Anúncios

Translate

In article

FAÇA PARTE DESSE PROJETO MISSIONÁRIO

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 .

Contributions to this missionary work

https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

LIÇÃO 07 - O MINISTÉRIO DE PROFETA

 

O MINISTÉRIO DE PROFETA

Lição 7 - 16 de Maio de 2021

Texto Áureo: I Coríntios 12.28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.27-29; Efésios 4.11-13

Introdução: Em cada uma dispensação através dos séculos, Deus tem se valido do ministério profético levantando homens específicos para ser o porta voz aqui nesse plano terreno. Os profetas do Antigo Testamento tinham a incumbência e missão de exortar, advertir, revelar a vontade de Deus em vários aspectos, sempre para impor os seus planos e propósitos. Alguns profetas foram usados por Deus em uma longa missão e outros em uma curta missão e também alguns em apenas uma única vez. Cada profeta que Deus levantava tinha uma característica peculiar no modo de vestir, de falar, de agir, porém todos não importando a condição e os meios como viveram tiveram um papel importante como mensageiros do Senhor. Agora, do Antigo Testamento para o Novo Testamento houve uma transitoriedade profética que se fez necessária para que fosse estabelecida a dispensação da graça do Senhor. Nos primórdios da Igreja vemos a figura do profeta Ágabo: (E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. Atos 11:28), sendo que esse profeta exerceu um ministério de curta duração. Porém a transitoriedade do ministério profético continuou com os apóstolos até o encerramento do ministério apostólico. Com a completude das escrituras do novo testamento, que é a palavra profética o Senhor usa os seus ministros, tais como: pastores, evangelista e mestres dotados da palavra do conhecimento e da palavra da sabedoria, para doutrinar, exortar. admoestar, repreender, alertar e instruir com justiça a sua igreja. Tem pessoas específicas que podem ser usadas no dom de profecia, mas isso não o qualifica como um profeta. Como surgiram muitos que imitam esse dom fica difícil distinguir quem é ou quem não é, daí na necessidade de fazer provas com quem se diz profeta diz. Agora, quanto aos ministros, se a sua pregação tem a revelação da palavra, então essa é a verdadeira profecia.

1 - O MINISTÉRIO PROFÉTICO VISA A EDIFICAÇÃO DO CRENTE EM CRISTO - I Coríntios 12.27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. Hebreus 1:1 - HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,

Os profetas da antiga aliança tinham o ofício profético e na nova aliança se trata de ministério profético. Aos ministros do evangelho cabe a responsabilidade de edificar a Igreja não com palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder. Cada um de nós é participante do corpo de Cristo e fomos postos na Igreja para ter participação pessoal e deveres definidos, assim cada um canalize o seu dom e o preserve de uma forma humilde sem discórdia, ciúmes ou orgulho. Deus se revelou de várias formas no ofício profético do Antigo Testamento, mas agora Deus se revelou de uma forma mais excelente pelo Filho, muito superior a todos os antigos patriarcas e profetas, e foi por esse meio que Deus comunicava a sua vontade ao seu povo em épocas anteriores. Agora através do Filho e na pessoa do Espírito Santo e através da palavra revelada a mensagem profética continua sendo falada, agora com outros propósitos, o qual é a edificação da Igreja e aperfeiçoamento dos crentes em Cristo.

2 - É NO MINISTÉRIO PROFÉTICO QUE ESTÁ A FONTE MAIS EXCELENTE DE EDIFICAÇÃO - I Coríntios 12.28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 1 Coríntios 14:3

Quando a Igreja é doutrinada através da revelação da palavra, ela é edificada. A fonte da mais excelente edificação do crente é através da palavra profética onde Deus usa ministros do evangelho que tenham compromisso sincero com o seu reino. A palavra profética não é um dom de predição e sim de edificação, através das exortações, admoestações, ensinamentos que são fortes ingredientes para levar o crente a uma condição mais evolutiva no sentido de fé, confiança, determinação, temor e outras coisas importantes para o nosso crescimento espiritual. Quem se diz ser profeta e só fala o que o povo gosta de ouvir, satisfazendo-os com fábulas e promessas falsas, evidentemente é um falso profeta.

