi picado por uma víbora mortal e nada lhe aconteceu. Jesus dá também o dom de curar, mas não de uma forma generalizada, pois nem todos têm esse dom.     

  1. JESUS CONCLUIU SUA OBRA E FOI PARA O CÉU, MAS PASSOU A NÓS A CONTINUIDADE. 

Marcos 16.19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16.20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! 

Jesus sobe ao céu sendo recebido com grande festa pela sua missão triunfante e assentou-se à direita de Deus Pai, para exercer o ministério de Sumo Sacerdote. Tudo que recebemos do Deus Pai, ou que Ele recebe de nós é por intermédio do seu Filho que intercede junto ao Pai, pelas orações, petições e clamores, Também como Sumo Sacerdote Ele realiza a expiação das almas que se arrependem fazendo a reconciliação com o Deus Pai. Ninguém consegue chegar ao Deus Pai, se não for através do Senhor Jesus. Ele disse: ninguém vem ao Pai se não for por mim.  

Pastor Adilson Guilhermel