3 - O QUE CARACTERIZA O MINISTÉRIO PROFÉTICO É OBSERVADO NA PALAVRA REVELADA - I Coríntios 12.29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 1 Coríntios 2:13

O profeta que só prega as suas idéias é falso, pois o verdadeiro fala pelo Espírito, pois  quem tem o ministério profético são ministros dotados com extraordinária sabedoria e aptidão para compreender qual é a necessidade imediata da Igreja e falar-lhe a palavra exata de que ela carece para a sua edificação. Os ministros que procedem dessa maneira são os que se identificam como os verdadeiros embaixadores para comunicar a vontade divina. A pregação profética não é adornada com qualquer esplendor de palavras, ilustrações manjadas, testemunhos, dramatização de textos no sentido literal e outras encenações que não edificam em nada. Já as palavras vindas pelo Espírito se amoldam em um estilo de sinceridade e simplicidade, ao contrário do fútil e ostentoso. A sabedoria divina não pode sofrer degradação não mão desses profetas impostores que procura excitar a admiração dos ouvintes, os quais são enganados e explorados por esses que não tem autoridade divina.

4 - A VONTADE E PROPÓSITO DE DEUS VEM PELA REVELAÇÃO DO MINISTÉRIO PROFÉTICO - Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 1 Coríntios 2:10

A Igreja precisa de homens dotados de conhecimento, espírito de sabedoria e revelação. O intelecto humano é obtuso para compreender os mistérios de Deus contidos na sua palavra e isso requer a necessidade de revelações proféticas com o apoio imprescindível do Espírito de Deus. Assim a nossa imperfeição pode contribuir para o nosso benefício, desde que entendamos que só as pregações inspiradas e com respaldo bíblico é que podem contribuir para o nosso crescimento espiritual. Se Deus por intermédio de seu Espírito, não conduzir as nossas mentes a um elevado nível de conhecimento espiritual do que as Escrituras põem diante de nós, não teria qualquer efeito ou objetividade. E isso Deus faz pelas revelações proféticas através de homens dotados do conhecimento e revelação da Palavra. Assim fica subentendido o quanto é importante ter a chamada de Deus para exercer esse ministério profético. O que tem sido nocivo para a Igreja é que muitos querem ser o que não podem e outros querem exercer o ministério profético por conta própria para explorar o povo e tirar proveitos disso. (Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15)

5 - CABE AO MINISTÉRIO PROFÉTICO EQUIPAR CRENTES PARA O TRABALHO DO MINISTÉRIO - Efésios 4.12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 1 Coríntios 3:10

É preciso ter autoridade profética para exprimir verdades profundas doa a que doer.    Os ministros devem ser aptos para preparar os santos para o trabalho do ministério, visando à edificação do corpo de Cristo. Os cristãos só terão um crescimento verdadeiro quando se alimentam da palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. Isso é importante para o cristão se tornar maduro na fé, e sendo um cristão maduro na fé ele não vai seguir as novidades religiosas que surgem a cada dia (Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Efésios 4:14). A bíblia diz que os charlatões estão presentes nos meios evangélicos, e seu objetivo é tirar os filhos de Deus e levá-los para as suas igrejas exploradoras da fé. Daí, a necessidade do cristão se tornar maduro na fé e no conhecimento para reconhecer as falsas doutrinas e se manter afastado delas. Essas igrejas exploradoras da fé, que na realidade não são igrejas, mas seitas, têm o seu grande alvo no cristão imaturo, e isso explica o porquê de estarem lotadas de gente. Quem faz o que o diabo gosta, não tem barreiras, porém quem faz a vontade de Deus é certo que terá muitas barreiras e aflições.

6 - O MINISTÉRIO PROFÉTICO É NECESSÁRIO PARA A PREPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRISTÃO - Efésios 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; Colossenses 1:28

O processo evolutivo do nosso aperfeiçoamento espiritual requer a palavra profética.  A palavra profética é essencial para o aperfeiçoamento do cristão entendendo que nunca chegaremos à perfeição nesse plano terreno. Só chegaremos a essa perfeição quando adentrarmos no reino celestial e isso é algo que deve ficar bem entendido para que ninguém pense que já atingiu a perfeição. O objetivo de toda pregação deve ser necessariamente no sentido de tornar o crente completo e maduro em Cristo. A palavra profética dá forças e encorajamento ao cristão, o que é um fator restaurador e que faz aflorar o que há de melhor nele, e se sentir valorizado. Deus deseja que nós, como seus filhos, tenhamos entendimento, sabedoria e conhecimento.

 

O esboço e comentário é elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição

Pastor Adilson Guilhermel